Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

ENSINAR PARA PROTEGER 2019

Ano / Edição: 2019
Município: Quatro Barras
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Quatro Barras

Diagnóstico

Atualmente a grade curricular das escolas municipais está focada no cumprimento do conteúdo pedagógico, mas deixa de contemplar questões relevantes de segurança no dia a dia das crianças tanto no ambiente escolar, como nas suas próprias residências. Temas como primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, como evitar incêndios residenciais e florestais, e os riscos provenientes de construções irregulares são alguns exemplos. Outras lacunas de ensino dizem respeito às questões de segurança dentro da própria escola, como a evacuação em casos de incêndio, animais peçonhentos, invasão de indivíduo armado, ataque de abelhas e vespas, desabamento, entre outros. Até a presente data não há instruções nas escolas quanto a estas temáticas, embora sejam determinantes para salvar vidas. Dentro deste contexto, a Defesa Civil de Quatro Barras, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SMMAA), criou o Projeto "Ensinar para Proteger", visando conscientizar as crianças, professores, direção, supervisão e demais servidores da escola sobre medidas preventivas de segurança dentro e fora da escola.
Além da abordagem das questões de segurança o “Ensinar para Proteger” também tem o intuito de desenvolver o respeito ao meio ambiente, com ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais. Temas como Lixo e o impacto negativo que ele causa ao meio ambiente, quando não separado corretamente; a conscientização das crianças em relação aos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar; impactos da caça e pesca predatória; a importância do plantio e o uso correto do solo, proporcionando alimentos mais saudáveis e frescos; a preservação da fauna e flora; entre outros; foram abordados ao longo do projeto.
A Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, na Campininha (bairro localizado na área rural de Quatro Barras), foi escolhida como projeto piloto por apresentar as maiores demandas relacionadas aos temas supracitados.
O público alvo do projeto foi: alunos do 3º, 4º e 5 º ano, com idade entre 07 a 12 anos, professores, direção, supervisão, auxiliar de limpeza e cozinheiras, indiretamente pais e familiares também são contemplados com as ações do projeto. O Projeto Ensinar para Proteger atingiu no mínimo 300 (trezentas) pessoas.
O “Ensinar para Proteger” tem como finalidade a mudança cultural partindo das crianças e alunos da rede pública, ao desenvolver ações educativas de cidadania, voltadas à prevenção, preparação, resposta e recuperação.

Descrição

O Projeto Ensinar para Proteger visa conscientizar as crianças sobre medidas preventivas de segurança dentro e fora da escola. Após estudo prévio, a Defesa Civil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura elaboraram os quadros pedagógicos das aulas e o cronograma das aulas a serem desenvolvidas na escola e também fora dela.
O Quadro Pedagógico de aulas da Defesa Civil abordou: 193 (telefones de emergência) - Quando e como acionar; conhecendo um ABTR; Dia a dia do Bombeiro; Lar seguro; Acidentes domésticos e autoproteção; Prevenção de situações diversas que expõem a criança a riscos comuns como fechar o registro do gás, desligar a chave geral, entre outros; Primeiros socorros; Acidentes com a ingestão de corpo estranho, intoxicação, envenenamento, afogamentos com alimentos, ferimentos, cortes ou outros danos físicos que ponham a criança (pessoa) em risco de vida; Extintores/hidrantes; Incêndios residenciais; Incêndios Florestais; Desastres ambientais naturais ou provocados como deslizamentos, desabamentos, tempestade com granizo, raios, inundações entre outros.
O Quadro Pedagógico de aulas do Meio Ambiente abordou os temas: Flora, Fauna, Lixo (como separá-lo e o mal que causa ao meio ambiente e ao homem quando não separado corretamente), Pesca, Plantio, Animais (Abuso, Maus-tratos, Abandono e Castração).
O Projeto “Ensinar para Proteger” foi coordenado pela Defesa Civil de Quatro Barras e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, do Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Ambiental, Defesa Civil de Curitiba e apoio da empresa ENAEX Britanite. O aporte financeiro provém da empresa ENAEX, que está investindo um montante de R$ 11.430,00, viabilizado através de suas políticas sociais.
Com o sucesso do projeto em 2018, este ano o projeto Ensinar para Proteger está em sua 2ª Edição, quadruplicando o público alvo de mais de 430 crianças, de 06 a 12 anos. Em 2019 foram realizado um novo instrumento de avaliação, para que o EPP 2019 fosse avaliado individualmente por cada criança, corpo docente, supervisão, orientação e direção.

Objetivos

Gerais:

O objeto do projeto é conscientizar as crianças e também garantir a segurança dos alunos dentro do meio onde vivem, além de torná-los multiplicadores, propagando a conscientização para seus familiares e vizinhos.

Específicos:

- Motivar os alunos a desenvolver valores como respeito, disciplina, solidariedade e cidadania;
- Despertar o senso crítico e uma postura ativa na sociedade;
- Orientar as crianças como proceder em casos de emergência, primando pela sua segurança e da sua família;
- Prevenir acidentes domésticos e acidentes dentro da própria escola;
- Desenvolver o respeito ao meio ambiente, com ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais;
- Sensibilizar sobre a importância da preservação do meio ambiente;
- Ensinar sobre a diversidade da flora e da fauna local.
- Levantar e solucionar as irregularidades observadas na escola (construtivas, elétricas, manutenção, depreciação, entre outras).

Metas a atingir:

- Cumprimento do cronograma de aulas na escola e aulas de campo;
- Preenchimento de atividades pedagógicas propostas a cada aula dada;
- Produção de textos, desenhos, cartilhas, etc

Juntas, estas metas visam à mobilização da comunidade local através das crianças, que são propagadoras de boas práticas e atitudes.

Cronograma

Físico:

DATA 17/03 08:30 – REUNIÃO DE PAIS – APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Turmas: 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental
Horário: 08:00 – 10:00 aulas para o 4º Ano / 10:00 - 12:00 aulas para o 5º Ano

PROJETO DEFESA CIVIL NA ESCOLA - CRONOGRAMA DAS AULAS.
TEMA DO PROJETO: ENSINAR PARA PROTEGER
ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

1ª 04/04/2018 Plano de evacuação - Defesa Civil de Curitiba - Procedimentos de preparo e evacuação rápida de toda a Escola.
2ª 11/04/2018 193 e Ordem unida - Corpo de Bombeiros - Segurança, responsabilidade, trote etc.
3ª 17/04/2018 Aula de campo - PBC - Corpo de Bombeiros PBC - Dia -a -dia de um bombeiro.
4ª 18/04/2018 Cuidados com os animais - SMMAA - Hospital Veterinário Mirim/Guarda responsável
5ª 25/04/2018 Cuidados com os animais - SMMAA - Hospital Veterinário Mirim/Guarda responsável
6ª 08/05/2018 Aula de campo - Flora Polícia Ambiental Batalhão da Polícia Ambiental – São José dos Pinhais
7ª 09/05/2018 Flora - SMMAA
8ª 15/05/2018 Aula de campo - Plantar - SMMAA - Horto Municipal de Quatro Barras
9ª 16/05/2018 Aula de campo - Resíduos - SMMAA - Associação de Reciclagem – Quatro Barras
10ª 22/05/2018 Resíduos - Polícia Ambiental
11ª 29/05/2018 Pesca - Polícia Ambiental
12ª 05/06/2018 Aula de campo - Fauna - Polícia Ambiental Museu da História Natural – Curitiba
13ª 06/06/2018 Lar seguro – acidentes domésticos - Defesa Civil Quatro Barras
14ª 12/06/2018 Lar seguro - Teatro de fantoches - Defesa Civil Curitiba
15ª 13/06/2018 Primeiros Socorros - Corpo de Bombeiros
16ª 19/06/2018 Aula de campo - 7º GB Corpo de Bombeiros - Conhecendo o 7º GB Colombo.
17ª 26/06/2018 Desastres ambientais - Defesa Civil Quatro Barras - Desastres Ambientais em sala
18ª 27/06/2018 Aula de campo - Tour - Defesa Civil Quatro Barras - Tour desastres ambientais do município.
19ª 02/07/2018 Plano de evacuação - Defesa Civil Quatro Barras - Procedimentos de preparo e evacuação rápida de toda a Escola (simulado).
20ª 04/07/2018 ENAEX “Nossa prioridade é a vida” - ENAEX Britanite

TOTAL DE HORA/AULA DO PROJETO: 92 HORAS.

PROJETO DEFESA CIVIL NA ESCOLA – CONFRATERNIZAÇÃO 14/08 (13:30)
TEMA DO PROJETO: ENSINAR PARA PROTEGER - AGOSTO/2018
ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

HORÁRIO AÇÕES
13:30 Saída da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves para a confraternização TRANSPORTE
14:00 Parque de Diversões Ferryland
15:00 Lanche de confraternização envolvendo os alunos do 4º e 5º ano, professores, direção, palestrantes, patrocinadores, autoridades, entre outros.
16:00 Retorno

PROJETO DEFESA CIVIL NA ESCOLA – FORMATURA 16/08 – 19:30
TEMA DO PROJETO: ENSINAR PARA PROTEGER - AGOSTO/2018
ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

HORÁRIO APRESENTAÇÕES
19:00 Abertura – Apresentação de Autoridades / Hino Nacional / Hino Quatro Barras/ ENAEX
19:30 Apresentação do Projeto Ensinar para Proteger com uma retrospectiva com fotos e vídeos
20:30 Premiações (1º ao 3º lugar de cada ano) e entrega de Certificados dos alunos participantes do projeto
21:30 Confraternização e Coffee Break - Alunos, familiares, professores, organizadores, patrocinadores, autoridades, entre outros.

Financeiro:

Os recursos provém de patrocínio da Empresa ENAEX Britanite (IBQ Indústria Química). O montante de R$ 11.430,00 (onze mil quatrocentos e trinta reais) foi aplicado na aquisição de camisetas, bonés, material didático, papel para impressão dos certificados, prêmios para os melhores trabalhos, locação de ônibus para transporte, Kit lanches, entre outros para os alunos durante as aulas de campo. O recurso também custeou o encerramento do projeto e coffee break para confraternização entre pais, alunos e entidades parceiras, vide relação.

- 40 Camisas Polo azul (Adulto) - Camisa modelo Polo, Manga curta, malha poliviscose na cor azul Royal com detalhes na barra das mangas, vista interna e externa e gola na cor laranja. Com aplicação de serigrafias peito esquerdo e peito direito, manga esquerda e manga direita, e nas costas na parte debaixo.
Valor unitário - R$ 50,00
Valor total - R$ 2.000,00

-70 Bonés (infantil) Boné modelo seis gomos. Com regulador de plástico na parte de trás. Com serigrafia na parte da frente
Valor unitário - R$ 15,00
Valor total - R$ 900,00

- 70 Camisas Polo laranja (infantil) Camisa modelo Polo, Manga curta, malha poliviscose na cor laranja. Com detalhes na barra das mangas, vista interna e externa e gola na cor azul royal. Com aplicação de serigrafias peito esquerdo e peito direito, manga esquerda e manga direita, e nas costas na parte debaixo. Boné modelo seis gomos.
Valor unitário - R$ 35,00
Valor total - R$ 2.450,00

- Material didático Flip chart (tripé) para exposição das aulas
Valor unitário - R$ 400,00
Valor total - R$ 400,00

- 10 Pacotes de Sulfite 500 folhas Atividades pedagógicas lúdicas- sulfite (desenhos, pinturas etc)
Valor unitário - R$ 28,00
Valor total - R$ 280,00

- Transporte Locação de ônibus para aula de campo
Valor unitário - R$ 250,00
Valor total - R$ 1.000,00

- Alimentação Bolacha, suco, barra de cereal e bolinho
Valor unitário por passeio - R$ 233,33
Valor total - R$ 1.400,00

- Formatura Confraternização, Certificados e premiação, Coffee break para alunos e convidados
Valor unitário - R$ 3.000,00
Valor total - R$ 3.000,00

CUSTO TOTAL APROXIMADO 11.430,00

Orçamento:

Os recursos provém de patrocínio da Empresa ENAEX Britanite (IBQ Indústria Química). O montante de R$ 11.430,00 (onze mil quatrocentos e trinta reais) foi aplicado na aquisição de camisetas, bonés, material didático, papel para impressão dos certificados, prêmios para os melhores trabalhos, locação de ônibus para transporte e Kit lanches para os alunos durante as aulas de campo. O recurso também custeou o encerramento do projeto e coffee break para confraternização entre pais, alunos e entidades parceiras, vide relação.

- 40 Camisas Polo azul (Adulto) - Camisa modelo Polo, Manga curta, malha poliviscose na cor azul Royal com detalhes na barra das mangas, vista interna e externa e gola na cor laranja. Com aplicação de serigrafias peito esquerdo e peito direito, manga esquerda e manga direita, e nas costas na parte debaixo.
Valor unitário - R$ 50,00
Valor total - R$ 2.000,00

-70 Bonés (infantil) Boné modelo seis gomos. Com regulador de plástico na parte de trás. Com serigrafia na parte da frente
Valor unitário - R$ 15,00
Valor total - R$ 900,00

- 70 Camisas Polo laranja (infantil) Camisa modelo Polo, Manga curta, malha poliviscose na cor laranja. Com detalhes na barra das mangas, vista interna e externa e gola na cor azul royal. Com aplicação de serigrafias peito esquerdo e peito direito, manga esquerda e manga direita, e nas costas na parte debaixo. Boné modelo seis gomos.
Valor unitário - R$ 35,00
Valor total - R$ 2.450,00

- Material didático Flip chart (tripé) para exposição das aulas
Valor unitário - R$ 400,00
Valor total - R$ 400,00

- 10 Pacotes de Sulfite 500 folhas Atividades pedagógicas lúdicas- sulfite (desenhos, pinturas etc)
Valor unitário - R$ 28,00
Valor total - R$ 280,00

- Transporte Locação de ônibus para aula de campo
Valor unitário - R$ 250,00
Valor total - R$ 1.000,00

- Alimentação Bolacha, suco, barra de cereal e bolinho
Valor unitário por passeio - R$ 233,33
Valor total - R$ 1.400,00

- Formatura: Confraternização, Certificados e premiação, Coffee break para alunos e convidados
Valor unitário - R$ 3.000,00
Valor total - R$ 3.000,00

CUSTO TOTAL APROXIMADO 11.430,00

Beneficiários Diretos:

Alunos do 3º, 4º e 5 º ano, com idade entre 07 a 12 anos, professores, direção, supervisão, auxiliares de limpeza e cozinheiras, totalizando no mínimo 120 (cento e vinte) pessoas.

Beneficiários Indiretos:

Pais e familiares e comunidade em geral (bairros Campininha, Palmitalzinho, Tigre, entre outros), totalizando no mínimo 200 (duzentas) pessoas

Resultados:

Resultados do Projeto em Anexo (Resultados.pdf)

Anexos

Documentos Anexados:

- EPP (1).jpeg

- EPP (1).jpg

- EPP (2).jpeg

- EPP (2).jpg

- EPP (3).jpeg

- EPP (3).jpg

- EPP (4).jpg

- EPP (5).jpg

- EPP (6).jpg

- EPP (7).jpg

- EPP (8).jpg

- EPP (9).jpg

- EPP (10).jpg

- EPP (11).jpg

- EPP (12).jpg

- EPP (13).jpg

- EPP (14).jpg

- EPP (15).jpg

- EPP (16).jpg

- EPP (17).jpg

- EPP (18).jpg

- EPP (19).jpg

- EPP (20).jpg

- EPP (21).jpg

- EPP (22).jpg

- EPP (23).jpg

- EPP (24).jpg

- EPP (25).jpg

- EPP (26).jpg

- EPP (27).jpg

- EPP (28).jpg

- EPP (29).jpg

- EPP (30).JPG

- EPP (31).JPG

- EPP (32).JPG

- EPP (33).JPG

- EPP (34).JPG

- EPP (35).JPG

- EPP (36).JPG

- EPP (37).JPG

- EPP (38).JPG

- EPP (39).JPG

- EPP (40).JPG

- EPP (41).JPG

- EPP (42).JPG

- EPP (43).jpg

- EPP (44).jpg

- EPP (45).jpg

- EPP (46).JPG

- EPP (47).JPG

- EPP (48).JPG

- EPP (49).JPG

- EPP (50).jpg

- EPP (51).jpg

- EPP (52).JPG

- EPP (53).JPG

- EPP (54).jpg

- EPP (55).JPG

- EPP (56).jpg

- EPP (57).jpg

- EPP (58).jpg

- EPP (59).jpg

- EPP (60).jpg

- EPP (61).jpg

- EPP (62).jpg

- EPP (63).jpg

- EPP (64).jpg

- EPP (65).jpg

- EPP (66).jpg

- EPP (67).jpg

- EPP (68).jpg

- EPP (69).jpg

- EPP (70).jpg

- EPP (71).jpg

- EPP (72).jpg

- EPP (73).jpg

- EPP (74).jpg

- EPP (75).jpg

- EPP (76).jpg

- EPP (77).jpg

- EPP (78).jpg

- EPP (79).jpg

- EPP (80).jpg

- EPP (81).jpg

- EPP (82).jpg

- EPP (83).jpg

- EPP (84).jpg

- EPP (85).jpg

- EPP (86).jpg

- EPP (87).jpg

- EPP (88).jpg

- EPP (89).jpg

- EPP (90).jpg

- EPP (91).jpg

- EPP (92).jpg

- EPP (93).jpg

- EPP (94).jpg

- EPP (95).jpg

- EPP (96).jpg

- EPP (97).jpg

- EPP (98).jpg

- EPP (99).jpg

- EPP (100).jpg

- EPP (101).jpg

- CONFRATERNIZACAO (1).jpg

- CONFRATERNIZACAO (2).jpg

- CONFRATERNIZACAO (3).jpg

- CONFRATERNIZACAO (4).jpg

- CONFRATERNIZACAO (5).jpg

- CONFRATERNIZACAO (6).jpg

- CONFRATERNIZACAO (7).jpg

- CONFRATERNIZACAO (8).jpg

- CONFRATERNIZACAO (9).jpg

- FORMATURA (1).JPG

- FORMATURA (2).JPG

- FORMATURA (3).JPG

- FORMATURA (4).JPG

- FORMATURA (5).JPG

- FORMATURA (6).JPG

- FORMATURA (7).JPG

- FORMATURA (8).JPG

- FORMATURA (9).JPG

- FORMATURA (10).JPG

- FORMATURA (11).JPG

- FORMATURA (12).JPG

- FORMATURA (13).JPG

- FORMATURA (14).JPG

- FORMATURA (15).JPG

- FORMATURA (16).JPG

- FORMATURA (17).JPG

- FORMATURA (18).JPG

- FORMATURA (19).JPG

- FORMATURA (20).JPG

- FORMATURA (21).JPG

- FORMATURA (22).JPG

- FORMATURA (23).JPG

- FORMATURA (24).JPG

- FORMATURA (25).JPG

- Convite EPP 2018.pdf

- PROJETO ENSINAR PARA PROTEGER- REGISTRADO.pdf

- 01 - TERMO DE IMAGEM E DEMAIS RELATORIOS.pdf

- 02 - PLANO DE EMERGENCIA.pdf

- 03 - ROTA DE FUGA.pdf

- 04 - PLANO DE AULA.pdf

- 05 - ATIVIDADE DE AULA - DESENHO.docx

- 06 - ATIVIDADE DE AULA - TEXTO.docx

- 08 - ATIVIDADE - POESIA.pdf

- 09 - DESENHOS (1).jpg

- 09 - DESENHOS (1).pdf

- 09 - DESENHOS (2).pdf

- 09 - DESENHOS (3).pdf

- 09 - DESENHOS (4).pdf

- 09 - DESENHOS (5).pdf

- 09 - DESENHOS (6).pdf

- 09 - DESENHOS (7).pdf

- 09 - DESENHOS (8).pdf

- 09 - DESENHOS (9).pdf

- 10 - TEXTOS (1).pdf

- 10 - TEXTOS (2).pdf

- 10 - TEXTOS (3).pdf

- 10 - TEXTOS (4).pdf

- 11 - JORNAIS (1).pdf

- 11 - JORNAIS (2).pdf

- 11 - JORNAIS (3).pdf

- 11 - JORNAIS (4).pdf

- 11 - JORNAIS (5).pdf

- 11 - JORNAIS (6).pdf

- Enaex Britanite - O projeto Ensinar para Proteger,... _ Facebook.pdf

- 40609411_1172147292933869_5346865096721170432_n.jpg

- Grupo Paládio.pdf

- Projeto Ensinar para Proteger da Defesa Civil de Quatro Barras, entrega camisetas as crianças e recebe homenagem_COORDENADORIA ESTADUAL DA DEFESA CIVIL.pdf

- CERIMONIAL EPP 2018.pdf

- JURAMENTO.docx

- EPP BANNER.jpg

- Instrumento de avaliacao.docx

- FICHA DE AVALIAÇAO.pdf

Banco de Projetos