Banco de Projetos

Revitalização do Parque Manoel Ikeda

Ano / Edição: 2019
Município: Assaí
Função de Governo: Urbanismo

Diagnóstico

O Parque Manoel Ikeda, mais conhecido como “Parque Ikeda” ou “Zerinho” é o mais importante espaço de lazer na cidade de Assaí-PR, além de ser o único parque urbano do município.
O Parque Manoel Ikeda é um local de lazer, contemplação e prática de esportes, no qual as famílias Assaienses se deslocam todos os dias para caminhadas e outras atividades, sendo que aos finais de semana tem uma maior movimentação de pessoas que buscam o parque para passar bons momentos.
Com aproximadamente 27 mil m² este parque foi inaugurado em 1999, quando então em parceria entre a Prefeitura de Assaí e a Secretaria do Meio Ambiente foram dados os primeiros passos a promoção de cultura e do meio ambiente sustentável na cidade de Assai.
O parque foi estabelecido em uma área recuperada em fundo de vale, com toda sua estrutura seguindo as tendências orientais da cidade de Assaí, recentemente, através da Lei 19.769 de dezembro de 2018, reconhecida pela Assembleia Legislativa do Paraná como a Capital da Imigração Japonesa do Estado do Paraná, inclusive pela existência de um Castelo Japonês – o Memorial da Imigração Japonesa.
O Parque Manoel Ikeda é constituído por uma área de terras que contém um lago como elemento central, contornado por uma pista de caminhada que avança até a área da quadra de bocha, pista de skate, campo de futebol de areia e parque infantil.
Durante a sua existência o parque já passou por diversas obras, tanto para a implantação de equipamentos de esportes quanto de lazer, porém o lago, que é o ponto de atração principal do parque, veio se degradando com o passar dos anos, encontrando-se no momento do diagnóstico assoreado.
Além da questão ambiental e paisagística do lago o município encontrou alguns outros problemas como a existência de espaços inseguros, principalmente devido à falta de iluminação adequada.
Ao observar toda esta situação existente e ao considerar o grande potencial deste parque para o município, a Prefeitura Municipal em maio de 2018 instalou o interesse na revitalização do mesmo.

Descrição

Com o diagnóstico realizado, o município de Assaí elaborou o projeto básico para as obras de revitalização do Parque Manoel Ikeda para fins de visualizar os procedimentos necessários para realizar a melhora nas condições daquele local.
A metodologia para realização das atividades, foi orientada pelo departamento de meio ambiente seguindo todos os procedimentos para a emissão das licenças ambientais necessárias junto ao Instituto Ambiental do Paraná – IAP e para a intervenção no lago.
O projeto de revitalização do Parque Manoel Ikeda considerou, além das intervenções para a adequação ambiental do lago, a reestruturação da pista de caminhada, a adequação da iluminação do parque, a instalação de uma ponte localizada no centro do lago (que além de função ornamental proporciona aos pedestres que atravessem o lago de um lado para o outro).
Foi implantado ainda um monumento no estilo japonês, denominado de “torii”, inspirado em um existente no Japão. Este elemento é um grande ponto atrativo pois este “torii” tem sua base dentro da água (submersa) dando a impressão de flutuar no lago. Além disto sua visão noturna é maravilhosa, já que possui iluminação RGB, valorizando-o ainda mais.

Objetivos

Gerais:

Revitalizar o parque urbano – Parque Manoel Ikeda – Zerinho;
Promover qualidade às atividades realizadas pela população no local de intervenção;
Fortalecer o turismo;
Melhorar a economia municipal através do turismo;

Específicos:

Promover adequações dos espaços existentes no parque urbano, com a introdução de novos elementos, gerando locais de contemplação e lazer além da melhora da segurança dos usuários;
Fortalecer as rotas turísticas existentes no município, o turismo de caráter específico – imigração japonesa e o Turismo Regional no Estado do Paraná.
Melhorar a economia municipal através do turismo, com a geração de novas demandas ao comércio local.

Metas a atingir:

Promover espaços de lazer adequados e seguros;
Atrair turistas ao município;
Gerar renda à população.

Cronograma

Físico:

Tempo estimado – 12 meses
Tempo efetivamente gasto – 11 meses

Financeiro:

Valor estimado da obra com materiais e encargos para licitação - Total com BDI: R$ 743.161,38 (Setecentos e quarenta e três mil cento e sessenta e um reais e trinta e oito centavos)
Valor efetivamente gasto com obra executada por equipe própria da Prefeitura Municipal de Assaí - R$ 243.250,73 (Duzentos e quarenta e três mil duzentos e cinquenta reais e setenta e três centavos).

Orçamento:

O orçamento com cronograma físico-financeiro segue em planilha anexa.

Beneficiários Diretos:

Toda a população do município;
A economia municipal, através do fortalecimento do comércio local, além da geração de emprego e renda.

Beneficiários Indiretos:

A população das cidades vizinhas, que poderão realizar um turismo de qualidade sem o deslocamento de grandes distâncias.

Resultados:

A disponibilização de um espaço de lazer seguro para a população, durante o dia ou noite;
A atração de turistas ao município;
O fortalecimento das rotas turísticas existentes no município;
Aquecimento da economia municipal, através da geração de renda à população;
O fortalecimento do turismo de caráter específico – imigração japonesa;
O fortalecimento do Turismo Regional no Estado do Paraná.

Anexos

Banco de Projetos