Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

EDUCAÇÃO REMOTA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE PONTA GROSSA - PARANÁ POR OCASIÃO DA PANDEMIA DO COVID 19

Ano / Edição: 2020
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Uma pneumonia de causas desconhecidas detectada em Wuhan, China, foi informada pela primeira vez pelo escritório da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 31 de dezembro de 2019. O surto foi declarado como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em 30 de janeiro de 2020. O Ministério da Saúde editou a Portaria nº 188 de 03/02/2020 publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 04/02/2020, declarando Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, em razão da infecção humana pelo Novo Corona Vírus (COVID 19).
Ciente da gravidade da situação, em 16/03/2020 o Prefeito da cidade de Ponta Grossa, através do Decreto Municipal nº 17.077 suspendeu as atividades sujeitas à aglomeração de pessoas.
Em 18/03/2020, o Conselho Nacional de Educação (CNE) veio a público elucidar, aos Sistemas e Redes de Ensino de todos os níveis, etapas e modalidades, considerando a necessidade de reorganizar as atividades acadêmicas em decorrência de ações preventivas à propagação da COVID 19.
Assim, a Secretaria Municipal de Educação, através de comunicado às unidades escolares antecipou nove dias do recesso escolar de julho de 23 a 31/03/2020. Pelo agravamento da pandemia, o Prefeito prorrogou a suspensão do calendário escolar por 15 dias e na sequência demais decretos mantêm suspensas atividades que causam aglomeração de pessoas, inclusive as aulas presenciais.
Diante desta nova realidade, a Secretária Municipal de Educação reuniu um grupo de técnicos do Departamento de Educação, Departamento Administrativo e Departamento Financeiro da SME, para compor o Comitê SME COVID -19 com o objetivo de criar estratégias e desenvolver ações voltadas ao atendimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino durante o período de pandemia.

Descrição

O Projeto de Educação Remota foi delineado em reunião realizada no dia 23/03/2020 sob coordenação da Secretária de Educação que definiu os seguintes campos de ação:
a) Entrega de Alimentos: Organização e entrega de kits com itens da merenda escolar para os alunos do Programa Bolsa Família e em situação de extrema vulnerabilidade social de todas as escolas e CMEIs da Rede Municipal de Ensino. Para tanto, foi estabelecida para o desenvolvimento desta ação parceria com a Secretaria de Assistência Social com o objetivo de identificar os alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Família e houve também a mobilização de motoristas, servidores braçais, nutricionistas, técnicos da SME. Além das equipes gestoras, funcionários, professores, estagiários, membros da Associação de Pais, Mestres e Funcionários e membros dos Conselhos Escolares para a efetivação desta ação. A SME expediu a Instrução Normativa nº 03 de 24/03/2020 para orientar as unidades escolares sobre a distribuição de alimentos, oriundos da Alimentação Escolar para alunos em situação de vulnerabilidade social, em virtude da paralisação das unidades escolares. A distribuição ocorreu na semana de 30/03 a 03/04/2020 e contemplou 8.000 alunos do Programa Bolsa Família e 3.000 alunos em situação de vulnerabilidade que não fazem parte do Programa.
A segunda distribuição de alimentos oriundos da Alimentação Escolar ocorreu na semana de 25/05 a 29/05/2020, para todos os alunos atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conforme orientações da Instrução Normativa nº 05/2020.

b) Programa de Aulas Remotas “Vem Aprender”: exibido diariamente pela TV Educativa, canal do You Tube e Facebook da Secretaria Municipal de Educação. A realização do Programa foi viabilizada através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a TV Educativa, canal aberto da cidade de Ponta Grossa. A formatação do Programa e apresentação do mesmo à equipe técnica pedagógica da SME aconteceu de 02 a 06 de abril. Após a apresentação do Programa pela Secretária de Educação à equipe técnica da SME, em reunião realizada no dia 06/04, os técnicos da Secretaria Municipal de Educação se organizaram por áreas de conhecimento e, a partir dos Referenciais Curriculares da Rede Municipal de Ensino para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, definiram as principais habilidades, objetos de conhecimentos e campos de experiência a serem trabalhados. Com esta definição, foram chamados professores (as), coordenadoras pedagógicas e diretoras das unidades escolares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para compor a equipe responsável pelo planejamento e apresentação das aulas na TV.
Inicialmente, foram disponibilizadas duas horas diárias da Programação da TV Educativa sendo: das 9:00H às 10:00H programa inédito com reprise das 14:00H às 15:00H. O Programa foi ao ar no dia 20/04/2020 e a programação seguiu neste formato até 22/05/2020.
A partir do dia 25/05/2020 o Programa de Aulas Remotas Vem Aprender passou por uma reorganização conforme Instrução Normativa nº 006de 19/05/2020 e as aulas passaram a ser exibidas nos seguintes horários:
4º e 5º anos do Ensino Fundamental: 9:00H às 10H30min
2º e 3º anos do Ensino Fundamental: 14:00H às 15H30min
1º ano do Ensino Fundamental: 15H30min às 16H30min
Pré-Escola: 16H30min às 17:00H
Assim, as aulas passaram a ser planejadas de acordo com a nova organização e o Programa passou a ter 4h30min diárias da Programação da TV Educativa, de acordo com a grade em anexo. Esse novo formato, inicialmente, foi pensado para ser exibido até o dia 31/07/2020 considerando que as aulas presenciais iniciarão em 03/08/2020, conforme calendário em anexo.

c) Atividades Remotas disponíveis no site da Secretaria Municipal de Educação (sme.pontagrossa.pr.gov.br) para a Pré-Escola e 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental a partir dos conteúdos trabalhados nas aulas da TV: as atividades estão disponibilizadas por etapas, anos de escolarização e componentes curriculares.
No período de 20/04 a 11/05 os alunos deveriam realizar as atividades de forma impressa ou copiá-las em seu caderno para entregar ao (a) seu (sua) professor (a) no retorno das aulas presenciais. Como o período de suspensão das aulas presenciais foi prorrogado, a partir do dia 11/05/2020 todas as unidades escolares da educação infantil e ensino fundamental foram orientadas a disponibilizar atividades aos alunos e incorporar a estas atividades as disponíveis no site da SME (sme.pontagrossa.pr.gov.br) não sendo mais necessário o aluno copiá-las ou os pais imprimir para seus filhos, conforme Instrução Normativa nº 004 de 04/05/2020.

d) Engajamento de Equipes gestoras e professores (as) no Projeto de Educação Remota ‘Vem Aprender’: de acordo com a Instrução Normativa nº004 de 04/05/2020 foi orientado que todas as equipes gestoras passassem a enviar atividades complementares aos alunos a partir do dia 11/05/2020 até o retorno das aulas presenciais, de acordo com os Referenciais Curriculares do Município de Ponta Grossa, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental e as aulas do Programa ‘Vem Aprender’.
Cada escola definiu sua estratégia de entrega e devolução das atividades para os responsáveis pelos (as) alunos (as). Para tanto, os (as) professores (as) de cada classe e componente curricular deveria elaborar as atividades complementares incorporando àquelas disponíveis no site da SME para encaminhar aos alunos e efetuar a devida correção conforme forem sendo entregues na escola. Essas atividades irão confirmar a presença diária do aluno no livro de chamada. O professor também deverá registrar todos os conteúdos trabalhados diariamente nas aulas da TV. Também foi orientado para a escola disponibilizar materiais e livros aos alunos. (Instrução Normativa 004/2020 em anexo).

e) Levantamento, acompanhamento e monitoramento dos alunos que não estão sendo atingidos pelo Projeto de Educação Remota/Busca Ativa: através da Instrução Normativa nº 004/2020 foi solicitado para que as equipes gestoras realizassem o levantamento junto às famílias para averiguar se as crianças estão assistindo as aulas do Programa ‘Vem Aprender’ e realizando as atividades. O levantamento foi registrado em uma Planilha por turma informando se a crianças está ou não assistindo, os motivos daqueles que não estão assistindo e àqueles que a equipe da escola não conseguiu contato. O primeiro levantamento foi entregue para a SME no dia 08/05/2020. Neste levantamento, foi detectado que 89% dos alunos da Educação Infantil e 90% dos alunos do Ensino Fundamental já estavam assistindo as aulas e realizando as atividades. Após o conhecimento e análise destes dados foi realizado um intenso trabalho para buscar os demais alunos. Assim, os alunos da Zona Rural que não estavam acompanhando as aulas por dificuldades de sinal de TV aberta e internet passaram a receber as aulas gravadas em DVD em suas residências. Também foi estabelecida parceria com o Serviço Social, o Conselho Tutelar e a Promotoria para buscar os alunos que ainda não estavam sendo atingidos pelo Programa de Educação Remota. Assim, em novo levantamento realizado no dia 05/06/2020 foi detectado o alcance de 98,04% dos alunos do Ensino Fundamental de um total de 20.339 e 98,23% dos alunos da Educação Infantil de um total de 10.962.

f) Elaboração do Protocolo de Biossegurança para retorno das atividades presenciais nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino: Esse Protocolo deve ser implementado pelo Comitê SME/COVID -19 e pelas Comissões Escolares em cada unidade escolar da Rede Municipal de Ensino com vistas a tornar o retorno às aulas presenciais o mais seguro possível de acordo com o cronograma oriundo do Governo Municipal e das autoridades sanitárias estaduais.

g) Avaliação das Aulas Remotas do Programa Vem Aprender e das atividades enviadas pelas unidades escolares: A avaliação foi criada através do Programa Google Forms e buscou saber a opinião das equipes gestoras, professores (as) e pais ou responsáveis pelos alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. Para tanto, foi enviado às equipes gestoras orientação sobre como proceder ao processo avaliativo do Programa. Também foi enviado link específico para cada uma das categorias participantes. A avaliação ocorreu do dia 06/07/2020 ao dia 10/07/2020.

Objetivos

Gerais:

Minimizar os impactos das medidas de isolamento social na aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa, considerando a longa duração da suspensão das atividades educacionais de forma presencial nos ambientes escolares.

Específicos:

- Distribuir alimentos oriundos da Alimentação Escolar para os alunos matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, em virtude da paralisação das unidades escolares.

- Estabelecer parceria com a Fundação Educacional de Ponta Grossa – TV Educativa para a transmissão das aulas do ‘Programa Vem Aprender’.

- Reunir as equipes de técnicos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para formatação do Programa de Aulas Remotas pela TV Educativa.

- Formar equipes de trabalho, por áreas de conhecimento, para o planejamento das aulas.

- Convidar professores (as), coordenadoras pedagógicas e diretoras para participar do planejamento e apresentação das aulas do Programa ‘Vem Aprender’.

- Criar cenário para o estúdio de gravação das aulas.

- Definir a carga horária semanal de cada aula de forma a contemplar todos os componentes curriculares.

- Definir a grade de programação diária.

- Definir os dias e horários de gravação.

- Criar canal no You Tube para a transmissão das aulas via internet.

- Compartilhar as aulas na página do Facebook da Secretaria Municipal de Educação.

- Criar Link do Programa ‘Vem Aprender’ na página da Secretaria Municipal de Educação para postar atividades remotas para serem realizadas pelos alunos de acordo com as aulas exibidas na TV, You Tube e Facebook.

- Elaborar atividades de acordo com as aulas ministradas para disponibilizar no Link do Programa ‘Vem Aprender’ na página da Secretaria Municipal de Educação.

- Orientar as ações pedagógicas a serem desenvolvidas pelas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino durante a suspensão das aulas presenciais através de Instruções Normativas.

- Realizar Videoconferências com as equipes gestoras das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino para orientar sobre procedimentos técnicos e pedagógicos.

- Envolver as equipes gestoras e professores (as), na elaboração, distribuição e correção de atividades remotas enviadas aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

- Realizar levantamento com o apoio das equipes gestoras das escolas e CMEIs da Rede Municipal de Ensino para identificar os alunos que não têm acesso às aulas do Programa ‘Vem Aprender’ transmitidas pela TV Educativa, You Tube e Facebook.

- Providenciar a gravação de DVDs das aulas, em parceria com as unidades escolares da Zona Rural, para serem distribuídos aos alunos que não tem acesso á TV aberta e internet.

- Solicitar às escolas que enviem à SME para ser encaminhado ao Serviço Social Escolar, o nome dos alunos que não foi conseguido o contato para saber se estão assistindo as aulas remotas e chamar os responsáveis para retirar as atividades fornecidas pelas escolas.

- Estabelecer parceria com o Conselho Tutelar e a Promotoria para buscar os alunos que não estão participando das atividades de educação remota.

- Realizar a Busca Ativa dos alunos não localizados.

- Realizar acompanhamento e monitoramento constante com o apoio das equipes gestoras das escolas da participação dos alunos nas atividades do Projeto de Educação Remota da SME.

- Elaborar Protocolo de Biossegurança para retorno das atividades presenciais nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

- Realizar avaliação com professores (as), equipes gestoras e famílias sobre as aulas e atividades remotas através do Google Forms.

Metas a atingir:

- Distribuir na semana de 30/03 a 03/04 kits de alimentação escolar para 8.000 alunos cadastrados no Programa Bolsa Família e 3.000 alunos em situação de vulnerabilidade não cadastrados no Programa do Governo Federal.

- Distribuir na semana de 25/05 a 29/05 alimentos oriundos da alimentação escolar para 100% dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

- Envolver 100% das equipes gestoras das escolas e CMEIs, juntamente com os docentes de cada unidade escolar, no trabalho de elaboração, distribuição e correção de atividades realizadas pelos alunos da Rede Municipal de Ensino.

- Atingir no mínimo 98% de participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino nas aulas transmitidas pela TV Educativa, You Tube, Facebook e na realização das atividades remotas enviadas pelas unidades escolares.

- Alcançar no mínimo o envolvimento de 98% dos pais ou responsáveis pelos alunos no acompanhamento e realização das atividades remotas.

- Proporcionar acesso a 100% dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino às aulas e atividades remotas durante o período de suspensão das atividades presenciais nas unidades escolares.

- Disponibilizar 100% das aulas no canal do You Tube da SME para que outras Redes de Ensino possam utilizá-las.

- Realizar avaliação externa para 100% dos alunos matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental para identificar os avanços conquistados no processo de ensino e aprendizagem.

- Constituir classes de reforço escolar em todas as unidades de ensino para contemplar todos os alunos que por motivos diversos não tiveram acesso à educação remota e recuperar os alunos que retornarem com defasagem de aprendizagem.

- Atingir 100% das equipes gestoras, 90% dos professores (as) e 60% dos pais ou responsáveis no processo avaliativo das Aulas Remotas e atividades enviadas pelas unidades escolares aos alunos através do Google Forms.

- Constituir Comissões em 100% das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino para elaborar procedimentos de retorno às atividades presenciais de acordo com o Protocolo de Biossegurança de Retorno às Atividades Presenciais definidos pelo Comitê SME/COVID 19 e aprovado pelos órgãos de Saúde do Município.
- Elaboração de Protocolo de Biossegurança para retorno das atividades presenciais nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino - 13 a 17/07/2020
- Previsão de Término das Aulas Remotas - 31/07/2020

Cronograma

Físico:

- Composição do Comitê SME/COVID 19- 30/03/2020
- Expedição de Instrução Normativa orientando sobre a organização e distribuição de Kits de Alimentação Escolar - 24/03/2020
- Divulgação nos canais de TV, jornais, redes sociais, etc sobre a distribuição dos Kits de Alimentação Escolar - 24/03 a 30/03/2020
- Distribuição dos Kits de Alimentação Escolar pelas escolas e CMEIs - 30/03 a 03/04/2020
- Formatação do Programa de Aulas Remotas ‘Vem Aprender’- 02 e 03/04/2020
- Contato com a Fundação Educacional de Ponta Grossa para firmar parceria para a transmissão do Programa ‘Vem Aprender’ e definir horários - 02 e 03/04/2020.
- Reunião com a Equipe Técnica da SME para Apresentar e finalizar a formatação do Programa ‘Vem Aprender - 06/04/2020
- Constituição das equipes de trabalho por área de conhecimento e chamamento de professores, definição de habilidades e conteúdos a serem trabalhados de acordo com os Referenciais Curriculares da Rede Municipal de Ensino para o planejamento das aulas da primeira semana - 07,08 e 09/04/2020
- Divulgação do início das aulas Remotas através dos meios de comunicação, e contato com os pais dos alunos da Rede Municipal de Ensino através das equipes gestoras das escolas - 14 a 19/04
- Início da transmissão das aulas pela TV Educativa, You Tube e Facebook - 20/04/2020
- Início das postagens das atividades complementares no site da SME. 20/04/2020
- Instrução Normativa 004/2020 enviada às escolas para orientar as ações pedagógicas a serem desenvolvidas pelas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino durante o tempo de Pandemia - 04/05/2020
- Realização de videoconferência com as diretoras e diretor para orientar sobre as ações referentes à Instrução Normativa - 004/2020 05/05/2020
- Entrega do levantamento realizado pelas unidades escolares do número de alunos não atingidos pela Educação Remota. Entrega também da relação com o nome e contato dos alunos não atingidos para ser encaminhado ao Serviço Social Escolar - 08/05/2020
- Início da entrega de atividades escolares semanais pelas escolas e CMEIs ao responsáveis pelos alunos. 11 a 15/05/2020
- Gravação em DVD das aulas e entrega aos alunos da Zona Rural sem acesso ao canal de TV aberta e internet - 18 a 22/05/2020
- Reunião do COE sob liderança da Secretária Municipal de Educação para discutir a ampliação do tempo das aulas na TV Educativa, You Tube e Facebook, construção da nova grade de programação e planejamento das aulas -11 a 15/05/2020
- Envio da Instrução Normativa nº 005/2020 e orientação às escolas sobre a distribuição de alimentos oriundos da Alimentação Escolar- 13/05/2020
- Gravação dos Programas com a nova grade - 18 a 22/05/2020
- Envio de Instrução Normativa 006/2020 para orientar as ações pedagógicas desenvolvidas pelas unidades escolares após a ampliação da grade de aulas na TV Educativa. 19/05/2020
- Videoconferência com diretoras e coordenadoras pedagógicas para orientar sobre a Deliberação do Conselho Municipal de Educação que aprovou o Projeto de Educação Remota da Rede Municipal de Ensino e a novos alinhamentos para as atividades remotas após a nova grade de programação- 25/05/2020.
- Início da Nova Grade de Aulas do Programa ‘Vem Aprender’ - 25/05/2020
- Distribuição da Alimentação Escolar - 25 a 29/05/2020
- Videoconferências com as equipes gestoras para orientar ações a partir da Instrução Normativa nº 007/2020 sobre o processo avaliativo, preenchimento de pareceres e registro de frequência durante o período de ensino remoto - 08/06/2020
- Publicação da Resolução 007/2020 que instituiu o Comitê da SME para o Gerenciamento das Ações de Prevenção contra o COVID 19 na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa - 28/05/2020
- Realização de avaliação com professores (as), equipes gestoras e famílias sobre as aulas e atividades remotas através do Google Forms. -

06/07/2020 a 10/07/2020

Financeiro:

Serviço de Confecção de banners e impressão – R$ 2.804,44
Editor dos Programas da TV Educativa – R$ 7.500,00

Orçamento:

Serviço de Confecção de banners e impressão – R$ 2.804,44
Editor dos Programas da TV Educativa – R$ 7.500,00

Beneficiários Diretos:

Alunos da Rede Municipal de Ensino da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Beneficiários Indiretos:

Alunos de Redes Privadas de Ensino, alunos de Redes Públicas e Privadas de Ensino de toda a região dos Campos Gerais, Paraná e Brasil.
Professores das Redes Públicas e Privadas de Ensino.

Resultados:

- Criação do Comitê para Gerenciamento das Ações de Prevenção contra o COVID - 19 na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa.
- Criação das Comissões Escolares/COVID -19 em 100% da Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino.
- Organização e planejamento do Programa de aulas Remotas ‘Vem Aprender’ em parceria com a TV Educativa que foi ao ar a partir do dia 20/04/2020.
- Disponibilização das aulas Remotas do Programa ‘Vem Aprender’ no You Tube e na página do Facebook da Secretaria Municipal de Educação e da TV Educativa, com milhares de acessos diariamente.
- 194 profissionais entre professores (as), técnicos da Secretaria de Educação, diretoras, coordenadoras pedagógicas, no planejamento e gravação das aulas durante os meses de abril e maio.
- 235 profissionais entre professores (as), técnicos da Secretaria de Educação, diretoras, coordenadoras pedagógicas, no planejamento e gravação das aulas durante os meses de junho e julho.
- Em pesquisa realizada pelas unidades escolares com os pais e/ou responsáveis na segunda quinzena de maio 89% dos alunos do Ensino Fundamental e da Pré-Escola da Educação Infantil já estavam com acesso às aulas do Programa ‘Vem Aprender’ e às atividades remotas que passaram a ser entregue pelas escolas a partir do dia 11 de maio.
- São distribuídos quinzenalmente pelas escolas do Distrito de Itaiacoca e Guaragi DVDs gravados com as aulas do Programa ‘Vem Aprender’ para 160 alunos sem acesso ao sinal de TV e internet.
- A pesquisa realizada pelas unidades escolares com os pais e/ou responsáveis na última semana de junho apontou que 98,4% dos alunos do Ensino Fundamental, 96,74% dos alunos da Pré-Escola da Educação Infantil matriculados nas escolas e 99,71% dos alunos da Pré-Escola matriculados nos CMEIs já estavam com acesso às aulas do Programa ‘Vem Aprender’ e às atividades remotas entregues semanalmente pelas unidades escolares.
- Participação de 100% das equipes gestoras nas videoconferências realizadas pela Secretária de Educação e Equipe técnica da SME.
- 100% das equipes gestoras das unidades escolares da Rede Municipal passaram a realizar videoconferência com seus professores para definir ações para a elaboração e correção de atividades realizadas pelos alunos.
- Envolvimento de 100% dos professores na elaboração e correção de atividades enviadas aos alunos.
- Equipes gestoras das 85 escolas e 62 CMEIs realizaram trabalho remoto sob orientação dos técnicos da SME para organização e distribuição de Kits de alimentação escolar fazendo escala de trabalho para serventes e estagiários.
- Distribuição de 8.000 Kits de alimentação escolar de itens não perecíveis para famílias de alunos cadastradas no Programa Bolsa Família, em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, na semana de 30/03 a 03/04/2020.
- Distribuição de 3.000 Kits de alimentação escolar de itens não perecíveis para famílias de alunos em situação de vulnerabilidade social e não cadastradas no Programa Bolsa Família, em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, na semana de 30/03 a 03/04/2020.
- Distribuição de Kits de alimentos perecíveis, hortifrutigranjeiros para 31.043 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, na semana de 25 a 29/05/2020.
- Normatização através de Resoluções e Instruções Normativas publicadas no Diário Oficial do Município respeitando o Princípio da Gestão Pública no que diz respeito à Publicidade das Ações.
- Pesquisa realizada com equipes gestoras, professores (as), pais e/ou responsáveis pelos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Anexos

Banco de Projetos