Banco de Projetos

Projeto Academias de Saúde "Vidas que seguem"

Ano / Edição: 2019
Município: Nova Tebas
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Nova Tebas

Diagnóstico

O município de Nova Tebas possui 7.398 habitantes de acordo com os dados do IBGE (2010) onde mais de 21,1% da população são as pessoas da melhor idade que passam pelo processo de envelhecimento e de mudanças nas capacidades físicas, comprometendo o desempenho nas atividades funcional e da autonomia. Neste contexto as mudanças de estilo de vida e consequentemente o sedentarismo acarretaram em modificações no perfil de doenças deste público, no qual as doenças crônicas passaram a ser as principais causas de morte.

Descrição

O Projeto Academias de saúde contam com atividades especificas para atender o público de idosos, a qual surgiu das necessidades de promover entre os idosos práticas de atividades físicas dentro do contexto de ações de promoção da saúde, a fim de reduzir, controlar e prevenir doenças crônicas e colaborar com o processo de envelhecimento, priorizando o incentivo a hábitos saudáveis, momentos de atividade física, socialização, cultura, lazer e redução e controle de doenças crônicas.

Objetivos

Gerais:

Com o intuito de colaborar com o processo de envelhecimento e reduzir o acometimento de diversas doenças crônicas surgiu a necessidade de impulsionar as academias de saúde a fim de promover atividades físicas regular e adoção de um estilo de vida ativo com hábitos saudáveis, que são utilizados como prevenção primaria para várias doenças crônicas além de contribuir para o controle das mesmas.

Específicos:

• Integrar os idosos em um ambiente favorável para socialização e práticas de atividades físicas;
• Aumento na qualidade de vida;
• Incentivar hábitos saudáveis;
• Contribuir para a melhoria no processo de envelhecimento;
• Contribuir para mudanças nas capacidades físicas;
• Diminuir o uso de medicamentos, incentivando a prática da saúde preventiva;
• Diminuir o risco de quedas;
• Diminuir casos de doenças crônicas (ex: depressão, colesterol, pressão arterial alta, entre outros).

Metas a atingir:

A meta que esta sendo atingida de atendimento a 157 usuários idosos em três polos de atendimento (Nova Tebas, Catuporanga e Poema) e 1056 atendimentos no mês, pretendendo-se aumentar os atendimentos para 10% até 2020 e atender as academias de saúde ao ar livre nas comunidades de São Jose Do Paraíso, Bela Vista, Vila Rural Esperança, Volta Grande

Cronograma

Físico:

O cronograma físico para realizar as atividades que compõem o projeto das academias ocorrerão mensalmente.

Financeiro:

As ações da academia de saúde são todas concentradas nos polos e buscando não utilizar recursos além dos liberados pelo governo Federal, conforme pode ser observado na tabela 1 em anexo. Porém os recursos para manutenção do prédio como reformas ou gastos extras, serão utilizados dos recursos livres da Prefeitura de acordo com a necessidade.

Orçamento:

Os valores a serem gastos com as academias em 2019, constam na dotação orçamentaria do município, conforme observado anteriormente.

Beneficiários Diretos:

Beneficiários diretos serão as 157 pessoas idosas nos três polos de atendimento, e nas cinco academias de saúde totalizando 1256 atendimentos. Além do acesso à academia, qualidade de vida, melhorias no processo de envelhecimento e no desempenho de atividades funcional, combate a doenças crônicas, sedentarismo e integração com a sociedade.

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente toda a população é beneficiada com a melhoria da saúde dos idosos ofertada pela academia de saúde. Além dos idosos as academias de saúde atendem os públicos de crianças, jovens e adultos, buscando ofertar espaço de qualidade para a prática de exercícios físicos, profissionais adequados, diminuição da frequência das unidades de saúde devido ao trabalho de prevenção de doenças e a diminuição de medicamentos.

Resultados:

Os resultados obtidos até o presente momento foram as mudanças da qualidade de vida da população idosa que frequenta a academia, a redução de doenças crônicas e menor uso de medicamentos, além das melhorias do corpo e na mente dos mesmos em relação as atividade diárias e socialização. Também percebeu-se o menor número de consultas nas unidades de saúde, a melhores condições motora para as pessoas com Parkinson, a melhoria no processo de envelhecimento para execução de atividades funcionais e o acesso as ferramentas de prevenção à saúde física e psíquica pelas pessoas mais carentes do município. O sorriso no rosto e a alegria de saber que a vida segue.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos