Banco de Projetos

Empreendedorismo Social: Desenvolvimento Humano de Vulneráveis

Ano / Edição: 2020
Município: Ubiratã
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

Centenas de crianças e adolescentes de Ubiratã necessitam de atividades complementares à escola para oportunizá-la um crescimento cidadão.

Foi essa a constatação que a Prefeitura de Ubiratã, através de suas Secretarias de Assistência Social e da Educação chegaram para oferecer atividades lúdicas, recreativas e educativas para centenas de alunos da rede pública de ensino e suas famílias.

Além disso, esses projetos podem desenvolver atividades esportivas, artes marciais, música, artesanato, pintura, teatro, dança, entre tantas outras, complementando a educação dos jovens e possibilitando a sua inclusão social, afastando-os dos riscos da marginalidade e/ou tornando-os menos vulneráveis aos desvios de conduta social.

Descrição

Os Projetos de Contra Turno Social atendem cerca de 457 crianças e adolescentes com idade de 7 a 17 anos de famílias de risco social e pessoal. Sendo:

Projeto Curumim de Ubiratã: São 107 crianças e adolescentes moradoras em sua maioria da Vila Recife e adjacências, provenientes de famílias de baixa renda que necessitam de apoio e acompanhamento da assistência social do município.
A APMI - Associação de Proteção a Maternidade e Infância de Ubiratã é a mantenedora desse projeto.

Projeto Curumim de Yolanda: São 100 crianças e adolescentes moradoras do Distrito de Yolanda, cujas famílias depende das atividades agropecuárias na região, em sua maioria.
A APMI - Associação de Proteção e Maternidade e Infância do Distrito de Yolanda é a mantenedora desse projeto.

AABB Comunidade: São 110 crianças e adolescentes que tem suas atividades atualmente na Associação dos Professores Estaduais, em razão da reforma do clube Associação Atlética Banco do Brasil (AABB de Ubiratã).
O BB - Banco do Brasil, FBB - Fundação Banco do Brasil e FENABB - Federação das Associações Atléticas Banco do Brasil são os mantenedores desse programa.

Projeto S.O.S Serviços Obras Sociais Cícero Nuto de Figueiredo: São 140 meninos atendidos em instalações próprias localizada no Jardim Josefina I. Possuem uma horta onde os alunos aprendem a cultivar hortaliças e jardinagem.
O Lions Clube de Ubiratã é o mantenedor desse projeto.

Destaca-se que o Município de Ubiratã possui convênio com todas essas entidades e repassa mensalmente grande parte dos recursos necessários para a sua manutenção, responsabilizando-se também pela cessão de servidores municipais, gastos com alimentação dos alunos, entre outras despesas.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar proteção às crianças e aos adolescentes de Ubiratã com ações de incentivo para que tenham melhor rendimento escolar e desenvolvam suas potencialidades. Esse é o objetivo dos programas de contraturnos sociais desenvolvidos nos Projetos Curumim I (Ubiratã), Curumim II (Distrito de Yolanda), Serviços Obras Sociais Cícero Nuto de Figueiredo – SOS e Programa AABB Comunidade de Ubiratã, atendendo 457 crianças e adolescentes, com impactos positivos para suas famílias.

Específicos:

Oferecer educação de qualidade para as crianças e aos adolescentes carentes de Ubiratã;

Proporcionar proteção às crianças e aos adolescentes de Ubiratã;

Melhorar rendimento escolar e desenvolver as potencialidades das crianças e aos adolescentes;

Proporcionar momentos de lazer e interação às crianças e aos adolescentes de Ubiratã;

Contribuir para que as crianças e os adolescentes carentes de Ubiratã tenham um desenvolvimento saudável.

Atendimento, apoio e orientação as famílias das crianças e adolescentes atendidos nas unidades.

Metas a atingir:

Atender crianças e adolescentes com idade de 7 a 17 anos de famílias de risco social e pessoal (carentes). Meta: 457 alunos;

Melhoria na educação, tanto na qualidade, como nos índices de aprendizagem das crianças e dos adolescentes carentes de Ubiratã, bem como melhorar o rendimento escolar e desenvolver as potencialidades das crianças e aos adolescentes, refletidos na Nota IDEB: Meta de 7,0;

Serviço assistencial de proteção às crianças e aos adolescentes de Ubiratã, resultam em grandes benefícios para famílias carentes do município. Meta de 2.000 pessoas beneficiadas;

Contribuir para que as crianças e adolescentes carentes de Ubiratã tenham um desenvolvimento saudável, formando cidadãos. Meta: 5.000 jovens deverão passar pelos projetos e programa entre os anos de 2005 a 2030;

Apoiar e orientar as famílias no processo de desenvolvimento físico e emocional das crianças e adolescentes.

Cronograma

Físico:

O Projeto Contra Turno Social, através de parcerias e convênios, desde o ano de 2005, trabalha com crianças e adolescentes com idade de 7 a 17 anos, provenientes de famílias de risco social e pessoal (carentes); Desde então, milhares de jovens já passaram pelos projetos, beneficiados em suas vidas adultas;

As estruturas físicas onde as atividades são realizadas pertencem aos mantenedores: O Programa AABB Comunidade (mantenedor Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Federação das Associações Atléticas Banco do Brasil e Associação dos Professores Estaduais de Ubiratã); os Projetos Curumim I e II são mantidos em estruturas próprias ou cedidas para as Associações de Proteção a Maternidade e Infância e o Projeto SOC Cícero Nuto de Figueiredo é mantido pelo Lions Clube de Ubiratã em espaço próprio.

Financeiro:

2005: Preparação dos recursos e convênios;
2005 a 2030: Planejamento financeiro e efetivação dos projetos e programas sociais.

Orçamento:

R$ 6.876.000,00

Beneficiários Diretos:

Aproximadamente 5.000 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do Município de Ubiratã (entre 2005 e 2030)

Beneficiários Indiretos:

Familiares das crianças carentes do Município

Resultados:

O Projeto Contra Turno Social Atende 457 crianças e adolescentes com idade de 7 a 17 anos de famílias de risco social e pessoal (carentes).

Qualidade e Aprendizagem: Melhoria na educação, tanto na qualidade, melhorando os índices de aprendizagem das crianças e dos adolescentes carentes de Ubiratã em 35%;

Famílias Beneficiadas: O serviço assistencial de proteção às crianças e aos adolescentes de Ubiratã, resultou em grandes benefícios para aproximadamente 2.000 famílias em vulnerabilidade social do município, entre 2005 e 2020;

Assiduidade Escolar: Possibilitou um aumento de 25% na assiduidade escolar;

Rendimento Escolar: Melhorou em 30% o rendimento escolar e possibilitou desenvolver as potencialidades das crianças e aos adolescentes, em relação ao rendimento escolar e desenvolvimento de alunos da rede pública provenientes de famílias de vulnerabilidade social que não participam de nenhum programa complementar de educação.

Formação de Cidadãos - Em 2020, estima-se que mais de 2.000 alunos egressos do projeto Empreendedorismo Social: Desenvolvimento Humano de Vulneráveis entre 2005 e 2020, hoje adultos, tem uma profissão digna e constituíram famílias, pois tiveram um desenvolvimento saudável, sendo bons cidadãos.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos