Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

EDUCANDO NO TRANSPORTE ESCOLAR

Ano / Edição: 2013
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte

Diagnóstico

Na formação social desde seu nascimento o indivíduo passa por várias fases, e dentre estas, existem etapas em que se rompem os elos de proteção realizada até então pelos familiares, desta forma, o futuro jovem cidadão experimenta a autonomia de novas atividades cotidianas, assim faz se necessário conhecimento de normas e regras para a positiva inserção a este contexto. Com bases nesta visão foi elaborado o Projeto ?Educação a Bordo?, que tem como metodologia especifica a aplicabilidade desses comportamentos em Educação no trânsito de forma lúdica, com material didático e direcionado ao tema abordado, atividade esta realizada no contexto em que as crianças estão inseridos, ou seja, no Transporte Escolar. É no veículo de transporte escolar, na locomoção entre suas casas e suas instituições de ensino que o Agente de Trânsito acompanha e orienta as crianças e adolescentes reforçando a autonomia e as primeiras experiências de liberdade desses pequenos passageiros. Nesse contato com o trânsito estimulam-se costumes e práticas desta ordem, tendo como meta a preservação da vida. Assim com o devido conhecimento e conscientização, passem a auxiliar na real diminuição dos riscos em que o trânsito oferece.

Descrição

Na Educação a Bordo o Agente de Trânsito acompanha um permissionário de transporte escolar, recepcionando as crianças ao adentrarem no veículo mediando inicialmente algumas regras e realizando a viagem junto às mesmas. Nesse contexto será entregue materiais educativos, sobre o Trânsito e se transmitirá informações educativas a cerca de como se comportar com segurança a bordo do transporte escolar e em seus contatos com o trânsito.

Objetivos

Gerais:

Contribuir efetivamente na aprendizagem e comportamentos de preservar a vida. Assim conscientizando aos alunos desde a infância, para que se torne responsável em suas condutas no trânsito.

Específicos:

Formar as crianças e adolescentes, alunos das escolas que estarão sendo inclusos no projeto, para consciência de responsabilidades que devem ser cumpridas assim procurando garantir uma melhor segurança no seu transporte diário e nas suas relações com o trânsito.

Metas a atingir:

Abranger os atuais 110 permissionários de Transporte Escolar, em pelo menos uma de suas viagens, alcançando em torno de 1600 crianças dentro de um ano.

Cronograma

Físico:

Realização de duas a três viagens de formação por semana em veículos do Transporte Escolar, a partir de setembro de 2013 até setembro de 2014.

Financeiro:

Realizada em 25/08/2013 e finalizado em 01/08/2013 com a aquisição de material Informativo junto a Empresa Amigos da Natureza LTDA, conforme contrato nº 018/2013, oriundo do protocolo municipal nº 1780097/2013. Material esse a ser entregue nas viagens de formação.

Orçamento:

R$ 23.400,00 (vinte e três mil e quatrocentos reais) Dotação Orçamentária 23.05.1545.10.19.44.016.000 fonte 1001.1509

Beneficiários Diretos:

Formação de cidadãos mais conscientes e críticos a respeito do Trânsito.

Beneficiários Indiretos:

Postura mais adequada dos permissionários de transporte escolar, ao conduzir seus passageiros pelo trânsito, devido uma maior consciência daqueles que estão sendo transportados.

Resultados:

Buscamos alcançar 1600 crianças ao longo do desenvolvimento do projeto, ensinando as a ter boas práticas no trânsito, assim formando cidadãos conscientes e instruídos.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos