Banco de Projetos

Sustentabilidade na Escola, uma parceria de sucesso!

Ano / Edição: 2019
Município: Mandaguari
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A Escola Municipal Francisco Romagnole Júnior na cidade de Mandaguari está inserida em um contexto social e econômico de baixo poder aquisitivo e através das aulas de Pedagogia Empreendedora buscamos práticas que estimulem um olhar empreendedor em nossos educandos de transformar suas realidades por meio dos conhecimentos adquiridos na escola.
A escola atende a 250 crianças em tempo integral. Temos também na escola a Classe Especial que atende alunos com déficit intelectual, estes alunos também participam das aulas de Pedagogia Empreendedora.
Nossos alunos são em sua maioria crianças com poucos recursos financeiros, alguns apresentam dificuldades no comportamento, enfrentamos algumas situações de agressividade, observamos também que as famílias de alguns alunos enfrentam muitos problemas com violência familiar, o uso de drogas e isso acaba refletindo no comportamento de nossos alunos dentro da escola e influenciando em seu processo de aprendizagem.

Descrição

Diante desta realidade temos a visão de que precisamos ampliar o currículo para além dos muros da escola. Temos muitos alunos da zona rural e um ex aluno que junto com a sua família cultiva uma horta e tem isso como fonte de renda familiar. Tivemos a iniciativa de aproveitarmos essa realidade para valorizar nossos produtores rurais e mostrar a história do nosso aluno empreendedor que enfrentou muitas dificuldades, foi persistente, precisou e precisa até hoje traçar objetivos, estabelecer metas, reorganizar situações quando as mesmas não saem como o planejado. Trazer a história do nosso aluno é um fator motivador, pois somos de cidade pequena onde quase todos se conhecem, e valorizar quem um dia já fez parte da nossa escola é algo fantástico pois abre um leque de oportunidades para os nossos alunos.
Através da visita na propriedade do nosso ex aluno um jovem empreendedor David Gavioli, que cultiva no sítio da família uma horta e vende em feiras de cidades vizinhas, os alunos foram tirando dúvidas previamente elaboradas através de perguntas feitas com a ajuda da professora de Pedagogia Empreendedora sobre como o empreendedor rural iniciou suas atividades, quais foram às dificuldades e como ele as superou, sobre como fazer o plantio, adubação e irrigação. Essa visita foi muito importante para que os alunos buscassem informações e vissem de perto o sistema de irrigação, as máquinas trabalhando e o manejo com a terra, conheceram a estufa, viram as hortaliças bem pequenininhas até a etapa da colheita.
Observando os espaços da escola, percebemos que havia um grande espaço, onde não existia nada e o mato insistia em aparecer, resolvemos então transformar aquele espaço em uma horta. Com a ajuda de alguns voluntários fizemos a pintura dos muros e os canteiros para começar o plantio.
A segunda etapa foi implantar a compostagem na escola, através de estudos e observação percebemos que uma grande quantidade de lixo orgânico ia para o lixo e esse fator tem um grande impacto no meio ambiente. É fundamental destacar que antes da implantação da composteira na escola todo o lixo orgânico como os restos de alimentos, verduras e legumes que são consumidos no almoço da escola ia para o lixo.
A possibilidade da reciclagem do lixo orgânico na escola só traz vantagens para o meio ambiente, já que reduz o custo operacional de coleta pública, reduz desperdício de recursos, o composto é riquíssimo para as plantas, o adubo produzido é utilizado na própria horta da escola.
Neste processo buscamos apoio junto ao agrônomo da prefeitura que deu palestras para os alunos sobre compostagem e a importância de se dar um destino certo para o lixo orgânico pontuando como o descarte incorreto prejudica a natureza. Essas palestras, com parceiros locais, foram fundamentais para implantarmos o uso da composteira na escola.
Tendo esse planejamento e envolvendo pessoas especializadas esperamos assegurar a continuidade das ações, mobilizando também os pais através dos alunos que passam as informações e experiências realizadas na escola. Planejamos também para acontecer durante o ano uma palestra voltada para os pais sobre o uso da composteira caseira e sobre o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto do lixo orgânico, nesse sentido vamos contar como apoio do agrônomo da prefeitura, e a realização de um minicurso realizado pelos próprios alunos ensinando os pais a fazerem a composteira doméstica, dinamizando assim mais resultados.
Os restos de comida, cascas de ovos, folhas de vegetais e legumes que antes iam para o lixo agora se tornam adubo para nossa horta - Visando estimular nossos alunos, a professora desenvolveu junto às crianças do quarto e quintos anos da escola, equipes para estudar mais a fundo o uso da composteira e passar as informações para as funcionárias da cozinha para que desta forma os mesmos adquirissem autonomia para transmitir as informações, como somos uma escola integral integramos também a disciplina de informática onde pedimos para a professora ajudar nossos alunos a montar durante as aulas slides sobre a compostagem para que os mesmos fizessem apresentação para as cozinheiras. A partir de então nossas cozinheiras já iniciaram a separação das sobras de alimentos, cascas de ovos, cascas de frutas e legumes para serem utilizados na composteira.
O aprendizado advindo destas ações empreendedoras dentro do projeto trouxeramreflexões sobre ações possíveis para reduzir o tamanho do impacto sobre os recursos naturais e sobre o planeta, sobre os pontos positivos e negativos no meio ambiente escolar - A importância do planejamento e monitoramento, pois para que o Projeto cresça é necessário sempre estar atento, estabelecer novas metas e objetivos.
Com projeto da composteira buscamos reduzir ao máximo o lixo orgânico que antes era jogado fora. Através da compostagem vimos que poderíamos produzir o adubo orgânico para ser utilizado na nossa horta.
Buscamos parceria com uma empresa da cidade que fez a doação de um recipiente e a instalação de uma calha para a captação da água da chuva para que esta seja utilizada na irrigação da horta.
O Projeto também enfatiza a importância de uma alimentação saudável, estimula a produção e o cultivo sem uso de agrotóxicos, e com isso incentivou também os pais a terem pequenas hortas em suas casas.

Objetivos

Gerais:

Promover ações para o cultivo de uma horta na escola, viabilizando o uso da composteira dando aos nossos alunos a possibilidade de observar na prática a importância da reciclagem de materiais orgânicos diminuindo a poluição e danos ambientais e diminuindo também os resíduos no aterro sanitário. Com essas ações queremos mostrar para os nossos alunos como em um espaço pequeno de terra podemos plantar, colher e ajudar a natureza reciclando o lixo orgânico e reaproveitando a água da chuva.

Específicos:

• Valorizar as pessoas que trabalham no campo no manuseio da terra.
• Viabilizar ações de reaproveitamento de água e material orgânico (Composteira) para serem utilizados na horta.
• Sensibilizar nossos alunos no sentido de uma alimentação saudável
• Fortalecer a relação entre escola e comunidade, deixando que os mesmos participem do preparo da horta bem como receba hortaliças da mesma e participe ativamente da preparação da composteira.
• Incutir em nossos alunos a visão de aproveitamento de pequenos espaços para cultivar uma horta
• Reconhecer-se como parte integrante do meio ambiente.
• Diminuir o impacto ambiental

Metas a atingir:

• Desenvolver em nossos alunos atitudes de cuidado e a consciência de que quando reciclamos os resíduos orgânicos ajudamos o meio ambiente e evitamos que esses dejetos sejam jogados no aterro sanitário.
• Promover atitudes que auxiliem nossos educandos na prática para que o conhecimento e a aprendizagem realmente aconteçam. Observando nossa sociedade de consumismo elevado, desperdício, exploração dos recursos naturais do planeta e através do cuidado com a horta podemos demonstrar para os nossos alunos como pequenas práticas podem contribuir com o meio ambiente.
• Estimular a participação de pais, alunos, professores, funcionários, ex alunos e comunidade para a trabalhar em um bem comum na escola

Cronograma

Físico:

O Projeto é realizado da seguinte maneira:
• Acompanhamento diário feito pela professores e equipe da escola da horta e da composteira.
• Cuidados diários como aguar, tirar o mato, colocar o lixo orgânico na composteira

Financeiro:

Os gastos com o Projeto são extremamente baixos já que compramos apenas as sementes e mudas para o replantio. Produzimos nosso próprio adubo e aproveitamos a água da chuva através da captação para fazermos a irrigação da horta.

Orçamento:

Despesa com pessoal: gastos com uma professora de pedagogia empreendedora- R$ 1662,70 mensal
Material: Aquisição de mudas de hortaliças e sementes.R$ 55,00 bimestral

Beneficiários Diretos:

267 alunos da Escola Francisco Romagnoli Junior

Beneficiários Indiretos:

-A comunidade escolar;
-Os pais dos alunos;
- O meio Ambiente.

Resultados:

Nossa primeira produção foi incrível as verduras deram para abastecer o almoço da escola e o que sobrou como foi nossa primeira colheita os alunos deram a sugestão de doar para a comunidade ao redor da escola. Essa doação tinha como objetivo divulgar o Projeto que estava sendo desenvolvido na escola. Divulgamos as fotos do nosso Projeto na página da prefeitura, na internet, e entregamos panfletos para os pais com todas as etapas do Projeto.
As medidas foram tomadas para fazer com que o Projeto ficasse conhecido e que mais pessoas se interessassem pelo mesmo e implantasse o uso da composteira doméstica.
Os alunos ficaram encantados com o retorno positivo da comunidade, até pequenos empresários ficaram interessados em comprar parte da produção da horta para utilizar em lanchonete e padaria que fica localizada perto da escola, e muitos agricultores se interessaram no processo da compostagem.
Com estas ações nossos alunos perceberam como uma ideia pequena, pode se tornar grandiosa, e que com esforço o planejamento é possível obter resultados. A cultura da cooperação no ambiente de aprendizagem incluindo nossos alunos de Classe Especial, lidando com as diferenças e respeitando o tempo de aprendizado de cada um e seus limites. Foi perceptível a satisfação das crianças em conhecer a história de um ex aluno da nossa escola que conseguiu se tornar um empreendedor, que há possibilidades e oportunidades em nossa comunidade.
O sucesso foi tanto que outras escolas vieram conhecer a horta para também implantar nas suas escolas, e esse fato despertou em nossos alunos um sentimento de auto realização, autoconfiança e comprometimento com o processo do projeto desde o início no sentido do projeto sair dos muros da escola e ganhar novas proporções junto à comunidade e famílias.
Temos também a pretensão de estender para as outras escolas o uso da composteira diminuindo ainda mais o impacto ambiental em nossa cidade.
Estabelecemos a meta de fazer da nossa horta um Projeto contínuo, fazer com que a comunidade se envolva cada vez mais, mostrar para os nossos alunos a repercussão que o Projeto teve em toda cidade e as vantagens que tivemos com a mesma.
Nossa intenção também é a sensibilização da comunidade escolare que os conhecimentos adquiridos durante as palestras ou visitas fossem repassados para os pais.
Tivemos a visita de vereadores que gostaram do projeto, ouviram as crianças explicando sobre o Projeto, estes vereadores disseram que vão através de parceria com a nossa escola e com a prefeitura fazer no nosso bairro que tem um grande espaço embaixo de uma rede de alta tensão que não pode ser construído nada fazer uma horta comunitária, desta maneira transformar também o bairro.

Anexos

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