Banco de Projetos

Projeto Empreende Bituruna

Ano / Edição: 2019
Município: Bituruna
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Município de Bituruna

Diagnóstico

As escolas da rede municipal de ensino promovem o atendimento de crianças de 05 a 10 anos de idade, sendo que nesta fase é necessário o estimulo ao desenvolvimento de diversas habilidades, dentre elas o empreendedorismo, visto que a educação financeira é fase essencial no desenvolvimento e formação de um indivíduo consciente constatou-se a necessidade de implementar ferramentas lúdicas que despertem o interesse e curiosidade dos alunos concomitantemente com o aprendizado e fortalecimento de habilidades empreendedoras dos estudantes, e ainda integrar a comunidade em tais atividades.

Descrição

Entrega dos Kits Escolares do início do ano foi transformada em um projeto que fomenta em nossos alunos os comportamentos empreendedores, porém de uma maneira lúdica, e de proximidade com a necessidade do aluno para o ano letivo. Lembramos que empreender é também desenvolver sonhos (Dolabela, 2003). E através de uma educação empreendedora o aluno é proporcionado a desenvolver habilidades e competências pessoais, a trabalhar em equipe, cooperar, e experienciar situações da realidade, obtendo um aprendizado mais significativo.
O município de Bituruna estará disponibilizando os materiais escolares, que serão utilizados durante o ano através do Aplicativo denominado POUPEUP.

Objetivos

Gerais:

Promover ludicamente a entrega dos Materiais Escolares ofertados aos alunos das Escolas Municipais no inicio do ano letivo, buscando a valorização do material e sua necessidade real em sala de aula, estimulando o uso das tecnologias e os comportamentos empreendedores como elo de aprendizado.

Específicos:

• Investir no processo de educação;
• Despertar o interesse do aluno para empreender mediante um valor adquirido desenvolvendo seu aprendizado;
• Incentivar a necessidade de economia e disciplina financeira;
• Formar sujeitos autônomos;
• Criar mecanismos de troca e de aprendizado ao adquirir os materiais escolares;
• Estimular a importância pelo cuidado dos materiais escolares;
• Promover o contato com a tecnologia;

Metas a atingir:

• Criação do Aplicativo através do evento HACKHATON BITURUNA, uma maratona de 24 horas, com equipes inscritas de várias regiões;

• Aplicativo POUPEUP, para realizar a aquisição dos materiais de modo virtual;

• O Projeto será desenvolvido da seguinte maneira: A Prefeitura Municipal de Bituruna junto com a Secretaria Municipal de Educação estarão disponibilizando os materiais escolares, que serão utilizados durante o ano através do Aplicativo denominado POUPEUP.

• Os Professores irão apresentar em sala o que cada turma pode adquirir de material escolar podendo realizar um planejamento conforme a necessidade do aluno, ou em consenso com a necessidade da turma. Também apresentará o valor de cada material para que o aluno tenha uma prévia, e planeje seu gasto. Desta forma o aluno pode gastar diante sua necessidade, ou poderá economizar, guardando sua quantia para utilizar em outros momentos.

• Cada aluno da rede Municipal depois de concluir a atividade lançada pela mantenedora estará recebendo um valor para poder adquirir os materiais, que será denominado de BITURUNECAS. Seguindo os seguintes critérios:


• O valor fictício da moeda para o projeto será de 1(uma Bituruneca), 2 (duas Biturunecas) e 5 (cinco Biturunecas), sendo está moeda virtual;



• O valor que cada aluno receberá em Biturunecas dependerá das atividades concluídas pelos alunos conforme suas turmas, que será lançada no Aplicativo POUPEUP pelos professores e monitorado pela mantenedora:
Infantil IV
Infantil V
1º Ano
2° Ano
3º ano
4º Ano
5º Ano
Classe Especial

• Materiais escolares disponibilizados no aplicativo POUPEUP pela Secretaria Municipal de Educação e seus valores:
Item Valor/Unidade
Caderno de Desenho 2,00
Caderno de Linguagem 2,00
Caderno de Aritmética 2,00
Caixa de Lápis de Cor 5,00
Borracha 1,00
Lápis 2,00
Cola Branca 3,00
Régua 1,00
Caneta 2,00
Massinha de Modelar 5,00
Tinta Guache 5,00

• Repassar as Escolas Municipais, o projeto para apreciação e conhecimento;
• Realizar um trabalho junto às coordenadoras para orientar os professores quanto ao desenvolvimento do projeto.

Cronograma

Físico:

O projeto será aplicado durante o ano letivo e sempre que os alunos necessitarem do material.

Financeiro:

As despesas com o projeto serão realizadas ao longo do ano letivo.

Orçamento:

R$ 37.0000,00

Beneficiários Diretos:

Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental Séries Iniciais da Rede Municipal de Educação de Bituruna

Beneficiários Indiretos:

Além dos estudantes diretamente beneficiados a comunidade escolar como um todo sentirá os impactos positivos desta atividade, englobando-se aqui as famílias, que além do aprendizado e interação entre pais e filhos, é possível aos responsáveis pelos estudantes acompanhar o desenvolvimento e comportamento destes através do software, além de receberem gratuitamente materiais de qualidade para o uso cotidiano por parte dos estudantes.

Resultados:

Até a presente data foi possível constatar forte adesão ao projeto por parte dos estudantes e suas famílias, de modo que a educação financeira e o espirito empreendedor são fortalecidos de forma lúdica.

Anexos

Banco de Projetos