Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

PSICOMOTRICIDADE E AFETIVIDADE: O COMPROMETIMENTO AFETIVO NO FAZER PEDAGÓGICO – FORMAÇÃO IN LOCO

Ano / Edição: 2019
Município: Araucária
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Diagnóstico

A rede de ensino de Araucária no que diz respeito a Educação Infantil conta com a população de 6051 educandos, do universo total de 18.240 estudantes. No que diz respeito a modalidade Creche (0 a 3 anos) o Município atende 2.965 crianças, com o total de 416 educadores infantis.
Uma das características que levou a Secretaria Municipal de Educação a proporcionar as formações in loco, ou seja, diretamente nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), foi primeiramente, a diversidade sociocultural, de acordo com a estrutura física e suas especificidades. No segundo momento, pensou-se na quantidade de profissionais e o número de unidades educacionais.

Descrição

Diante de uma das maiores dificuldades do município de Araucária, no que tange a Educação, encontra-se propiciar formação continuada e de qualidade a seus profissionais. Assim, a Secretária Municipal de Educação pensou em uma maneira eficaz e praticamente sem custos aos cofres públicos, mas que viesse ao encontro de sanar o problema acima evidenciado, nascendo assim o projeto “O fazer pedagógico por meio da afetividade”. Este é um projeto focado em proporcionar aos profissionais da Educação Infantil que atuam com crianças de 0 a 3 anos de idade (modalidade Creche), formações continuadas in loco observando o ambiente/espaço e participantes de cada unidade de ensino. Nosso projeto tem o total de 12 horas. Sendo, 4 horas com formação presencial no próprio CMEI, 4 horas de palestra/curso e as outras 4 horas via on-line.
Para a execução deste projeto seria necessário reestruturar a equipe de ensino da Educação Infantil da Secretaria de Educação, e assim foi feito, com o desafio lançado, todavia, por ser um projeto inovador e pioneiro, a gestão, na pessoa da secretária de educação e sua equipe, precisariam analisar, sistematizar e, principalmente, estudar sobre a psicomotricidade, a afetividade, visitar os espaços onde os CMEIs estão, além de verificar os materiais ali disponíveis e convencer aos profissionais a participarem deste sonho. Entendeu-se, então, que o trabalho seria grande, mas o resultado, maior ainda.
Já, agora, nos momentos de ação, as formadoras designadas para a realização desse projeto da equipe da SMED, com o cronograma previamente elaborado em mãos, visita o CMEI, com um protocolo visando conhecer a realidade local, os materiais disponíveis, a rotina da unidade em questão e, principalmente, democratizar todo o processo junto aos profissionais da unidade. Isso feito, retornam à Secretaria de Educação, e, em reunião com as especialistas em Educação Infantil, elaboram as estratégias próprias para cada unidade e suas demandas.
Em seguida, a unidade, na pessoa do diretor(a), recebe o planejamento do projeto próprio para aquela unidade, bem como, recebe também já um indicador de qualidade em formato de formulário e a data em que o projeto de formação continuada será aplicado e desenvolvido.
Na data e horário agendados três formadoras da Educação Infantil (SMED) vão até o CMEI e fazem a formação com os profissionais e suas crianças juntos, com uma duração de 4 horas presenciais.
De volta à SMED é feita uma análise dos resultados obtidos, bem como, são estabelecidas e/ou pensadas em outras estratégias para a formação ser realmente eficaz.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar aos profissionais da Educação Infantil que atuam com crianças de 0 a 3 anos (modalidade creche) formações continuadas in loco observando o ambiente/espaço e participantes de cada unidade de ensino, com o tema: Psicomotricidade e afetividade – O comprometimento afetivo no fazer pedagógico.

Específicos:

• Atender as necessidades dos profissionais;
• Ampliar as possibilidades de utilização dos espaços;
• Estimular o fazer pedagógico por meio de encaminhamentos pautados na condição sociocultural e estrutural de cada CMEI;
• Perceber-se enquanto educador como integrante dos espaços, sendo agente de transformação com seus pares para o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos;
• Estabelecer vínculos afetivos entre o educador e a criança.

Metas a atingir:

Metas

Qualitativas

• Fortalecer as equipes de trabalho da Secretaria Municipal de Educação;
• Garantir a Formação Continuada de forma plena e acesso a tal formação por todos os profissionais da Secretaria Municipal de Educação com isonomia e equidade;
• Construir uma identidade para a Educação Infantil do Município no que diz respeito a primeira infância, conforme os objetivos de desenvolvimento do Milênio;
• Aplicar dentro da prática diária do educador o real conhecimento adquirido na formação;
• Disponibilizar recursos para produção de brinquedos não estruturados;
• Possibilitar o desemparedamento das crianças, buscando acesso aos equipamentos públicos e não públicos, para que a criança entenda o que é privado e não privado;
• Elevar gradualmente a autoestima e reconhecimento enquanto profissional pertencente a Secretaria Municipal de Educação;


Quantitativas

• Atender aos 416 profissionais da Educação Infantil que atendem a faixa etária de 0 a 3 anos com qualidade, eficiência e eficácia, buscando a afetividade entre o educador e a criança;
• Assegurar às 2965 crianças momentos lúdicos de psicomotricidade por meio de circuitos;
• Proporcionar a formação in loco para os 38 Centros Municipais de Educação Infantil;
• Garantir qualidade a formação in loco de aproximadamente 130 turmas das Unidades Educacionais.

Cronograma

Físico:

Anexo

Financeiro:

Formação in loco
1º Semestre

Centros Municipal de Educação Infantil contemplados
11
Profissionais Atendidos
155

Crianças asseguradas
1405

Turmas garantidas
52

2º Semestre

Centros Municipal de Educação Infantil contemplados
27

Profissionais Atendidos
261

Crianças asseguradas
1560

Turmas garantidas
78

Orçamento:

O município não tem acréscimo de gastos, a não ser manter a folha de pagamento com a disponibilização das servidoras e o veículo abastecido.

Beneficiários Diretos:

Profissionais da Educação e crianças de 0 a 3 anos.

Beneficiários Indiretos:

Famílias e sociedade em geral.

Resultados:

Critérios de mensuração dos resultados- Pesquisa de Satisfação - anexo.

Anexos

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