Banco de Projetos

Educação do Futuro

Ano / Edição: 2013
Município: Engenheiro Beltrão
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Engenheiro Beltrão

Diagnóstico

Diante das discussões entre os profissionais da Educação, no que diz respeito às dificuldades de aprendizagem na alfabetização, séries iniciais, Educação de Jovens e Adultos e a inserção de uma segunda língua, por parte dos discentes surgiu à necessidade em apresentar recursos para minimizar tal problemática, dessa forma a Gestão municipal juntamente com a Secretaria da Educação buscou parceria com o Governo Federal para a adesão do projeto UCA.

Descrição

O projeto conta com 370 netbooks, distribuídos entre professores e alunos da rede municipal de ensino. Foram adquiridos através do Programa Prouca do Governo Federal que tem por objetivo atender todos os alunos matriculados nos 3º e 4º anos do ensino fundamental. Dessa forma cada aluno receberá um computador (netbook) e por meio deste se conectará à página do projeto que está disponível na internet no endereço www.engenheirobeltrao.pr.gov.br/edfeb/ site oficial do projeto. Nesta página, os alunos poderão acessar o link e se conectar ao ambiente moodle e rever conteúdos da matéria em que está tendo dificuldades. Além disso, os alunos ainda poderão receber gratuitamente aulas de inglês com um simples toque no computador.

Objetivos

Gerais:

Integrar os alunos da rede pública municipal 24 horas ao estudo através da internet, pelo provedor municipal Ebonline, que oferece sinal gratuito, de modo a contribuir com a minimização das dificuldades de aprendizagem e acesso a uma nova língua.

Específicos:

 Utilizar os recursos computacionais para explorar práticas pedagógicas nas diversas disciplinas, proporcionando aos alunos aulas de reforço e inglês;  Implementar alternativas de utilização dos recursos computacionais para o enriquecimento da prática do professor e aluno;  Possibilitar aos gestores, professores e alunos a tecnologia da Informação e Comunicação como recursos inovadores de forma que contribuam para resolução de problemas relacionados o processo ensino e aprendizagem.

Metas a atingir:

- Erradicação do analfabetismo no município de Engenheiro Beltrão; - Possibilitar o reforço escolar para os alunos das séries iniciais; - Inclusão digital dos alunos da rede municipal; - Oportunizar o acesso a língua estrangeira.

Cronograma

Físico:

Atividade J F M A M J J A S O N D Manutenção dos Netbooks X X Entrega dos Netbooks X Gravação da Aulas X X X X X X X X X Disponibilidade da aulas no Ambiente Moodle X X X X X X X X X X X X Acesso Dos Alunos No Ambiente Moodle X X X X X X X X X X X X Assessoria Técnica e Pedagógica X X X X X X X X X X X X Recolhimento dos notbooks para manutenção X X X X X X X X X X X X

Financeiro:

-

Orçamento:

16.000,00

Beneficiários Diretos:

8.000,00

Beneficiários Indiretos:

0,00

Resultados:

Comunidade escolar gestores, pais, professores e alunos beneficiando do universo tecnológico. Professores e alunos utilizando os recursos computacionais na prática da sala de aula, contribuindo de forma significativa no processo ensino e aprendizagem.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos