Banco de Projetos

Karatê no Esporte

Ano / Edição: 2019
Município: Guaratuba
Função de Governo: Desporto e Lazer

Administração Indireta:

Secretaria Geral

Diagnóstico

O karatê é uma arte marcial milenar, que prioriza a formação do praticante como um todo, onde em seus treinos é trabalhado além dos exercícios físicos, a disciplina e formação do caráter, pensando nisso, a prefeitura municipal de Guaratuba, criou o projeto “karatê no esporte”, que visa desenvolver o karatê para crianças e adolescentes, nos períodos de contra turno escolar.

Descrição

O projeto “Karatê no esporte” foi implantado no município de Guaratuba no final do ano de 2017, o mesmo é desenvolvido em contra turno escolar, e atende crianças e jovens de 5 à 16 anos, as aulas de karatê são gratuitas e voltadas para estimulação física e neural.

Objetivos

Gerais:

Oportunizar as crianças e jovens do município de Guaratuba a prática do karatê.

Específicos:

- Através do karatê, realizar a inclusão e sociabilização de crianças e jovens;
- Minimizar os efeitos do sedentarismo na faixa etária trabalhada;
- Estimular o desenvolvimento e evolução através de trocas de faixa e campeonatos;
- Melhorar a qualidade de vida do público trabalhado;
- Desenvolver habilidades físicas e cognitivas nos praticantes de karatê;
- Estimular a disciplina, respeito, concentração e formação do caráter do indivíduo;

Metas a atingir:

As metas são definidas pelo slogan do projeto, que é formar campeões na vida e nos tatames, e também disponibilizar o karatê para o maior número de pessoas possível.

Cronograma

Físico:

Cronograma
As aulas são realizadas em dois ginásios de bairros diferentes da cidade de Guaratuba

Ginásio de esportes Governador José Richa (Centro)
Terça e quinta-feira
10:30hs às 11:30hs
Segunda e quarta-feira
14:00hs às 15:00hs

Ginásio de esportes Irineu Lopes (Coroados)
Segunda e quarta-feira
10:00hs às 11:00hs
Terça e quinta- feira
14:00hs às 15:30hs

Financeiro:

Contamos com a disponibilidade de materiais da secretaria municipal de esportes e lazer de Guaratuba, que dispõe de um funcionário público para coordenar o projeto.

Orçamento:

Os gastos com o projeto incluem a compra de materiais para o karatê, como tatame, quimonos, aparadores de chute, luvas e etc.
Além do auxílio com transporte dos alunos para eventos (campeonatos, trocas de faixa)

Beneficiários Diretos:

O aluno praticante do karatê, pois através da arte marcial, ele vai desenvolver uma série de qualidades físicas e cognitivas, além de desfrutar de uma grande mudança em seu cotidiano, onde o mesmo através do karatê, vai adquirir disciplina, qualidade de vida, auto-confiança, honestidade, força, concentração, dentre outros benefícios que através do treino do karatê o mesmo possa adquirir.

Beneficiários Indiretos:

Toda a população envolvida com o projeto, uma vez que o aluno praticante do karatê, além de desenvolver as qualidades da arte marcial (qualidade de vida, auto-confiança, concentração, disciplina, assiduidade, honestidade e etc..), também estimula os familiares e amigos para adquirir bons hábitos. No ambiente escolar, os professores e equipe pedagógica poderão observar de uma grande melhora no desempenho e na disciplina do aluno praticante do karatê.

Resultados:

O projeto “karatê no esporte”, em novembro irá completar 2 anos, e até o momento já alcançou 300 praticantes, desses, graduaram-se 200 alunos. Houve uma mudança significativa no comportamento social dos praticantes, além de uma grande melhora na saúde dos mesmos.
Além de alcançar um grande número de praticantes, o karatê também conta com um baixo índice de desistência, onde 70% dos alunos que iniciam as aulas, dão continuidade à sua prática.
A prioridade do projeto é a formação da pessoa como um todo, porém, incentiva-se sempre a evolução do aluno, como atleta, onde 2 vezes por ano é realizado exames para troca de faixa, e o incentivo para a participação em campeonatos. Desde o início do projeto alguns alunos participaram de 3 competições:
- Campeonato brasileiro de karatê shubu do (ranking nacional) 2018: 2 medalhas de prata (katá)
- Copa de katá Rafael Greca de Karatê shubu do (estadual): 3 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e 2 medalhas de bronze.
- Campeonato brasileiro de karatê shubu do (ranking nacional) 2019: 1 medalha de ouro e 1 medalha de bronze (katá),1 medalha de ouro e 3 medalhas de prata (luta)

Anexos

Banco de Projetos