Banco de Projetos

Projeto Integração

Ano / Edição: 2013
Município: Engenheiro Beltrão
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Engenheiro Beltrão

Diagnóstico

O município de Engenheiro Beltrão conta com três distritos administrativos populosos (Figueira d´oeste, Sertãozinho e Ivailândia). Além disto, conta com algumas regiões com número significativo de famílias vulneráveis socialmente. Para atingir a todas as famílias necessitadas com ações de serviço social e afins é necessário articulação integrada entre diversos entes que favoreçam as ações.

Descrição

O projeto consta de levantamento de entidades, como escolas, associações, sindicatos, secretarias e afins, com responsáveis que possam responsabilizar-se em organizar os participantes para participação de eventos de interesse público, particularmente os voltados à ações de serviço social. Dentro do calendário anual de serviço social, são desenvolvidas ações como campanhas de arrecadação, conscientização e afins. Nestas ações, as entidades participantes do projeto colocam-se em mobilização para participação dos membros.

Objetivos

Gerais:

Mobilizar as entidades existentes no município para ações que visem beneficiar o cidadão, principalmente o vulnerabilizado pela pobreza.

Específicos:

Criar uma rede de integração com a participação de várias entidades municipais para atuação no âmbito de auxilio nos trabalhos da secretaria, fazendo com que as ações realmente atinjam todas as famílias que necessitam de atendimento social.

Metas a atingir:

Inscrição e participação de pelo menos 50 instituições, entidades, associações, sindicatos, secretarias e afins, a fim de que 100% das famílias do município possam conhecer e utilizar os programas sociais e demais.

Cronograma

Físico:

O projeto é mantido pela secretaria de assistência e desenvolvimento social, utilizando de sua estrutura física. Além da estrutura da secretaria, são utilizados recursos do fundo municipal de assistência social para manutenção do programa, como faixas, camisetas e demais materiais necessários para as ações.

Financeiro:

Como as ações já são as realizadas pela secretaria de assistência social, os recursos utilizados exclusivamente para o projeto são mínimos, pois consta apenas de camisetas de divulgação, faixas e outros materiais. Camisetas (anual): 2.000,00 Materiais de divulgação mensal: 200,00 Telefone para contato mensal: 200,00 Lanches para reuniões mensal: 200,00

Orçamento:

Fundo municipal de assistência social

Beneficiários Diretos:

O município contara com uma rede integrada para melhor alcance de suas ações.

Beneficiários Indiretos:

As famílias vulneráveis estarão sendo atingidas pela ação, seja por meio da secretaria apenas, como também por meio das diversas entidades participantes.

Resultados:

Com o apoio destas entidades cadastradas como participantes do projeto, foram arrecadados mais de 6.000 peças de agasalhos, doados para mais de 500 famílias do município, que foram cadastradas como famílias carentes que demandam atendimentos sociais. Também será realizado a campanha de iluminação da cidade e enfeites natalinos, com a participação de 25 entidades, que estarão envolvendo os participantes em trabalhos com materiais recicláveis, incentivando a reciclagem e a separação de lixo reciclável.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos