Banco de Projetos

PGP-PR Tema do Ano

Redescobrindo o encantamento de ensinar.

Ano / Edição: 2013
Município: Pinhais
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Secretaria Municipal de Educação

Diagnóstico

Professores/Educadores afastados de suas atribuições de concurso devido a problemas de saúde.

Descrição

Desta forma o projeto Redescobrindo o Encantamento de Ensinar propôs organizar, orientar e acompanhar os professores que se encontravam afastados da regência de classe, devido às suas restrições laborais. 1 - Levantar o número de profissionais afastados de seus cargos em cada unidade de ensino, no intuito de conhecer a clientela que será atendida; 2 - Discutir com os professores quais os motivos que levaram ao afastamento de suas funções, visando compreender e auxiliar na superação das dificuldades; 3 - Proporcionar formação continuada, através de cursos e oficinas, implementando estratégias de trabalho de acordo com as necessidades dos profissionais e dos alunos envolvidos; 4 - Realizar, através de dinâmicas de grupo, um trabalho voltado ao resgate da autoestima destes profissionais, buscando a melhora na qualidade de vida e de relacionamentos; 5 - Acompanhar as atividades desenvolvidas pelos profissionais, bem como o rendimento dos alunos atendidos.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar um acompanhamento diferenciado e especializado para profissionais da área da educação que enfrentam dificuldades no dia-a-dia para desenvolvimento de atividades laborais.

Específicos:

-Promover o incentivo e a valorização dos profissionais no resgate da autoestima; - Possibilitar a retomada de suas atribuições, mesmo com restrições médicas; - Contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos através do reforço escolar.

Metas a atingir:

O programa desenvolvido com os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Pinhais-PR, pode ter contribuído com alguns resultados considerados relevantes inclusive com a melhora nos índices de aprovação nas unidades onde estes profissionais atuaram com atividades de Reforço Escolar, o qual oportunizou atendimento individualizado e personalizado aos alunos do 2º ao 5º ano que apresentavam defasagem de conhecimentos ou dificuldades de aprendizagem, verificada por meio de sondagem aplicada pelos professores regentes. Outra questão não menos importante foi com relação ao retorno destes profissionais para atuarem na regência de classe, que abandonaram ou atenuaram suas restrições médicas. Nesta situação, se registram casos de alta médica de alguns professores em tratamento psiquiátrico e neurológico que retornaram às suas atribuições em sala de aula já no segundo semestre de 2010 como também nos anos letivos de 2011,2012 e 2013, contribuindo com a efetivação da proposta pedagógica do município e desonerando os cofres públicos.

Cronograma

Físico:

2010, 2011 e 2012, encontros mensais com duração de quatro horas e acompanhamento nas unidades de ensino. Em 2013 encontro semestral e acompanhamento continuo de cada profissional em sua unidade de ensino.

Financeiro:

Nao se aplica porque serão utilizados profissionais da própria rede, tais como psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos e professores.

Orçamento:

Não se aplica, pois contou com a participação dos profissionais do quadro geral da prefeitura.

Beneficiários Diretos:

Retorno de aproximadamente 25% dos professores que estavam com restrições médicas para regência de sala de aula. Atendimento de aproximadamente 650 alunos/ano por estes profissionais.

Beneficiários Indiretos:

Melhora na qualidade de ensino com a diminuição dos índices de repetência. Melhora da autoestima dos profissionais que se sentiram valorizados com o trabalho desenvolvido no projeto. Melhora do ambiente de trabalho e da qualidade de vida do servidor.

Resultados:

Valorização e respeito ao servidor. Satisfação dos profissionais com a iniciativa. Resgate da autoestima dos envolvidos. Participação significativa dos profissionais nos encontros. Desenvolvimento de relações afetivas, de confiança e de troca de experiências. Melhora nos índices de aprovação nas unidades onde estes profissionais atuaram com atividades de Reforço Escolar

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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