Banco de Projetos

Modernização da iluminação pública municipal

Ano / Edição: 2019
Município: Araucária
Função de Governo: Urbanismo

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Araucária

Diagnóstico

A Constituição federal em vigor, no Capítulo IV, artigo 30 e inciso V, indica que é de competência dos Municípios organizar e prestar, diretamente ou sob o regime de concessão ou permissão os serviços públicos de interesse local, o que inclui também os serviços de Iluminação Pública.
O estudo sobre o do sistema de iluminação pública teve como base o Cadastro e Banco de Dados, existentes na Prefeitura de Araucária, no Departamento de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Urbanismo e com a utilização de software de georreferenciamento.
Confrontado e ajustando o exame realizado, foram coletados dados “in loco” das características de cada ponto de Iluminação Pública, das condições das estruturas físicas, do sistema e da tecnologia utilizada no sistema de iluminação pública do Município.
Na análise identifica-se que a iluminação existente no Município de Araucária não é eficiente, pelo fato da estrutura instalada ser antiga, estar defasada em relação à tecnologia atual, com uma porcentagem alta fora dos padrões estabelecidos nas normas atuais definidos pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ocasionando falta de luminosidade em pontos estratégicos. A falta de luminosidade gera a sensação de falta de segurança e reduz a movimentação da população em praças e ruas onde há deficiência luminosa.
A composição do parque de iluminação de Araucária, utilizada no diagnóstico, compreende as luminárias existentes de Vapor de Sódio e Multivapores Metálicos, com potências entre 70 e 400 Watts, com um total de 17.454 pontos luminosos.
Os serviços de iluminação pública prestado à população, acarretam um considerável custo com o consumo de energia elétrica, as respectivas manutenções periódicas e a ampliação necessária no desenvolvimento da Cidade.
O consumo energético do sistema elétrico de iluminação pública representa uma parcela considerável no consumo de energia elétrica do Município de Araucária, e como tal, se faz necessários estudos, desenvolvimento de projetos e pesquisas de novas tecnologias para reduzir o consumo de energia, a manutenção e melhorar a eficiência luminosa do sistema, tornando-o mais eficiente. Cuidados idênticos aos que são dados a qualquer outro serviço prestado ao cidadão.
Os logradouros públicos serão iluminados de forma mais eficiente, com relativo aumento da luminosidade no ambiente, devido a tecnologia utilizada nas luminárias com a tecnologia em LED, transmitindo mais segurança nas vias, tanto para os pedestres como os veículos que circulam nelas. Portando, não unicamente a população local será beneficiará com esta ação, mas todos que circulam pela cidade, seja o morador, o trabalhador ou o visitante
Diante do exposto, pretende-se demonstrar, através desse projeto, que a substituição de luminárias existentes no parque de iluminação pública por luminárias com tecnologia LED, aumentará eficiência luminosa, reduzirá o consumo com energia elétrica e diminuirá o custo com a manutenção deste sistema.

Descrição

Este projeto consiste em substituir as luminárias obsoletas do parque de iluminação pública, composta por luminárias com lâmpadas sódio e metálicas e substituindo-as por luminárias com tecnologia em LED, bem como a adequação dos suportes de 1 metro para 1 metro e 80 centímetros ou por 3 metros, conforme a largura da via e altura dos postes. E, em complemento, executar extensão de rede elétrica para atendimento de pontos que ainda não possuam iluminação pública.
Com a melhoria na iluminação e a redução no consumo de energia elétrica, diminuição dos custos com a manutenção, devido ao maior tempo de vida útil do LED que é em torno de 50.000 horas, será propiciado aos moradores e a população em geral a melhoria deste serviço público, transmitindo mais segurança, contribuindo com o desenvolvimento social da comunidade e resgatando, no período noturno, as áreas de lazer e diversão de forma sustentável.

Objetivos

Gerais:

O objetivo geral desse projeto consiste em gerar bem estar a toda comunidade que vive em nosso município, bem como para aqueles que passam por ele, trazendo uma sensação maior de segurança, com a melhoria na iluminação, além da economia gerada através de luminárias mais eficientes e menor consumo de energia.

Específicos:

Redução no consumo de energia elétrica e demais custos com manutenção e outros;
Melhoria na iluminação;
Mais segurança;
Desenvolvimento do município;
Adequação às novas tecnologias.

Metas a atingir:

A substituição todo parque de iluminação pública da área urbana, com aproximadamente 450 km de vias, a meta inicial deste projeto (conforme Figura 1).
A segunda etapa é substituir todo parque de iluminação pública da área rural com aproximadamente 750 km de vias (conforme Figura 1).
No escopo foi definido que o cronograma de execução deverá ser finalizado até fevereiro de 2020, sendo que a área urbana é prevista sua conclusão em dezembro de 2019.

Cronograma

Físico:

Conforme Figura 2.

Financeiro:

Conforme Figura 3.

Orçamento:

Conforme Figura 4.

Beneficiários Diretos:

Todos os moradores de Araucária.

Beneficiários Indiretos:

Aqueles que visitam a cidade.

Resultados:

Com os estudos efetuados, analisando as propostas de fornecedores e calculando-se a redução esperada no consumo de energia elétrica, estima-se que no final da substituição haverá uma redução de 21,30% na fatura de energia elétrica do município, comparando-se as luminárias existentes no início e a sua substituição para tecnologia em LED. Excluindo-se dos cálculos as luminárias que são/foram implantadas neste período, pois estas são acréscimos em locais que não existiam ou que estavam com iluminação deficiente e necessitavam a instalação de luminárias novas independentes da tecnologia a ser utilizada para abranger está deficiência.
Considera-se que na área rural, os conjuntos de iluminação pública são do tipo de luminárias LM1 de 70 W vapor de Sódio com braços BR1 de 1metro, e que estas serão substituídas por luminárias LED de 40 W, além de melhor a luminosidade desses locais, é gerada economia financeira em torno de 40% na fatura de energia para essa região.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos