Banco de Projetos

Jovens na Universidade

Ano / Edição: 2020
Município: Toledo
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

Detectando uma grande exclusão da população de baixa renda no ensino Superior, percebendo uma desigualdade nos alunos oriundos de escolas Públicas, perante aos que frequentaram escolas particulares, diagnosticando uma disparidade enorme dos alunos que frequentaram cursinhos particulares daqueles que não conseguiram essa preparação devido a sua situação financeira, foi elaborado esse projeto, tentando diminuir o caminho entre os Jovens estudantes de escola Pública do Município Toledo e a Universidade.

Descrição

Esse projeto foi elaborado e pensado por profissionais da área da Educação em conjunto com os gestores Públicos da Secretária da Juventude, foi levado em conta todos os fatores que poderiam contribuir para o melhor desempenho do projeto, a localização, pois estrategicamente o local escolhido é em uma região de vulnerabilidade Social, mais de local acessível a todos os alunos, a qualidade dos professores, que se deu a um termo de referência da contratação da empresa que forneceria o curso bem elaborado, onde se exigia licenciatura na matéria ofertada, experiência comprovada em cursinho Pré-vestibular, isso elevou muito a qualidade do aprendizado dos alunos. O transporte gratuito permitiu que os jovens se deslocassem ao local das aulas com maior frequência, pois muitos dos alunos viviam em situação de vulnerabilidade social e encontravam dificuldade em custear essa despesa. A oferta do lanche foi de muita importância para a permanência dos alunos no local e também influenciou até mesmo no aprendizado, pois alguns vinham direto da escola para o cursinho e não tinham tempo de realizarem outra refeição. Por se tratar de um curso licitado era exigido uma fidelidade ao cronograma proposto, a divisão das matérias, a frequência dos alunos e registro de ponto para os professores, tudo isso foram ações que contribuíram para o bom desempenho do Projeto, dentro das 300 haras aulas que o curso contemplava, foram ministradas algumas palestras motivacionais, ressaltamos uma que aconteceu na semana que antecedia o ENEM 2019, que deu uma maior estrutura emocional aos alunos.

Objetivos

Gerais:

O maior objetivo desse projeto é através de uma política pública de Juventude eficaz, aproximar o jovem estudante de escola Pública da Universidade, fazer que aqueles que ingressarem no curso preparatório "Jovens na Universidade" tenham chances igualitárias com os demais alunos oriundos de escolas e cursinhos particulares.

Específicos:

Fazer com que o jovem que participe do cursinho Preparatório "Jovens na Universidade", obtenha boa pontuação no ENEM, ou consiga passar em algum Vestibular, e obtenha sua vaga na Universidade.

Metas a atingir:

Queremos com esse Projeto ao longo dos anos, firmar uma consciência em nossos Jovens que estão nesse período acadêmico, que o lugar deles é na Universidade, que gradativamente a pontuação de nossos alunos vá aumentando edição após edição. Ofertar cada vez mais uma preparação de qualidade.

Cronograma

Físico:

A fase inicial do projeto que aconteceu em edições anteriores, foi uma fase de estruturação, de formatação e implantação do projeto, a fase que estamos atravessando é uma fase de consolidação do projeto, onde a sociedade já reconhece a eficácia e importância desse projeto em meio a nossa comunidade, e para as próximas edições queremos buscar a excelência do projeto, alcançando o reconhecimento e podendo servir de inspiração e modelo para outros Municípios.

Financeiro:

Dentro do aspecto financeiro, o recurso investido pelo município, que foi no valor de R$ 70,400.00 reais, foi previsto pela secretaria da Juventude, na qual foi a responsável pela elaboração e execução do mesmo, os valores foram destinados à contratação de 320 horas aulas, com material didático incluso.

Orçamento:

Todos as despesas desse projeto se encontram no orçamento global, contemplado no processo licitatório, compreendendo todas as fases do processo, desde a contratação dos profissionais, material didático e outras despesas que contemplem o projeto.

Beneficiários Diretos:

O projeto abrange 18 escolas públicas da rede Estadual de ensino, onde dentre os 1300 alunos que estavam no terceiro ano do Ensino Médio no ano de 2019, foram selecionados os 160 alunos, com divisão igualitária para cada escola e 30 alunos que já haviam concluído o ensino médio e ainda não haviam conseguido entrar em nenhuma universidade, dessa forma todo o território do nosso município foi contemplado com esse projeto, mesmo os mais distantes, que os alunos se beneficiavam do passe gratuito para se deslocarem ao local das aulas.

Beneficiários Indiretos:

Uma população de 130 mil habitantes que estão vendo seus jovens se preparando com uma educação de qualidade, uma cidade que está vendo um futuro melhor para a sua comunidade Juvenil.

Resultados:

Os resultados atingidos foram satisfatórios, pelo número de aprovados e pela maior procura da comunidade Juvenil a ingressarem na Universidade, a comunidade hoje reconhece o projeto como uma grande ferramenta de preparação para os jovens estudantes de escolas Públicas ingressarem as Universidades .

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos