Banco de Projetos

Coma Aprendendo

Ano / Edição: 2019
Município: Castro
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O Município de Castro, localizado nos Campos Gerais, possui atualmente 8082 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, distribuídos em 38 unidades escolares, sendo 13 Centros Municipais de Educação Infantil, 4 Escolas Municipais em período integral, 21 em período parcial e 2 unidades filantrópicas com um total de 283 alunos.
Estes alunos recebem diariamente alimentação escolar, seguindo as normas da Lei 11947/2009 e Resolução 26/2013, porém observamos a necessidade de ir além, de não se ater ao básico, de oferecer a essas crianças algo que promovesse conhecimento cultural aliado à alimentação saudável.

Descrição

O Projeto Coma Aprendendo tem por finalidade a alimentação aliada ao conhecimento, através da definição de um tema específico para cada evento. Ele é aplicado quatro vezes ao ano em todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e permite que os professores abordem a cultura e a história do tema que está sendo trabalhado. A cada ano são definidos os temas a serem trabalhados no ano letivo seguinte e que serão inseridos no cardápio.
Próximo à data planejada para o evento - dia em que o cardápio especial será feito, é enviado às unidades escolares o conteúdo necessário, de acordo com o tema, para a aplicação do projeto Coma Aprendendo.
Além do cardápio, são enviados fichas técnicas (receitas), material teórico para ser trabalhado em sala de aula, sugestões de decoração para ambientação do refeitório, materiais gráficos para impressão (cardápio, plaquinhas de festa, logo personalizada do evento, bandeirolas) e música ambiente para o refeitório.
A decoração é de responsabilidade da escola e elas utilizam as sugestões de decorações e materiais gráficos para desenvolver conforme sua criatividade e habilidade, a decoração do evento.
Neste dia, as crianças ficam imersas no tema abordado, aprendendo que o alimento é mais do que só Nutriente. O conhecimento apresentado é muito rico, pois elas aprendem sobre o alimento, sua origem e força cultural, se alimentam, têm um dia diferente na escola e saem felizes multiplicando o conhecimento adquirido.

Objetivos

Gerais:

Ensinar a importância de uma alimentação saudável e toda a carga cultural e memória afetiva que ela carrega. Assim, essas crianças aprendem a valorizar o ato de se alimentar.

Específicos:

• Despertar o interesse sobre alimentação e cultura, levando para eles história da comida e a sua evolução através do tempo, como a cultura influencia na alimentação, curiosidades sobre os hábitos alimentares de diferentes povos relacionados à religião, crenças e tabus.
• Promover a saúde dos escolares por intermédio do incentivo às práticas alimentares adequadas e saudáveis;
• Aproximar as crianças da alimentação disponibilizada pela escola trazendo conhecimento a respeito da mesma, visando estimular e melhorar a adesão ao cardápio;
• Tornar o momento das refeições mais divertido e prazeroso;
• Ampliar o conceito de nutrição através da experiência interdisciplinar para facilitar o processo de aprendizagem sobre o tema alimentação;
• Aproximar os alunos da origem dos alimentos, estimulando o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados.
• Dar a oportunidade para que o aluno abra seu paladar para diferentes sabores.

Metas a atingir:

Que os alunos cresçam com uma bagagem de conhecimento que permita optarem por uma alimentação saudável ao longo de suas vidas. Que sejam adultos saudáveis e multiplicadores do aprendizado.

Cronograma

Físico:

2017: Dia do Hambúrguer, Festival de Inverno, Dia da Pizza e Feijão Mexicano.
2018: Imigração Italiana, Festival Junino, Imigração Chinesa, extra: semana de Alimentação: Sanduíche Natural.
2019: PANC´s (Plantas Alimentícias não Convencionais), Churrasco, Imigração Holandesa e Cultura Quilombola (este último está programado para o dia 08 de agosto de 2019).

Financeiro:

Não há.

Orçamento:

Não há valores específicos para realização deste projeto. O recurso já previsto na merenda escolar é utilizado para realizar o cardápio, a licitação de gêneros alimentícios da alimentação escolar e as escolas e CMEIS realizam a decoração utilizando o que têm disponível em material de expediente (uso comum nas escolas) e muita criatividade.

Beneficiários Diretos:

8.082 alunos da rede municipal de ensino e 283 alunos de unidades filantrópicas vinculadas.

Beneficiários Indiretos:

De acordo com o Censo do IBGE de 2010, a média de pessoas por família é de 3,34. Considerando que atingimos as famílias de todos os escolares, há um alcance total de 27.939 pessoas. Considerando a população de Castro com 67.082 pessoas (segundo o Censo de 2010) temos 41,65% da população sendo indiretamente beneficiada.

Resultados:

O resultado do projeto é excelente, superando a expectativa. A comunidade escolar está completamente envolvida, atuando de forma ativa na execução. Percebe-se que todos entenderam o objetivo. O Coma Aprendendo despertou o interesse sobre alimentação e cultura. A experiência interdisciplinar é riquíssima, facilitando o processo de aprendizagem sobre o tema alimentação. A adesão ao cardápio da alimentação escolar, que é prioritariamente in natura, aumentou.

Anexos

Banco de Projetos