Banco de Projetos

Programa contra Drogas e Violência - Procondev

Ano / Edição: 2019
Município: Fazenda Rio Grande
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A quantidade de crianças e jovens na sociedade envolvidas com algum tipo de entorpecente ou vitimas de violência, gerada pelo uso destas drogas, vem em uma crescente constante.

Descrição

O PROCONDEV é um programa preventivo ao uso de drogas e a prática da violência, sua finalidade é evitar que crianças e pré-adolescentes em fase escolar iniciem o uso das mesmas. O objetivo é proporcionar estratégias de conscientização e prevenção no ambiente escolar para o combate ao uso de drogas e a disseminação da violência, reforçando os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade.

Objetivos

Gerais:

Desenvolver no sistema educacional do Município, a prevenção ao uso de drogas e à violência, em escolas da Rede Pública Municipal, Estadual e Particular, através de recursos didáticos e pedagógicos, inerentes aos temas.

Específicos:

Desenvolver a consciência dos alunos, em relação as drogas e a violência, priorizando a moral e os bons costumes;  Prevenir a criminalidade, uma vez que os crimes violentos estão ligados ao tráfico de drogas;  Fortalecer a imagem da segurança (Guarda Municipal) com a comunidade.

Metas a atingir:

Atender a todos os alunos que encontram-se matriculados na rede municipal de ensino, atingindo desta forma, a comunidade em geral, na prevenção ao uso de álcool, drogas e violência.

Cronograma

Físico:

O programa terá 10 (dez) etapas, que serão ministradas na sala de aula, uma vez por semana, ao longo de um semestre letivo, com duração de no máximo 60 (sessenta) minutos cada, contando com a presença de um professor regente em cada sala. Serão distribuídos para os educandos, apostilas que tratem dos problemas de violência e tóxicos tratados no PROCONDEV. Ao término das aulas, os educandos receberão o certificado e material de divulgação do programa, havendo inclusive formatura. O Chefe do poder Executivo nomeará através de Portaria, o Coordenador do programa de que trata a Lei, sendo que as funções do cargo de coordenador serão de relevante interesse público e o exercício do mesmo não será remunerado.

Financeiro:

Julho/2019 - Aquisição das apostilas;
Julho/2019 - Aquisição das camisetas;
Novembro/2019 - Aquisição de material de consumo para a formatura;
Novembro/2019 - contratação de empresa para serviço de locação de palco e sonorização para a formatura.

Orçamento:

Para 2019, previsão de R$ 52.500,00

Beneficiários Diretos:

Educandos matriculados nas turmas dos quintos anos da rede Pública Municipal.

Beneficiários Indiretos:

Famílias dos educandos e comunidade, moradores nas regiões do município de Fazenda Rio Grande.

Resultados:

Proporcionar o conhecimento sobre os malefícios que as drogas podem causar à vida das pessoas, além de conhecer quais estratégias para se desviar e resistir ao uso das drogas, que podem destruir você, sua família e amigos.

Anexos

Banco de Projetos