Banco de Projetos

Gagueira não tem graça. Tem tratamento

Ano / Edição: 2013
Município: São João
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de São João

Diagnóstico

No dia 22 de outubro de 1998 foi criado o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Esta data foi escolhida pela International Fluency Association (IFA - Associação Internacional de Fluência) e pela International Stuttering Association (ISA - Associação Internacional de Gagueira). A gagueira, se caracteriza por uma perturbação no ritmo e tempo de fala, na programação motora da fala, por meio de prolongamentos, repetições, pode ter como consequências isolamento social e timidez. Desde o início, o Brasil participou das comemorações com diversas ações voltadas para as pessoas que gaguejam, para familiares, para profissionais e para a população em geral. Buscando auxiliar os indivíduos que apresentam gagueira, e familiares, professores, ou pessoas de seu meio social. No município de São Jão estima-se demanda de 20% da população tem necessidade de tratamento, principalmente infantil, porém apenas 5% procuram ajuda especializada.

Descrição

A gagueira é uma alteração que afeta os falantes, caracterizando-se por: bloqueios, repetições e prolongamentos, que independem da vontade do sujeito, transformando a fala em episódios de fala gaguejada e momentos de fala fluente, percebe-se que a fala espontânea (Auto expressiva) por ser a mais complexa linguisticamente, geralmente é a mais afetada e o canto ou dramatização menos afetado. A dificuldade ocorre na programação dos movimentos da fala, há dificuldade em expressar articuladamente o que se quer dizer no ritmo e tempo usual, embora o que ele quer dizer esteja pronto em sua cabeça para ser dito, não é em uma ou outra letra ou palavra que o sujeito não consegue dizer, geralmente ocorre no início de sílabas ou frases ou em pronomes as repetições ou prolongamentos. A gagueira ocorre em todos os países e grupos sociais, em uma proporção de cada 4 homens para um caso em mulheres. Atinge aproximadamente 5% da população, enquanto 1 % acaba manifestando por toda vida. Em grande parte da população a gagueira se manifesta inicialmente na fase dos 2 anos aos 5 anos. Fase de aquisição e desenvolvimento de linguagem. Se tratada precocemente há melhores chances de amenizar e de evolução do caso e evitar problemas de ordem emocional associados a patologia. É importante deixar claro, que todos os falantes apresentam alguma ruptura em sua fala, ou algum vício de linguagem, chamadas de disfluências comuns ou típicas. Já as disfluências atípicas ou de desenvolvimento são aquelas em que há acima de 2 % de sua fala e exceder 10 % de rupturas totais (Soma das disfluências típicas com atípicas). E ao contrário do que muitos pensam a gagueira não surge devido a sustos, cobranças para falar melhor ou críticas de uma fala gaguejada, problemas emocionais. Mas pode estar associada ou agravar se o sujeito passar por estas situações, deste comportamento, a gagueira que ocorre geralmente após a fase de desenvolvimento de linguagem é de origem neurológica ou seja, orgânica. Pode ter como consequências isolamento e retraimento, depressão no sujeito que não consegue se comunicar como gostaria, nestes casos se faz importante orientar e encaminhar o sujeito para tratamento psicológico associado a Fonoterapia. Sabe-se que a gagueira não interfere no desenvolvimento intelectual ou cognitivo do sujeito, muitas pessoas com essa patologia, se tornaram pessoas bem sucedidas e comunicativas como é o caso do apresentador Silvio Santos, dentre outras personalidades conhecidas. O tratamento precoce é a melhor forma de evolução da gagueira, assim, vem sendo cada vez mais divulgado pelas redes de televisão, jornais, campanhas, dentre outros materiais informativos, como pela rede globo, onde a propaganda irá ao ar, do dia 01 de outubro até dia 31 do mesmo mês, afim de informar e orientar as pessoas a procurar o Fonoaudiólogo e realizar tratamento.

Objetivos

Gerais:

Em São João esta é a primeira Campanha Fonoaudiológica realizada, pela Secretaria da Saúde com objetivo de levar mais informações, tornar o tema conhecido, por meio de panfletos e materiais expositivos, divulgação de informações pelos meios de comunicação, triando os sujeitos que desejarem, encaminhando para tratamento se necessário na UBS (Unidade Básica de Saúde) de São João.

Específicos:

Redução da demanda e agravos fonoaudiológicos e psicológicos da gagueira.

Metas a atingir:

-Auxiliar os indivíduos que apresentam gagueira, e familiares, professores, ou pessoas de seu meio social. -levar mais informações, tornar o tema conhecido; -triar as pessoas que desejarem, encaminhando para tratamento se necessário na UBS (Unidade Básica de Saúde)

Cronograma

Físico:

18 de outubro de 2013

Financeiro:

7 Garrafas de água 1400 Panfletos (700 para saúde 700 para educação) Um Banner Duas faixas Uma para cada secretaria. 8 camisetas da campanha(2 tamanho P e as demais M)

Orçamento:

R$ 779,00

Beneficiários Diretos:

Conscientização, informações, triagens e encaminhamentos para tratamento.

Beneficiários Indiretos:

Modificação de padrões comportamentais e condutas da família e sociedade.

Resultados:

A prevenção e promoção de saúde, por meio desta iniciativa, busca reduzir a demanda e agravos Fonoaudiológicos e Psicológicos de gagueira, no Município de São João, expor e trocar informações com a população de forma mais próxima, efetiva e visual. Também é uma maneira de oferecer a população maior qualidade de vida e de informações para que possa se cuidar melhor e ou procurar o profissional correto para tratar seu caso conforme suas necessidades.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos