Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Soletrarte

Ano / Edição: 2019
Município: Mandaguari
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O município de Mandaguari encontra-se localizado na região Norte do Estado do Paraná e possui uma população de aproximadamente 35000 habitantes. A Rede Municipal de Ensino é composta por dezesseis instituições escolares, sendo dez Centros Municipais de Educação Infantil, três centros parciais, sete centros de tempo integral; e seis escolas de Ensino Fundamental, onde destas, três são de tempo integral, totalizando 3 492 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino ano de 2019, incluindo Educação Especial e EJA.
O projeto Soletrarte foi idealizado pela coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação com o incentivo da Secretária de Educação. Surgiu com o propósito de incentivar os alunos matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental (4º anos e 5º anos) a estudar a escrita ortográfica formal, estimulando cidadãos capazes de comunicar-se de maneira efetiva em todos os setores da sociedade.
É importante ressaltar que a linguagem formal vem perdendo espaço no cotidiano, devido ao uso crescente das tecnologias e ferramentas que aceleram o processo de comunicação.
Para produzir uma grafia ortográfica é necessário um maior conhecimento, maior grau de reflexão e tomada de decisões a respeito das letras.
O projeto Soletrarte foi inspirado no “Soletrando” proposto pelo quadro do programa Caldeirão do Ruck e favorece a reflexão sobre princípios e normas ortográficas, ao mesmo tempo que incentiva os alunos através de um game.
A assimilação do vocabulário reforça conhecimentos anteriores, cria espaços de interação e cooperação por meio de atividades em grupo, além de possibilitar a construção de uma escrita adequada, bem como aulas significativas.
A Secretaria de Educação, objetiva com projeto despertar o interesse pela Língua Portuguesa, concentração, memória, participação dos responsáveis na educação dos filhos, motivação dos alunos e professores,realização de atividades onde exista uma maior interação e cooperação e principalmente a construção de uma educação de qualidade.

Descrição

O projeto Soletrarte foi desenvolvido nas turmas dos 4º e 5º anos das seis escolas do Ensino Fundamental do Município de Mandaguari. O projeto ocorreu em cinco etapas foram realizadas pelos professores em suas respectivas turmas. Da 1ª à 5 fase foram disponibilizadas listas de palavras sendo:40 palavras paras os 4º anos e 50 palavras para os 5º anos.
Os alunos receberam previamente uma lista de palavras, estudaram em sala de aula e em casa (envolvendo a participação de seus familiares). Em cada etapa os professores organizaram o ambiente com a disposição das carteiras em círculos, projetor, som e microfone, proporcionando aulas dinâmicas e prazerosas.
Da 1ª a 3ª fase foi utilizado o sistema de pontuação para calcular a classificação dos alunos onde os acertos das palavras sendo: Nível difícil 3 pontos; Nível médio 2 pontos; Nível fácil 1 ponto.
O projeto ocorreu nos meses de março a novembro, que teve como objetivo proporcionar aos estudantes,

Desse modo a primeira edição do projeto Soletrarte, da Secretaria de Educação de confirma mais uma vez a preocupação com a qualidade da educaçãol no município.

Objetivos

Gerais:

Incentivar os alunos a estudar a escrita ortográfica formal, estimulando cidadãos capazes de comunicar-se de maneira efetiva em todos os setores da sociedade.

Específicos:

Oportunizar uma aprendizagem significativa;
Elevar a qualidade da Educação na Rede Pública;
Contribuir para a formação integral dos alunos;
Fortalecer vínculos entre família e escola.
Envolver os alunos numa atividade lúdica de estudo da ortografia de palavras usuais da língua portuguesa;
Oferecer atividades extracurriculares de incentivo aos alunos da rede municipal e de estímulo as habilidades;
Reconhecer os aspectos gramaticais e de uso das palavras conforme definição e aplicação no discurso;
Ampliar o vocabulário dos educandos através de novas palavras soletradas;
Memorizar e aprender a grafia correta das palavras;
Promover a interação entre os educandos de turmas diferentes;
Identificar corretamente as letras a serem usadas nas palavras e discriminar visual e auditivamente as letras nas palavras pronunciadas, a fim de perceber e comparar os sons de letras e sílabas na composição de uma palavra;
Despertar o interesse do aluno pela explicação dos significados das palavras adquirindo o hábito de escutar, empenhando-se na aplicação das normas do sistema de escrita;
Soletrar palavras com diferentes graus de dificuldade.
Organizar um concurso de soletração como forma de motivar os alunos;

Metas a atingir:

Meta I: Incentivar o acesso à leitura por meio de estratégias lúdicas;
Meta II:Ampliar o projeto Soletrarte para toda rede municipal;
Meta III- Incentivar a ampliação do vocabulário e escrita dos alunos;
Meta IV Maior número de alunos sem dificuldades na Língua Portuguesa
Meta V- aumento do IDEB

Cronograma

Físico:

O projeto Soletrarte” é desenvolvido da seguinte maneira: Elaboração de sequências didáticas nas HTPCs(Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) com equipes pedagógicas e professores das instituições escolares;
Levantamento bimestral dos alunos com dificuldades evidenciado nos Conselhos de Classe realizada pelas equipes das escolas municipais que enviam o relatório dos alunos;
Aplicação e análise do Samem(Sistema de Avaliação Municipal da Educação de Mandaguari);
Elaboração da lista de palavras (com significado e aplicação na frase) elaboradas de acordo com as exigências de cada ano;
Realização de um concurso de soletração com o envolvimento de toda a comunidade escolar.

Financeiro:

Os gastos com o projeto já estão previstos no orçamento anual da Secretaria Municipal de Educação, uma vez que representam apenas gastos com pessoal e material de expediente e permanente.

Orçamento:

O projeto conta com uma profissional com mestrado na área de pedagogia com custo mensal aproximado de R$ 6.000,00 (seis mil reais).
O projeto tem como custo operacional, o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais aproximadamente, relativo ao custo com material de expediente, transporte e material gráfico para a divulgação do projeto.
Neste sentido, os gastos com o projeto representam um custo-benefício singular, dado o alcance positivo no processo de aprendizagem da Rede Municipal de Ensino.

Beneficiários Diretos:

Alunos matriculados nos quartos e quintos da Rede Municipal de Ensino do Município de Mandaguari

Beneficiários Indiretos:

Pais e responsáveis e comunidade escolar de modo geral.

Resultados:

O projeto Soletrarte teve início no ano letivo de 2018, envolvendo alunos matriculados nos 4º e 5º anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, aproximadamente 750 alunos matriculados na rede municipal de Mandaguari. O projeto continua no corrente ano de 2019 envolvendo cerca de 800 alunos.
Surgiu a partir das dificuldades relatadas por professores em Htpcs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) e observadas nas avaliações diagnósticas realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Samem: Sistema de Avaliação Municipal da Educação de Mandaguari) bem como o desejo de tornar as aulas mais significativas, enriquecedoras e incentivar os alunos a estudar a escrita ortográfica formal, estimulando cidadãos capazes de comunicar-se de maneira efetiva em todos os setores da sociedade;
No ano de 2018, o projeto Soletrarte, apresentou os seguintes resultados:
Em relação ao indicador 1, que demonstra dados de avaliação de Língua Portuguesa aplicado aos alunos por meio do SAMEM comparado no ano de 2018 podemos considerar:
Melhor rendimento das turmas,na disciplina de língua Portuguesa analisadas pelo Samem. O Samem realizado nos 4º anos no primeiro semestre de 2018 mostra os conceitos dos alunos sendo 84(24%), ótimos,156(46%) bons, 74(22%) regulares e 28 (8%) fracos. Já o segundo Samem apresentou uma melhora significativa na disciplina elencada, sendo 209 alunos ótimos, 108 alunos bons, 38 alunos regulares e 6 alunos fracos.
Quanto ao indicador2 nos trouxe podemos destacar: Ampliação do vocabulário e incentivo ao estudo da linguagem formal demonstrado pelo interesse dos alunos em aprender as regras ortográficas;(conforme depoimentos no vídeo em anexo);
Com o projeto Soletrarte foi e é possível romper barreiras, pois soletrar envolve, dedicação, estudo, cooperação, motivação e aprendizagem dos alunos, dos professores e responsáveis. Contagiou a educação do município, pois o projeto trouxe visibilidade a muitos alunos considerados até então tímidos e proporcionou estratégias que enriqueceram as aulas (carteiras em círculos, habilidades de ler em voz alta com ritmo e entonação atentos ao conteúdo lido, concentração e memorização). O projeto Soletrarte, mostrou a que educação transforma e pode sim mudar a realidade de nossos alunos;
O indicador1 demonstra dados de avaliação de Língua Portuguesa aplicado aos alunos por meio do SAMEM comparado nos anos de 2018 e 2019.

O indicador2 nos trouxe alguns aspectos como: melhoria do vocabulário,o conhecimento de novas palavras, aprimorar a ortografia e a expressão oral, motivação, cooperação e participação da família, entre outros.

Anexos

Banco de Projetos