Banco de Projetos

COLOMBO EMPREENDEDORA NO ENFRENTAMENTO A COVID-19

Ano / Edição: 2020
Município: Colombo
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

MUNICÍPIO
O Município de Colombo – PR, que segundo (IPARDES - 2020), possui uma população de aproximadamente de 240.000 habitantes, distribuída em 197.805 km2, hoje é a 8ª maior população o Paraná, distribuídas em 42 bairros no município, a sua sede está localizada 17 Km da Capital. Possui cinco vias de acesso principal que ligam o Município de Colombo, a outros municípios e as outras cidades do estado e do país, (BR116, PR17, PR509 ou Contorno Norte Interno, Contorno Norte Externo e a BR476 (Estrada da Ribeira), também conhecida estrada velha para São Paulo.
Entre seus aspectos a atividade econômica do município baseia-se nas indústrias extrativas de cal e calcário e na agricultura com a produção de hortifrutigranjeiros, com destaque para a uva. O setor de comércio e serviços de Colombo é bem ativo no município.

SAÚDE PÚBLICA
Em 31 de dezembro de 2019, o escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi informado sobre casos de pneumonia de etiologia desconhecida detectados na cidade de Wuhan, na Província de Hubei, parte central da China. Em 12 de janeiro de 2020, a China divulgou a sequência genética de um novo Coronavírus sendo o responsável por estas infecções. Este novo Coronavírus foi nomeado como SARS-CoV-2, que produz a doença classificada como COVID-19.
Notoriamente, o Coronavírus (CoV) é uma ampla família de vírus que em humanos podem causar doenças análogas a gripe comum até casos mais severos. O novo Coronavírus (2019-nCov) é uma nova cepa que ainda não havia sido previamente identificada em humanos, o qual foi classificado como um beta Coronavírus do mesmo subgênero da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), porém de outro subtipo.
Em 03 de fevereiro de 2020, o Ministério da Saúde por meio da Portaria nº. 188/2020 declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), após a OMS ter declarado Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional (RSI).
O RSI é um instrumento jurídico internacional vinculativo para 196 países em todo o mundo, que inclui todos os Estados Membros da OMS, cujo objetivo é ajudar a comunidade internacional a prevenir e responder a graves riscos de saúde pública que têm o potencial de atravessar fronteiras e ameaçar pessoas em todo o mundo.
Nesse contexto, a ESPII é considerada, nos termos do RSI, “um evento extraordinário que pode constituir um risco de saúde pública para outros países devido a disseminação internacional de doenças; e potencialmente requer uma resposta internacional coordenada e imediata”.
É a sexta vez na história que uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional é declarada. As outras foram:
• 25 de abril de 2009 – pandemia de H1N1;
• 5 de maio de 2014 – disseminação internacional de poliovírus;
• 8 agostos de 2014 – surto de Ebola na África Ocidental;
• 1 de fevereiro de 2016 – vírus zika e aumento de casos de microcefalia e outras malformações congênitas;
• 18 de maio de 2018 – surto de ebola na República Democrática do Congo.
Destarte, no dia 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. Nesse contexto, o termo “pandemia” é caracterizado pela distribuição geográfica de uma determinada doença que atinge todos os continentes do mundo, sendo SARS-CoV-2 o primeiro Coronavírus a ser classificado como tal.
Porém, no dia 26 de fevereiro de 2020, o Brasil já havia registrado o primeiro caso de Coronavírus, em São Paulo. Já em Colombo, o primeiro caso confirmado de COVID-19 ocorreu em 03/04/2020.
Ressalta-se que o Município de Colombo é membro integrante da 2ª Regional Metropolitana de Saúde, habilitado como gestão de atenção básica, possui 25 Unidades de Saúde da Atenção Primária, sendo 21 com Estratégia Saúde da Família, 06 Farmácias Municipais, 01 Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas, 01 Unidade de Saúde da Mulher, 01 Pronto Atendimento 24 horas, 01 Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), 02 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II e CAPS-AD), 01 Base SAMU – BRAVO, 01 Central de Transporte Sanitário, 01 Central de Distribuição de Materiais e Medicamentos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
O Município de Colombo possui uma Secretaria Municipal de Assistência Social com uma rede estruturada de atendimento em toda a sua extensão, com seis territórios de atendimento social, cobertos pelos seis Centros de Referência de assistência Social-CRAS e um Centro de Referência Especializada de Assistência Social CREAS com ações demandadas e distribuídas em todos os bairros do município – em tempo de pandemia a estrutura torna-se insuficiente para atender a demanda, cabendo ações para aumentar a potencialidade de atendimento no município com o intuito de evitar aglomeração e manter o distanciamento correto conforme os protocolos das entidades de saúde.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
O Município possui uma Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Turismo e Trabalho atuante, que funciona na sede e nas duas Regionais Administrativas ( Regional Maracanã e Regional Roça Grande) com atendimento presencial e descentralizado aos empresários através do Centro do Empreendedor de Colombo, no centro da Cidade, no mesmo local funciona a agência do trabalhador, o posto de identificação do ministério do trabalho e demais atendimentos empresariais, destaca-se o posto avançado do banco do empreendedor – parceria com a Fomento Paraná. A secretaria tem trabalhado com parceiros do município, que tem um Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável Colombo 20+, pautado em ações de planejamento estratégico para os próximos vinte anos, porém não tinha previsão nenhuma para o colapso econômico, causado pelas consequências da pandemia do novo coronavírus, podendo incluir, adiantar e reordenar ações emergenciais para criar um ambiente empreendedor sustentável para economia durante / pós pandemia do COVID-19.
Nesse cenário e contexto torna-se fundamental para a administração pública desenvolver um plano sistematizado e integrado para gerir a crise pandemia no município visando o suporte aos atingidos pela pandemia; acesso a saúde pública, a geração de renda; manutenção e geração de empregos locais; acesso à educação empreendedora para obter a sustentabilidade econômica da cidade.

Descrição

O Projeto Colombo empreendedora no enfrentamento a Covid-19 é uma ação da Prefeitura Municipal de Colombo no enfrentamento das consequências da Pandemia, através de políticas públicas, cria um ambiente de sustentabilidade econômica e resiliência pós pandemia através do empreendedorismo.

Diante do cenário desafiador dos fatos relatados na recente teoria histórica da pandemia do novo Coronavírus – COVID19, durante a elaboração do diagnóstico, a gestão pública municipal, identificou a necessidade de coordenar ações e tomar decisões técnicas rápidas referente ao tema na cidade.
O Município de Colombo, através da Portaria nº 201/2020 publicada no dia 20 de março de 2020, criou o Comitê Municipal para o Enfrentamento da Emergência Pública em Saúde Pública. Além desta ação e deliberação a Prefeita Izabete Cristina Pavin. No último dia 23 de julho de 2020, Criou e nomeou através da Portaria municipal 423/2020 de junho de 2020, publicada no diário oficial no dia 29 de julho de 2020 – Comitê Gestor - Colombo Empreendedora No Enfrentamento A Covid-19.
O Comitê Gestor é composto por uma equipe multidisciplinar, para desenvolver e atuar no Projeto enfrentamento do COVID-19, com viés socioeconômico no município atuando através de políticas públicas de saúde, assistência social e empreendedorismo oportunizando sustentabilidade econômica para os munícipes no período da pandemia e pôs pandemia.
O Projeto visa formatar um conjunto de Planos, procedimentos preventivos com ações concretas no município, durante o enfrentamento da Pandemia do COVID-19.
Distribuídos em quatro eixos de trabalho integrando com as secretarias municipais; Saúde Pública - Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Comunicação – formatando políticas públicas socioassistênciais de promoção e estímulo ao empreendedorismo oportunizando sustentabilidade econômica e resiliência pós pandemia.
O projeto tem como alicerce três pilares técnicos: o Plano de Contingência da Saúde, Plano de Ação Emergencial da Defesa Civil Social e o Plano de Desenvolvimento Econômico sustentável Colombo 20+. O Projeto Colombo Empreendedora no Enfrentamento a Covid-19 atua em quatros macros objetivos que são:
1. Suporte aos munícipes atingidos pela pandemia;
2. Desenvolvimento econômico (trabalho, emprego e renda).
3. Educação e Formação empreendedora;
4. Canal de acesso à Informação.

Distribuídos em quatro eixos de trabalho integrado; Saúde Pública - Assistência Social, Econômico e comunicação – formatando políticas públicas socioassistênciais de promoção criação de estímulo ao empreendedorismo oportunizando sustentabilidade do munícipio durante a pandemia.
Na linha do tempo temos três fases temporais de atuação: 1ª Fase Crise do Medo; 2ª Fase Crise Sanitária; 3ª Fase Crise econômica.

1ª FASE – FASE INICIAL DA PANDEMIA (CRISE DO MEDO)

DESCRIÇÃO DA FASE INICIAL DA PANDEMIA (fase do Medo)
Nesta fase da crise do medo, assim denominado, pelo fato do Município de Colombo ainda não ter registros de casos positivos do novo Coronavírus. Entretanto a ampla divulgação da mídia nacional e dos meios de comunicação em massa, das consequências da pandemia em território nacional, (especialmente no estado do Rio de Janeiro e São Paulo), causou pavor, medo na população da Grande Curitiba – “Região metropolitana”. Nesse período foram adotadas as primeiras medidas para o enfrentamento de emergência de saúde pública, através do Decreto 4.320 de 16 de março de 2020, pelo Governo do Estado do Paraná. Dentre as medidas adotas, a quarentena e o isolamento social, o que causou queda na economia local.

PERÍODO ESTIMADO DA FASE DO MEDO EM COLOMBO:
Inicia-se em no mês de março de 2020 e termina com o registro do primeiro óbito em nosso município no mês de junho de 2020.

2ª FASE – FASE DA CRISE SANITÁRIA DE SAÚDE PÚBLICA

DESCRIÇÃO DA FASE DA CRISE SANITÁRIA DE SAÚDE PÚBLICA
Esta fase é caracterizada pela chegada da pandemia no município, a partir de casos confirmados de COVID-19 e o primeiro óbito em esfera municipal. Logo, prioriza-se o suporte de acesso à saúde para o munícipe, e de maneira acessória, o incentivo à economia local com os valores investidos durante a segunda fase da pandemia no município.

PERÍODO ESTIMADO DE AÇÃO:
Esta fase se inicia em de junho de 2020, como o registro do primeiro óbito por COVID-19 em Colombo. O término desta fase está previsto para fim de agosto de 2020, e/ou após o controle da pandemia no município.

3ª FASE – FASE DA CRISE ECONÔMICA

DESCRIÇÃO DA FASE DA CRISE ECONÔMICA:
Esta fase do projeto tem como foco principal na economia local, através de políticas públicas agressivas estimulando a criação e desenvolvimento de um ambiente empreendedor no município; estimulando a indústria, o comercio e a prestação de serviços. Impulsionando a economia sustentável local.

PERÍODO ESTIMADO DE AÇÃO NA FASE ECONÔMICA:
Esta fase começa em março, antes do início da pandemia em nosso município, e mês a mês se agrava no decorrer da materialização das consequências da COVID-19, com os protocolos de saúde pública e as medidas de isolamento social e distanciamento aplicadas no seguimento econômico do município. E tem previsão, ainda não precisa de término, devida a natureza da pandemia, o término poderá preferencialmente ser em dezembro de 2020. Observa-se que as ações poderão ser estendidas e prorrogada podendo ser estendida por mais tempo do previsto inicialmente.
Descrição das principais ações do projeto por eixo de atuação:

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES - EIXO 1 - SAÚDE PÚBLICA
1.001 - ESTABELECER MEDIDAS COMPLEMENTARES DE SAÚDE PÚBLICA
Estabelecer medidas complementares de distanciamento social seletivo, relacionadas a circulação de pessoas em espaços abertos ao público, ou de uso coletivo, para evitar a propagação da infecção e a transmissão do Coronavírus.

1.002 -ESTABELECER DIRETRIZES SANITÁRIAS
Estabelecer diretrizes e medidas sanitárias a serem adotadas por estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, assim como associações e instituições na vigência da declaração de epidemia de Covid-19;

1.003 - PROMOVER CAMPANHAS DE SAÚDE PUBLICA
Promover campanhas de conscientização da população para evitar a disseminação do Coronavírus através de mecanismos alternativos, tais como live’s em redes sociais, informativos e boletins diários disponibilizados no site da Prefeitura;

1.004 - PROTEGER A EQUIPE DE SAÚDE
Proteger os profissionais de saúde do município para garantir a continuidade da prestação de serviço de saúde no decorrer da pandemia e assegurar a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para a prevenção da COVID-19.

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES - EIXO 2 – ASSISTÊNCIA SOCIAL
2.001- PLANO DE AÇÃO EMERGENCIAL DEFESA CIVIL SOCIAL DE COLOMBO
O Plano de Ação Emergencial de Defesa Civil Social de Colombo trabalha com Políticas e ações concretas, distribuídas em atividades de atendimento Assistencial, consolidadas e aprovadas pelo tempo de execução e operação, bem como também com ações específicas desenhadas para atender a demanda dilatada em virtude da Pandemia do Coronavírus em nosso município.

2.002- CRIAR REDE DOS NUDECS – NÚCLEOS DE DEFESA CIVIL SOCIAL.
Todos os NUDECS executaram as ordens do Gabinete de Gestão da Crise Social, e apoiarão todos os territórios conforme solicitado pela COMPDEC Colombo – (Informações, apoio logístico, recebimento e distribuição de benefícios eventuais/ emergenciais e outros).

2.003- OPERACIONALIZAR OS PROGRAMAS DE ACESSO A RENDA E TRANSFERÊNCIA DE RENDA.
O Plano de Ação Emergencial trabalha com Políticas e ações concretas, distribuídas em atividades de atendimento Assistencial, consolidadas e aprovadas pelo tempo de execução e operação, bem como também com ações específicas desenhadas para atender a demanda dilatada em virtude da Pandemia do CORONAVÍRUS em nosso município.

2.004 - PROGRAMA ESTAÇÃO DO OFÍCIO
Disponibilizar qualificação profissional básica para os munícipes que estão inserido nos programas sociais de geração e transferência de renda.

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES - EIXO 3 – ECONÔMICO
3.001- BANCO DO EMPREENDEDOR
O Posto de atendimento (Banco do Empreendedor) é o espaço físico da prefeitura Municipal de Colombo, que atende a comunidade empresarial e futuros empresários com serviço de consultoria de crédito orientado. Auxiliando ao futuro empresário a formatar a sua empresa. Atualmente o Banco do Empreendedor tem convênio com a Fomento Paraná onde disponibiliza linhas de credito orientado aos microempresários e aspirante a atividade empresarial.

3.002 - CENTRO DO EMPREENDEDOR
O Centro do Empreendedor de Colombo é um espaço físico da prefeitura municipal em parceria com o Sebrae-PR que tem como objetivo a simplificação e a desburocratização do processo de registro e licenciamento de empresas e serve como canal de interação da prefeitura com os cidadãos / empresários. Oferecendo serviços diversos para o seguimento empresarial, cursos, oficinas práticas, palestras, consultoria e seminários técnicos.
Em tempo de pandemia e isolamento o Centro do Empreendedor de Colombo atendeu todos os dias ininterruptamente oferecendo todos os seus serviços pelos canais digitais customizados e também com atendimento presencial em casos específicos através de agendamento.

3.003- EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
A educação empreendedora no município é realizada e disponibilizada através de um conjunto de termos, parcerias e realizações com instituições públicas e privadas que disponibilizam o acesso a formação empreendedora gratuita em nosso município aos alunos do ensino fundamental, empresários e aqueles que tem interesse ao tema através de cursos presencias, palestras, live's / vídeos, Cursos E.a.D, oficinas e seminários técnicos.

3.004- CAMPANHA PUBLICITÁRIA DE ESTIMULAÇÃO DO COMÉRCIO LOCAL
É uma ação publicitária em parceria com a iniciativa pública e privada, com o objetivo de formatar e incentivar o consumo local – fomentando o Comércio, a Indústria, o Turismo e prestação de serviços no município.

3.005 - COMPRA GARANTIDA DA PRODUÇÃO AGRICULTURA FAMILIAR
O Programa Municipal de Aquisição de Alimentos – PMAA – tem a finalidade de adquirir hortifrútis convencionais e orgânicos de agricultores familiares, para doação a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Programa Municipal de Aquisição de Alimentos – modalidade Compra com Doação Simultânea.

3.006 -ABERTURA DE FRENTE DE TRABALHO LOCAL
É o conjunto de políticas públicas que estimula a abertura de frentes de trabalho, contratação de serviços pela administração municipal, com objetivo de promover postos de trabalho para os munícipes. Através da contratação de mão de obra local operacionalizadas em obras públicas municipais, (de pavimentação, reforma de equipamentos públicos e novas construções, contratação emergencial) de interesse do município.

3.007 - SALA DO EMPREENDEDOR DIGITAL
A Sala do Empreendedor Digital é mais uma forma que o governo municipal implementa para promover o desenvolvimento econômico, pois agiliza o processo de abertura de novos rendimentos acelerando a geração de novos postos de emprego e proporcionando mais renda para a população e a circulação da riqueza. É plataforma que permita disponibilizar o acesso remoto à orientações e soluções do Sebrae/PR e dos Parceiros aos Microempreendedores Individuais, junto com o Centro do Empreendedor de Colombo.

008- AGÊNCIA DO TRABALHADOR
A Agência do Trabalhador de Colombo é o espaço físico da prefeitura Municipal de colombo em parceria com o Ministério da Economia, são disponibilizados dois locais de atendimento aos empresários e trabalhadores com a Intermediação de Mão de Obra; Habilitação ao Seguro-Desemprego; Qualificação Social e Orientação Profissional. O trabalhador faz o requerimento do benefício Seguro desemprego. Durante o período da Pandemia todos os serviços foram disponibilizados em plataformas digitais e aplicativos – a agência esteve em atendimentos telefônicos e atendimentos agendados em demandas específicas.

009- COWORKING – (Parque Tecnológico)
Espaço Municipal para promover e estimular a educação empreendedora com foco na inovação - Construção de um Parque Tecnológico no Município de Colombo, para viabilizar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, de pequeno e médio porte e impulsionar as Startups, para promover o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, a inovação e o empreendedorismo da região e também integrar o Turismo Tecnológico o Esporte e a Cultura. (já licitado, empenhado e em execução).

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES - EIXO 4 – COMUNICAÇÃO
4. 001 DIVULGAR AS ATIVIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA DO GOVERNO MUNICIPAL
A Secretaria municipal de Comunicação Social deverá coordenar e controlar a divulgação das ações administrativas e políticas do Governo Municipal por meio de campanhas publicitárias, bem como orientar a programação financeira destas;

4.002- PLANO DE MARKETING E SUPORTE
Planejar, organizar e executar conferências, palestras, seminários, exposições, congressos e mesas redondas, sobre assuntos de interesse do Município; Controlar as campanhas publicitárias e matérias divulgadas pelos veículos de comunicação;

Objetivos

Gerais:

O Projeto Colombo Empreendedora vencendo o Covid-19 - tem por objetivo geral formatar um conjunto de Planos, Procedimentos e Resoluções Preventivos e ações concretas do município, durante o enfrentamento da Pandemia do COVID-19. Para manter a economia ativa no município durante e pós pandemia. Formatando políticas públicas de saúde, socioassistênciais de promoção e estímulo ao desenvolvimento, promovendo o ambiente empreendedor, oportunizando sustentabilidade econômico e resiliência pós pandemia. Operacionalizando em quatro macro objetivos:

1- Suporte aos munícipes atingidos pela pandemia.

2- Desenvolvimento econômico;

3- Educação e formação empreendedora;

4- Canal de acesso a informação.

Específicos:

1. Suporte aos munícipes atingidos pela pandemia;

2. Dar suporte de saúde pública aos atingidos pelo efeito da pandemia;
Ofertar suporte técnico aos futuros empreendedores e vítimas das consequências da pandemia;

3. Promover condições para a população receber orientação para o acesso aos benefícios socioassistênciais e programas de transferência de renda;

4. Promover a manutenção e geração de trabalho/empregos local;

5. Desenvolver o ambiente empreendedor no município;

6. Incentivar e promover a indústria, o comércio, o turismo e a prestação de serviço local;

7. Divulgar, orientar e promover o acesso linhas de crédito no município;

8. Promover, incentivar e oportunizar acesso à educação empreendedor no município;

9. Disponibilizar canais municipais ativos de comunicação;

10. Criar e Desenvolver um ambiente de estímulo a inovação durante a pandemia;

11. Divulgar e oportunizar o empreendedorismo como ferramenta de geração e complementação de renda;

12. Operacionalizar os programas de geração e transferência de renda aos munícipes em vulnerabilidade promovendo a economia local;

Metas a atingir:

METAS DO PROJETO POR EIXOS DE ATUAÇÃO

EIXO 1 – SAÚDE PÚBLICA

1- Orientar todos profissionais dos serviços de saúde e a população sobre as medidas individuais e coletivas de prevenção e controle para o COVID-19.

2- Estabelecer contato e definir porta-voz pela interlocução com veículos de comunicação durante a pandemia. Mantendo os canais de comunicação imediata para notificação e orientações técnicas .

3- Estabelecer comunicação e credenciamentos com o Governo Estadual e Federal, para garantir insumos estratégicos com o apoio da SESA-PR e Ministério da Saúde durante a pandemia.

4- Implantar controle da pandemia na esfera municipal - notificar imediatamente os casos suspeitos e confirmados à 2ªRS Regional de Saúde. Monitorar e manter atualizados os casos suspeitos e confirmados;

5 - Organizar fluxo de atendimento para casos suspeitos, priorizando o isolamento domiciliar nos casos leves, seguindo as normas do Protocolo de Manejo Clínico do COVID-19 na Atenção Primaria à Saúde do Ministério da Saúde. Realizar atendimento de forma oportuna e segura, considerando a condição clínica do usuário.

6 - Detalhar fluxo de atendimento para casos leves, moderados e graves adaptando o Protocolo de Manejo Clinico do Coronavírus (COVID 19) na Atenção Primária a Saúde.

7- Realizar o manejo clínico dos casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19).

8- Padronizar as ações para detecção precoce de pessoas como casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19).

9 - Adotar medidas para reduzir casos graves e óbitos.

10 - Atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e transporte interinstitucional de casos suspeitos ou confirmados.

EIXO 2 – ASSISTÊNCIA SOCIAL
001- Criar, mobilizar e colocar em exercício de prontidão em 30 dias, a partir de 30 março de 2020, um PROJETO de Ação Emergencial COVID-19 - Esfera Defesa-Social – potencializando e unificando as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Defesa Civil do Município (COMPEDEC), para dar suporte aos atingidos pela pandemia no município de Colombo.

002- Estabelecer em 30 dias, um Gabinete de “CRISE” para fazer a gestão, controle e mobilização da Defesa Civil Municipal – (COMPDEC) em apoio da secretaria Municipal de Assistência Social;

003- Instituir 16 Núcleos setoriais da Defesa Civil Social – (NUDECS), com objetivo de atender a população do município até 30 de março;

004- Fazer atendimento customizado, com a seleção de demandas, orientar e encaminhar para o atendimento adequado ao perfil do munícipe à rede de proteção ao cidadão de colombo, conforme a demanda;

005- Ampliar a rede de voluntários e parceiros e prestar serviços de capelania espiritual, atendimentos aos Microempreendedores Individuais (MEIs), assistência social, logística e orientações referentes aos programas do Governo Federal e Estadual no âmbito do município;

006 – Multiplicar o canal de informação presencial da população através dos núcleos setoriais (NUDECs);

007- Agregar e coordenar a sociedade civil organizada através de programa de voluntariado estabelecido dentro dos núcleos regionais de atendimento da Defesa Civil – (NUDECS), em trinta dias do inicio do projeto;

008- Garantir os direitos socioassistênciais a todos os munícipes atingidos pela pandemia (benefícios de prestação continuada – BPC – pessoas com deficiências, idosos e pessoas com doenças incapacitantes graves; Passe Livre; Bolsa Família; Benefícios eventuais; Tarifas sociais (Água / Luz); Programa Leite das Crianças; Carteira do Idoso e outros);

009- Mapear todos os moradores de rua em 180 dias. (Abordar, atender e se necessário, acolher pessoas em situação de rua);

010- Ofertar a todos os trabalhadores e voluntários condições segura no trabalho durante a pandemia; (distanciamentos regulamentar, Equipamentos de Proteção Individuais - (EPIs), Transporte, alimentação, espaço adequado para isolamento social).

011- Disponibilizar o serviço de encaminhamento para o atendimento psicológico através da rede municipal durante a pandemia;

012- Promover e dar condições para que população receba orientações e, com o objetivo de aumentar o acesso a benefícios socioassistênciais e programas de transferências de renda, bem como aos demais direitos sociais;

METAS - EIXO 03 - ECONÔMICO

001-Alcançar a formalização de 30 micro empreendedores individual por mês – totalizando 270 no período – (mar 2020 à dez 2020).

002- Realizar no centro do empreendedor 1000 atendimentos remoto mês totalizando ao final do Programa 9.000 atendimentos remotos.

003 - O Centro do Empreendedor irá fazer live's / vídeos tutoriais técnicos; Live's / vídeos de orientações aos empresários; Cursos e consultorias online durante o período do projeto.

004- O Centro do Empreendedor de Colombo através do seu site, disponibilizará 02 (dois) cursos ao mês, totalizando 18 (dezoito) cursos Ead no período de execução do projeto com foco no empreendedorismo e na educação contínua dos empresários locais.

005 - Disponibilizar todos os serviços do centro do empreendedor de colombo no site da Prefeitura Municipal de Colombo em 180 dias do início do projeto.

006- Promover o ACESSO AO CRÉDITO no município – Realizar parceria com sociedade garantidora de Crédito via instituições bancárias do município com o posto de atendimento (Banco do Empreendedor) oportunizando o Crédito dirigido ao empreendedor.

007- Disponibilizar serviços do Centro do Empreendedor de Colombo em Plataformas digitais (Sebrae) . Ofertando todos os serviços praticados no centro em modalidade digital. (Capacitação do Empreendedor online, Lives de orientação, Banco do empreendedor - Linhas de acesso aos crédito, Canal de consultoria e orientação ao empresário e cursos online).

008 - Criar postos de trabalho com abertura de frentes de trabalho através de contratos com a administração pública municipal (obras e terceirização de serviços);

009 - Disponibilizar Educação e formação Empreendedora no município – via convênio/parceria com o Sebrae na modalidade EaD na Sala Digital;

Cronograma

Físico:

O cronograma físico foi estabelecido de março 2020 à dezembro 2020, com o escopo focado em manter a economia ativa no município pré-pandemia, durante e pós pandemia do COVID-19, estimulando a resiliência através de políticas públicas nos quatro eixos de atuação (saúde pública; assistência social, desenvolvimento econômico e comunicação), iniciando-se com o diagnóstico da pandemia em nosso município – Foram feitos e atualizados e revisados documentos, os planos de ações, as resoluções e os planos de contingenciamento. Para atuar no antes, durante e depois da pandemia. Reuniões semanais sistemáticas de controle periódico do comitê de enfrentamento do covid-19 - Relatório final de avaliação: março a dezembro de 2020, que avaliará e definirá o termino ou não do projeto. Após vencida a pandemia será retomado do plano desenvolvimento sustentável de colombo 20+.

Financeiro:

O cronograma Financeiro estabelece a previsão de investimento / repasse financeiro no projeto em cada ação / fase efetivada, fazendo a relação com o tempo de planejado, de execução do projeto com o investimento durante o tempo de desenvolvimento do projeto, que compreende de março de 2020 a dezembro de 2020. Com aplicação de recursos em pró da pandemia de cada Secretaria Municipal comprometida e com a execução e repasses do governo Estadual e Federal. Já previstos e ajustados para atender a pandemia.

Orçamento:

--------------------------------------------------------RECURSO MUNICIPAL_____RECURSO ESTADUAL_____RECURSO FEDERAL _____TOTAL DE RECURSOS

SAÚDE PÚBLICA------------------------------R$ 26.122.918,83----------------R$ 1.319.924,25 ----------------R$ 14.760.958,93_________R$ 42.203.802,01

ASSISTÊNCIA SOCIAL_____________R$ 1.600,00_______________R$ 107.832,80 ____________R$ 600.527,93____________R$ 709.960,73

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO_R$ 1.030.703,86___________R$ 62.000,00_____________R$ 0,00 __________________R$ 1.092.703,86


TOTAIS GERAIS___________________R$ 27.155.222,69_________R$ 1.489.757,05___________R$ 15.361.486,86_________R$ 44.006.466,60

Beneficiários Diretos:

O Projeto Colombo Empreendedora no enfrentamento a COVID-19 visa beneficiar diretamente a estimativa de 150.000 munícipes alcançado pelo programa de forma direta, entre eles: (Desempregados, micro empreendedores individuais, Micro empreendedor, pequenas empresas, autônomos e cadastrados programas sociais, etc).

Beneficiários Indiretos:

O programa Colombo Empreendedora no Enfrentamento a COVID-19 visa como beneficiário indireto toda a população de colombo - cerca 240.000 habitantes (economia local), com os seus quatro eixos temáticos, distribuídos nas três focos de atuação: saúde pública, assistência social e desenvolvimento local – com atuação mais expressiva na economia local: (Indústria, Comércio, Turismo e na área de serviços) - distribuídos no atendimento de 15.231 Micro empreendedores Individuais – MEI, 289 Micro empreendedor inscritos na base de dados da Receita Federal. 37.105 Empregados com carteira assinada, 16.000 Empresas aproximadamente atingidas indiretamente pelo programa.

Resultados:

RESULTADOS POR EIXO DE ATUAÇÃO
EIXO 1 – SAÚDE PÚBLICA

1- Aumento da equipe de saúde com a contratação de 270 profissionais entre (Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem) - Concursos e PSPS em vigência.

2- Apoio Psicológico aos profissionais de saúde através da Equipe Multidisciplinar do CAPS.

3- Extensão de horário da US Alexandre de Lima Moraes (Fátima) - A Unidade Básica de Saúde Fátima, localizada na rua R. Manoel Ribas, esquina com a Rua São João Batista, no bairro Fátima, ao atendimento em horário estendido, das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira.

4- Implantação de Tele consulta.

5 - Instalação de barreiras sanitárias e educativas em cinco pontos estratégicos no município.

6- Fiscalização do cumprimento dos decretos e resoluções nos estabelecimentos comerciais.

7- Reforço no contingente, com Agentes de Apoio, realocados da Secretaria de Educação e de Esporte, para orientação à população e estabelecimentos no cumprimento dos decretos e resoluções vigentes.

8- Processo Seletivo Público Simplificado nº 004/2020 – Contratação Direta e Imediata Agentes Comunitários de Saúde.

9- Processo Seletivo Público Simplificado nº 003/2020 para Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Nutricionista, Psicólogo, Farmacêutico/Bioquímico.

10- Ampliação de leitos clínicos, semi-clínicos e de isolamento na UPA Maracanã. A unidade passa de 18 para 30 leitos – divididos conforme a necessidade de cada paciente. Entre os leitos disponíveis estão os leitos clínicos, semi-clínicos e de isolamento).

RESULTADOS POR EIXO DE ATAUAÇÃO
EIXO 2 – ASSISTÊNCIA SOCIAL

1- O Plano de Ação Emergencial da Defesa Social foi realizado colocado em prática com acompanhamento e atualização semanal.

2- O Programa Cadastro Único – assistência social cadastrou e prestou atendimento a 24.586 famílias, com 64.332 pessoas registrada na sua base de dados no município, no período da pandemia. (Maio/20200).

3- O Programa Bolsa Família - via CRAS cadastrou, efetivou e concedeu benefícios a 8.775 famílias do município, beneficiando mais de 26.178 pessoas diretamente – este programa injetou na economia local R$ 1.500.973,00 (Recurso Federal) mês na cidade de Colombo. (Base de dados Junho /2020).

4- O Programa Família Paranaense - via CRAS cadastrou, efetivou e concedeu benefícios a 366 famílias do município – este programa injetou na economia local R$ 8.315,00 (Recurso Federal) mês na cidade de Colombo. (Base de dados Junho /2020).

5- O Programa Família Paranaense tem 417 famílias acompanhadas pelo CRAS / CREAS.

6- Foi atendido e acompanhado pela a secretaria de assistência social do município – pelo Programa Família Paranaense 6.767 famílias em alta vulnerabilidade atendidas. CRAS/CREAS – (Base de Dados Junho/2020).

7- A rede dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - Municipais atenderam 8.024 Famílias e 32.096 pessoas em Atendimento Particularizados no período.

8- Programa de Serviços de Proteção e Atendimento Integral da Família - (FAIF) atendeu no período 1017 famílias (base de dados – junho 2020).

9- O Programa Leite das Crianças atendeu no período 1505 famílias e distribuiu 241.620 litros de Leite/ mês a 1593 crianças do Município. (base de dados: julho /2020.

10- O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Crianças e adolescentes – SCFV - Atendeu 335 famílias no período – (Base de Dados: junho/2020).

11- O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Pessoas Idosas – SCFV - Atendeu 817 famílias (1065 Idosos) no período – (Base de Dados: junho/2020).

12- Programa Aquisição de Alimentos – PAA a Prefeitura Municipal comprou do agricultor familiar local, entregou 6.750kg de legumes e verduras a 1350 famílias (entregas quinzenais). Base de Dados junho/2020.

13- Programa Bolsa Verde - a Prefeitura Municipal comprou do agricultor familiar local - entregou 30.000 kg/mês de legumes e verduras a 6.000 famílias (entregas quinzenais). Base de Dados junho/2020.

14- Programa CREAS – atente 450 famílias / 2501 pessoas - mês com serviços especializados. (base de dados / ajunho2020).

15- O Programa Beneficio Prestação Continuada Idoso – atendeu 1970 idosos – no período. O programa injeta mensalmente R$2.061.785,50 (Recursos Federal), na economia local. Base de Dados / junho 2020.

16- O Programa Beneficio Prestação Continuada pessoa com Deficiência– atendeu 1515 pessoas – no período. O programa injeta mensalmente R$ 1.587.356,33 (Recursos Federal), na economia local. - Base de Dados / junho 2020.

17- O programa Cartão Comida Boa atendeu 11.001 pessoas (via Cad Único), e injetou na economia local R$ 550.050,00 mensal na economia local (Mar, Abr, Maio). No município foram cadastrados 11 empresários (supermercados e pequenos comércios) que foram habilitados para aceitar o cartão ( receber /vender ) com o cartão comida boa. (Base de Dados junho/2020).

18- O programa Cartão Comida Boa atendeu 3.428 pessoas - (Auto declarado – MEIs, autônomos e outros), e injetou na economia local R$ 171.400,00 (recursos governo estadual) - mensal na economia local (Mar, Abr, Maio). No município foram cadastrados 11 empresários (supermercados e pequenos comércios) que foram habilitados para aceitar o cartão ( receber /vender ) o cartão comida boa. (Base de Dados junho/2020).

19- O programa Auxilio Emergencial (Governo Estadual) atendeu 7.809 pessoas – (Público Bolsa Família) – Foi injetado na economia Local R$ 8.614.200,00 – Recurso Federal. (Base de Dados / abril/2020).

20- O programa Auxilio Emergencial (Governo Estadual) atendeu 11.457 pessoas – (público Cadastro Único) – Foi injetado na economia Local R$ 7.906.200,00 – Recurso Federal. (Base de Dados / abril/2020).

21- O programa Auxilio Emergencial (Governo Estadual) atendeu 26.686 pessoas – (Extra CaD – MEIs, Autônomos e Outros) – Foi injetado na economia Local R$ 17.855.400,00 – Recurso Federal. (Base de Dados / Abril/2020). Base de Dados / junho 2020.


RESULTADOS POR EIXO DE ATUAÇÃO
EIXO 2 – ASSISTÊNCIA SOCIAL

01- LEI 1519/2020 – Contratação de trabalhadores e mão de obra local via agência do trabalhador.

002- Foi aberto Frentes de trabalho no município durante a pandemia com objetivo de oportunizar postos de trabalhos aos munícipes e estimular a economia local. (Programa de estagiários da prefeitura; Contratação de prestadores de serviços terceirizados; Contratação de empreiteiras em obras públicas; Contratação de Serviços de caráter emergencial; Contratação de funcionários;). Foram gerados 938 postos de trabalho durante a pandemia.

003 – Foi celebrado o TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA DE ACESSO AO CRÉDITO - Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Turismo e Trabalho e SICOOB Sul. (jun. 2020).

004 - TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA DE ACESSO AO CRÉDITO - Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Turismo e Trabalho e Cooperativa de Credito, Poupança e Investimento Campos Gerais SICREDI PR/SP. (jun 2020).

005 - TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA - Ministério da Economia e Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Turismo e Trabalho injetou o Valor: R$ 22.405.250,00 na economia local via Agência do Trabalhador/ Seguro Desemprego no primeiro semestre de 2020.

008 – Foi criado a SALA DIGITAL – No site http://colombo.pr.gov.br/colomboempreendedora - disponibilizamos cursos em parceria do SEBRAE - plataforma sala digital – oportuniza cursos e serviços online - EaD, Senai, live's / vídeos e orientações técnicas. - Curso de Inclusão digital - estação do oficio; - Cursos de introdução ao empreendedorismo, - Cursos profissionalizantes com foco no Empreendedor; Palestras e live's / vídeos etc – Está disponível 154 cursos online na plataforma SEBRAE/ parceria com a Prefeitura que aderiu o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae- PR.

009 – O posto de Atendimento (Banco do Empreendedor) recebeu 170 propostas de Concessão de Credito, celebrando 65 contratos de empréstimos no período através de parceiros.

10 – O Centro do Empreendedor de Colombo realizou 8.192 atendimentos no período da Pandemia, e realizou 316 formalizações no período segundo a plataforma da Sala do empreendedor Sebrae- PR.


RESULTADOS POR EIXO DE ATUAÇÃO
EIXO 04 – COMUNICAÇÃO

CANAIS DE INFORMAÇÃO ATIVOS:

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www.colombo.pr.gov.br

Instagram.com/colombopmc

Facebook.com/PMdeColombo


LINKS DE FOTOS E PUBLICAÇÕES DO PROGRAMA

http://portal.colombo.pr.gov.br/covid-19-teleconsulta-realizam-mais-de-70-atendimentos/

http://portal.colombo.pr.gov.br/prefeitura-amplia-servico-de-telemedicina-para-atendimento-de-sintomaticos-respiratorios/

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http://portal.colombo.pr.gov.br/prefeitura-amplia-a-abertura-de-leitos-na-upa-alto-maracana-para-covid-19/

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https://www.bandab.com.br/geral/confirmando-lockdown-aos-domingos-colombo-anuncia-novas-medidas-de-combate-a-covid-19/

http://portal.colombo.pr.gov.br/covid-19-operacao-sanitaria-fiscaliza-e-orienta-motoristas-que-passam-por-colombo/

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https://www.bemparana.com.br/noticia/colombo-monta-barreiras-sanitarias-educativas-nos-acessos-a-cidade#.Xwt9dG1KjIU

https://ricmais.com.br/noticias/coronavirus/barreiras-sanitarias-colombo/

http://portal.colombo.pr.gov.br/covid-19-barreira-sanitaria-educativa-sera-montada-no-jardim-osasco/

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http://portal.colombo.pr.gov.br/social-realiza-120-atendimentos-especializados-para-idosos-em-junho/

http://portal.colombo.pr.gov.br/social-intensifica-atendimento-durante-pandemia-aos-idosos/

http://portal.colombo.pr.gov.br/social-recebe-doacao-de-quatro-mil-mascaras-de-tecidos/

http://portal.colombo.pr.gov.br/assistencia-social-atua-sobre-rodas-para-chegar-onde-a-populacao-esta/

http://portal.colombo.pr.gov.br/prefeitura-informa-equipe-de-resgate-social-intensifica-atendimento-no-periodo-de-frio/

http://portal.colombo.pr.gov.br/as-entregas-dos-kits-de-hortalicas-as-familias-em-situacao-de-vulnerabilidade-social-continuam/

http://portal.colombo.pr.gov.br/agricultura-saiba-como-funcionara-os-servicos-durante-o-isolamento-social/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-prefeitura-e-social-implantam-plano-de-acao-emergencial-de-enfrentamento-a-pandemia-covid-19/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-familias-em-situacao-de-alta-vulnerabilidade-social-recebem-kits-de-hortalicas/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-familias-em-situacao-de-alta-vulnerabilidade-sao-atendidas-pelo-social/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-social-amplia-periodo-de-atualizacao-de-cadastro-para-beneficios-sociais/

http://portal.colombo.pr.gov.br/espacos-publicos-recebem-reforco-na-higienizacao-contra-o-coronavirus/

http://portal.colombo.pr.gov.br/colombo-recebe-a-2a-parcela-do-programa-federativo-de-enfrentamento-ao-coronavirus-do-gf/

http://portal.colombo.pr.gov.br/descarte-do-lixo-domestico-durante-pandemia-do-novo-coronavirus-exige-atencao/

http://portal.colombo.pr.gov.br/ruas-sao-higienizadas-para-evitar-o-avanco-do-novo-coronavirus/

http://portal.colombo.pr.gov.br/colombo-institui-novas-medidas-sanitarias-para-o-enfrentamento-ao-novo-coronavirus/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-desinfeccao-de-veiculos-da-saude-e-intensificada/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-saiba-como-fica-o-pagamento-do-iptu-2020/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-familias-em-situacao-de-alta-vulnerabilidade-social-recebem-kits-de-hortalicas/

http://portal.colombo.pr.gov.br/meio-ambiente-orienta-como-descartar-o-lixo-em-tempos-de-coronavirus/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-saude-solicita-ajuda-para-fiscalizar-pessoas-que-saem-as-ruas-sem-necessidade/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-seguro-desemprego-pode-ser-habilitado-pela-internet/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-prazo-para-pagamento-dos-tributos-federais-no-ambito-do-simples-nacional-e-prorrogado/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-a-agricultura-familiar-continua-abastecendo-a-populacao/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-receitas-de-medicamentos-de-uso-continuo-controlado-e-antirretrovirais-tem-validade-estendida/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-central-do-cadastro-unico-de-colombo-tera-atendimento-via-whatsapp/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-secretaria-de-obras-e-viacao-altera-a-rotina-de-servicos-e-obras/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-social-amplia-periodo-de-atualizacao-de-cadastro-para-beneficios-sociais/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-confira-o-que-abre-e-fecha-entre-os-empreendimentos-de-turismo/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-atendimento-presencial-nas-agencias-do-trabalhador-esta-suspenso/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-o-que-abre-e-o-que-fecha-em-colombo/

http://portal.colombo.pr.gov.br/prefeitura-entrega-a-2a-etapa-dos-kits-de-alimentos-aos-alunos-do-municipio/

http://portal.colombo.pr.gov.br/fiscalizacao-notificou-e-orientou-22-comercios-por-nao-cumprirem-o-decreto/

http://portal.colombo.pr.gov.br/prefeitura-entrega-quase-90-toneladas-de-hortalicas-as-familias-em-situacao-de-vulnerabilidade/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coral-municipal-realiza-primeira-apresentacao-durante-a-pandemia/

http://portal.colombo.pr.gov.br/prefeita-anuncia-medidas-mais-restritivas-para-reduzir-a-circulacao-do-covid-19-em-colombo/

http://portal.colombo.pr.gov.br/quadra-poliesportiva-do-jardim-parana-fica-pronta-no-final-deste-mes/

http://portal.colombo.pr.gov.br/com-mesa-mais-verde-prefeitura-leva-alimentacao-saudavel-para-familias-carentes/

http://portal.colombo.pr.gov.br/com-mesa-mais-verde-prefeitura-leva-alimentacao-saudavel-para-familias-carentes/

http://portal.colombo.pr.gov.br/sem-procissao-festa-de-nossa-senhora-de-caravaggio-tera-missa-transmitida-pela-tv/

http://portal.colombo.pr.gov.br/cartoes-do-programa-comida-boa-comecam-a-ser-entregues/

http://portal.colombo.pr.gov.br/facilitacao-de-credito-oferece-suporte-a-microempreendedores/

http://portal.colombo.pr.gov.br/centro-do-empreendedor-de-colombo-e-premiado/

http://portal.colombo.pr.gov.br/saiba-como-acessar-os-servicos-da-carteira-de-trabalho-digital/

http://portal.colombo.pr.gov.br/microempreendedores-recebem-orientacoes-sobre-credito-na-caixa-economica-federal/

http://portal.colombo.pr.gov.br/prefeitura-recebe-doacao-de-mil-mascaras-das-empresas-de-cal-e-calcario/

http://portal.colombo.pr.gov.br/prefeitura-informa-mudanca-de-endereco-do-posto-de-atendimento-da-ctps/

http://portal.colombo.pr.gov.br/coronavirus-seguro-desemprego-pode-ser-habilitado-pela-internet/

http://portal.colombo.pr.gov.br/prefeitura-e-ciee-reafirmam-convenio-para-oferta-de-cursos-de-capacitacao/

http://portal.colombo.pr.gov.br/carteira-de-trabalho-e-previdencia-social-passa-a-ser-digital/

http://portal.colombo.pr.gov.br/ibge-abre-mais-de-230-vagas-para-o-censo-2020-em-colombo/

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Anexos

Banco de Projetos