Banco de Projetos

PROJETO MINI CIDADE DE TRÂNSITO

Ano / Edição: 2019
Município: Paranavaí
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal

Diagnóstico

Considerando que anualmente, no mundo, mais de 1 milhão e trezentas mil pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito e que mais de 30 milhões de pessoas ficam lesionadas e muitas tornam-se deficientes pelo resto da vida;
Considerando que no Brasil, mais de 40 mil vidas são perdidas anualmente e cerca de 500 mil pessoas ficam feridas (40% com lesões definitivas). A maior parte das vítimas são homens entre 15 e 45 anos e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 260 mil crianças morrem por ano, em todo mundo, vítimas de acidentes de trânsito;
O projeto desenvolvido pela Escola Pública de Trânsito do Detran-PR em parceria com a Diretoria de Trânsito e Secretaria de Educação de Paranavaí, busca prevenir e conscientizar alunos da rede municipal para exercício da cidadania.

Descrição

Em parceira com as instituições abaixo relacionadas, fora construído um espaço de aprendizado prático para exercer a cidadania desenvolvendo os direitos e deveres no ambiente trânsito, simulando uma via comum da cidade, com placas indicativas, sinalização horizontal, ciclovias e calçadas. Os alunos da rede municipal vivenciam experiências em campo, tornando as lições mais eficientes e divertidas. O comprometimento do Detran-PR com os parceiros da Diretoria de Trânsito e da Secretaria de Educação de Paranavaí enfatizam a importância do trânsito como parte integrante do cotidiano das pessoas em relação a sua necessidade de locomoção, comunicação e, sobretudo, convívio social no espaço público, buscando sensibilizar os educandos quanto a importância de agir com consciência e responsabilidade no ato de transitar tendo como respaldo a aquisição de valores, posturas e atitudes na conquista de um ambiente solidário e pacífico entre os indivíduos, uma vez que o trânsito não necessita somente de leis e normas, mas também de amor à vida, solidariedade, respeito e amor ao próximo.
Durante o ano letivo - às quartas-feiras: 9h e às quintas-feiras: 14h

A Secretaria de Educação de Paranavaí elabora todo o cronograma de agendamentos com as turmas durante o ano, repassando ao setor de transporte que por sua vez é responsável pela logística do projeto.
Chegando à Ciretran, os alunos passam pela instrução teórica que é de responsabilidade da Escola Pública de Trânsito do Detran-PR. Para finalizar a visita, os alunos aprendem na prática utilizando a estrutura da mini cidade da 14ª Ciretran com apoio de um agente de trânsito da Diretoria de Trânsito de Paranavaí.


Parceiros:
14º Ciretran de Paranavaí – Av. Martin Luther King s/n
Escola Pública de Trânsito – Detran-PR – Sede: Av. Victor Ferreira do Amaral 2940 – Curitiba
Diretoria de Trânsito- Paranavaí -
Secretaria de Educação de Paranavaí
Prefeitura de Paranavaí

Objetivos

Gerais:

- Conscientizar sobre a valorização da vida;
- Sensibilizar os alunos da rede municipal para que adotem posturas no transito que assegurem sua vida e dos demais munícipes;

Específicos:

- Promover práticas que oportunize às crianças que sejam as multiplicadoras dos saberes adquiridos nas experiências vividas em campo na mini cidade e que possam disseminar essas informações para amigos e familiares objetivando a formação de uma geração de condutores exemplares.
- Instruir os estudantes sobre quais as melhores formas de se comportar no trânsito para a promoção de um ambiente mais seguro nas vias.
- Desenvolver atividades diversificadas, contribuindo, dessa maneira, para melhorar a convivência e a valorização dos direitos humanos dentro e fora da escola, tendo como instrumento a Educação para o Trânsito.
- Contribuir com o processo ensino-aprendizagem através de práticas, pois o educador necessita criar ambientes e situações que gerem a construção do conhecimento, que possibilitem o pensamento do aluno e acompanhá-lo.

Metas a atingir:

O Projeto propõe colaborar para que haja um novo significado para a aquisição dos conhecimentos. Os projetos são oportunidades excepcionais, pois contribuem na formação do cidadão crítico, criativo, capaz de estabelecer relações com o meio em que vive, sendo atuante, responsável e comprometido com o que faz, por isso o projeto acima descrito tem sido acompanhado e avaliado durante o ano todo pela Escola Pública de Trânsito do Detran PR e parceiros a fim de que haja sempre o compromisso com a qualidade e principalmente contribuir com o desenvolvimento de ações práticas de prevenção de acidentes de trânsito de modo a baixar drasticamente os números de acidentes no município de Paranavaí.
A meta a ser atingida de participação de alunos anualmente será 900 alunos. Um total de 4.500 ao final do projeto.

Cronograma

Físico:

Durante o ano letivo - às quartas-feiras: 9h e às quintas-feiras: 14h temos turmas agendadas para execução do projeto.
OBS: Anexo o cronograma modelo das turmas de 2º ano.

Financeiro:

A Secretaria Municipal de Educação cabe o transporte dos alunos até a Mini cidade para execução do projeto.

Orçamento:

Orçamento previsto conforme dotação orçamentária.

Beneficiários Diretos:

Alunos matriculados na rede municipal de educação e seus respectivos professores. A rede municipal contempla aproximadamente 8.800 de educação infantil ao 5º ano e todos alunos dos anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) passarão pelo projeto.

Beneficiários Indiretos:

A família dos alunos matriculados na rede municipal, bem como os usuários do trânsito que participam das blits educativas realizadas pelos alunos nas ruas da cidade.

Resultados:

Esperamos que a criança compreenda e transmita a família a importância de atitudes da educação no trânsito, bem como, faça intervenção junto a família (pai, mãe e irmãos) em momentos que perceba infrações sendo cometidas e que coloque o aprendizado em prática no futuro.

Anexos

Banco de Projetos