Banco de Projetos

Caminhos do Futuro

Ano / Edição: 2019
Município: Nova Tebas
Função de Governo: Cultura

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Nova Tebas

Diagnóstico

O município de Nova Tebas possui 7.398 habitantes de acordo com os dados do IBGE (2010) onde mais de 18,9% da população são as pessoas que compreendem a faixa etária de 6-17 anos, que passam pelo processo de estabelecimento de habilidades fundamentais, além de ser o período que ocorre o início de comportamentos e interações com os ambientes de circundam a criança. Neste contexto devido a grandes fatores que envolvem a infância ligadas aos fatores socioeconômicos, saúde mental e vulnerabilidade, Nova Tebas tem buscado garantir direitos de proteção, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, cultura, entre outros.
Essa conquista, entretanto, somente pode ser alcançada mediante amplo compromisso político e social que viabilize condições sociais, econômicas e materiais às famílias

Descrição

Para criação do projeto houve a necessidade de buscar a atenção das crianças para que participassem do mesmo a fim de que estivessem inseridas nas atividades desenvolvidas por todos os profissionais capacitados a atende-las. As crianças são atendidas diariamente com atividades Inter setoriais com agendas pré-estabelecidas onde cada criança é atendida por trabalhos diferenciados.

Objetivos

Gerais:

Identificar, reconhecer e entender as emoções das crianças, procurando atender as vulnerabilidades sócio-econômica e emocionais com foco na qualidade de vida, planejando o futuro.

Específicos:

• Resgatar sentimentos que se encontram adormecidos, mostrar possibilidades de controle e expressão desses sentimentos, fazer com que seja despertado e vivenciado sentimentos bons e controlados os sentimentos ruins.
• Promoção e prevenção da saúde por meio de atividades lúdicas e recreativas;
• Realizar atividades esportivas (futebol, lutas como karatê, muay thay, capoeira, atletismo entre outros);
• Realizar atividades artesanais;
• Realizar atividades culturais (dança, música entre outros);
• Desenvolver a cooperação entre os mesmos;
• Noções de espaço global e coordenação motora;
• Desenvolver as habilidades sentimentais e emocionais;
• Promover o cognitivo e o sócio-afetivo;
• Promover atividades de vínculos familiares;
• Fortalecer aspectos psicológicos, individuais e coletivos;
• Desenvolver atividades que estimulem os hábitos alimentares saudáveis;
• Prevenção de agravos e danos à saúde;
• Aprender noções de informática;
• Conhecer o trabalho de diferentes profissionais (engenheiro civil, advogado, contador, prefeito entre outros);
• Resgate das Brincadeiras antigas;
• Realizar Atividades físicas

Metas a atingir:

Despertar nas crianças a busca da realização de seus sonhos, mostrando que tudo é possível quando se tem uma base sólida de ensinamentos, vivência em comunidade e conhecimento, desconstruindo crenças limitantes em busca do autoconhecimento com objetivo em um futuro melhor.
A meta que esta sendo atingida é de 516 crianças (36,75%) atendidas por semana e 2064 atendimentos mensais, pretendendo-se aumentar os atendimentos em 20% até 2021.

Cronograma

Físico:

O cronograma físico para realizar as atividades que compõem o projeto são realizados anualmente, conforme Quadro 1 em anexo.

Financeiro:

Não existiram custos adicionais de recursos humanos, visto que os profissionais são do quadro funcional do município.
Quanto aos custos indiretos foram utilizados os já existentes nas secretarias.

Orçamento:

Os valores a serem gastos com o projeto Caminhos do Futuro em 2019, constam na dotação orçamentaria do município.

Beneficiários Diretos:

Beneficiários diretos serão as 516 crianças semanalmente, entre elas cerca de 362 crianças estão em estado de vulnerabilidade. Além do acesso as atividades ofertadas, estas crianças serão beneficiadas diretamente por melhorias na qualidade de vida, melhorias no processo de estabelecimento de habilidade fundamentais, a possibilidade do desenvolvimento de comportamentos e interações com os ambientes de circundam a criança e fortalecimento de vínculos com a família e comunidade.

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente toda a população é beneficiada com o desenvolvimento e estabelecimento de habilidades fundamentais das crianças. Além das crianças percebe atenção especial para as famílias e a sociedades que indiretamente irão ter benefícios com estas atividades.

Resultados:

Os resultados alcançados até o presente momento foram: implantação do projeto na sede do município e no distrito de Catuporanga; atendimento a demanda de crianças; percepção de crianças vulneráveis soció-econômico e emocional; qualidade de vida na infância; promoção de desenvolvimento motor, ritmo, noção de espaço; fortalecer aspectos emocionais e mentais; desenvolvimento de criatividade; capacidade do fortalecimento de vínculos com a família e comunidade.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos