Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Centro de Atendimento a Mulher - CAMU

Ano / Edição: 2013
Município: Piên
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

Secretaria Ação Social

Diagnóstico

O município de Piên, ate então não possui um projeto direcionado para o publico feminino. Foi então que, através de inúmeras reunioes, encontros e visitas em todas as comunidades do município, constatou-se a necessidade deste local direcionado as mulheres. Nesses encontros as reivindicações foram constantes e em massa. Foi então que idealizou-se este projeto, uma vez que a população feminina representa 48% da população do município. Este local deve oferecer a mulher diversas atividades, que possam de uma maneira ou outra levar ate a mulher do campo e da cidade a opção de diversidade, onde ela possa encontrar nessa atividades o sentido da valorização da mulher tanto pessoal, familiar como profissional.

Descrição

A estrutura conta com uma área total de aproximadamente 857m2 de edificação, que oferecer as mulheres pienenses academia com sala de ginastica, sala de musculação, piscina aquecida pra as aulas de hidroginástica e natação, salas para oficinas, cursos, palestras e atendimento psicológico, sala de informática, cozinha industrial para curso de culinária, praça interna, sala de exposição artesanal entre outros ambientes. Além de todas as atividades ofertadas no CAMU, também são desenvolvidos em paralelo, projetos nas comunidades, com os mesmo objetivos dos desenvolvidos na sede, porem visto com um facilitador para aquelas pessoas que tem por algum motivo, não podem vir até a sede do CAMU. Esses projetos é o Grupo de Integração, o qual já compreende cerca de 200 mulheres inscritas e Grupo da Melhor Idade que conta com aproximadamente 130 participantes. Ambos os projetos são desenvolvidos nas comunidades da cidade. De um modo geral o projeto CAMU estima-se atender cerca de 700 mulheres nas diversas atividades ofertadas, que com passar do tempo, irá se adequar conforme as necessidades do público em questão, de maneira a somar positivamente na vida da população pienense, em especial a mulher pienense.

Objetivos

Gerais:

Oferecer a população feminina do município um espaço aconchegante onde possam desenvolver várias atividades que fortaleçam sua convivência familiar, profissional, comunitária e acima de tudo que promova a satisfação, bem estar, qualidade de vida das cidadãos pienenses.

Específicos:

Valorizar a mulher na família, na sociedade e no campo profissional; ? Oferecer cursos de capacitação profissional para que a mão de obra no meio rural e urbano seja valorizada; ? Destacar a importância da prevenção da saúde da mulher através de palestras de conscientização sob a orientação de profissionais especializados; ? Promover encontros, atividades recreativas e artísticas com grupos de integração, melhor idade e também com demais grupos do município destacando o potencial feminino; ? Proporcionar a realização de atividades físicas que visem a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde da mulher; ? Fomentar oficinas com diversos temas, para que possa contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional; ? Promover o bem estar físico e psicossocial das mulheres; ? Elevar a autoestima da mulher pienense através das diversas atividades ofertadas; ? Promover atendimento psicológico voltado especificamente para a mulher; ? Promover a integração das mulheres; ? Gerar uma fonte de renda extra para a classe em questão.

Metas a atingir:

O projeto CAMU visa a valorização dos direitos da mulher, bem como a sua qualidade de vida, autoestima e bem estar. Até então, não existia um projeto e nem um espaço voltado para o público feminino, onde elas pudessem ter um local para seu lazer, recreação, distração, capacitação, profissionalismo, saúde, bem estar e qualidade de vida, enfim um espaço voltado para mulher Pienense. Espaço este que reconhece a dimensão de uma mulher e valoriza sua importância perante a sociedade e a família. Dadas as mentas a atingir com o projeto, o mesmo visa tambem a manutenção e o aprimoramento do serviço ofertado. Outros projetos voltado para a qualidade de vida da mulher já estão sendo estudados e desenvolvidos, como a prevenção e orientação do câncer de mama e colo de útero, que tem como principal objetivo a prevenção, orientação de levar ate todas as mulheres as informações necessárias sobre o tema. Projeto este que vai ser desenvolvido em parceria com a secretaria de saúde. Outro trabalho em desenvolvimento, é em relação a violência contra mulher, visto com grande valia, para valorizar a mulher e seus direitos, embora hoje ainda seja bastante mascarado a violência perante a sociedade. este futura trabalha objetiva também a conscientização da mulher na denuncia e na garantia de seus direitos.

Cronograma

Físico:

O projeto teve o inicio de suas atividades ha um ano. Ele acontece de segunda a sexta-feira, das 08h as 21h, onde são desenvolvidas as diversas atividades. o projeto nas comunidades acontece no mesmo período, no horário das 13h as 17h.

Financeiro:

Ocorre de acordo como as atividades vão sendo desenvolvidas e ofertadas, conforme a necessidade.

Orçamento:

O projeto CAMU tem uma previsão de despesas anual com pessoal, material,serviços de cerca de 717.087,52, o que gera uma despesa mensal de aproximadamente 59.000,00. Todas as despesas geradas com a execução deste projeto são suportadas e estão vinculadas a Secretaria de Ação Social, através de recursos livres. Dotação Orçamentaria: 10.001.08.244.00162023 (Manutenção da assistência social).

Beneficiários Diretos:

A população feminina do município de Piên equivale a 48% da população total Assim o publico a ser atingido com este projeto sera a partir dos 06 anos de idade, que equivalem a cerca 4.310 cidadãos, que corresponde a 81% da população feminina. Serão diversas atividades desenvolvidas e ofertadas, abertas a toda a comunidade feminina que demonstrar interesse em participar, sem distinção.

Beneficiários Indiretos:

Serão muitos os benefícios das mulheres pienenses, entre os quais observa-se a qualidade de vida, aumento da eficiência e qualificação profissional, produtividade de trabalho, promoção da saúde, elevação da autoestima, bem estar pessoal, familiar e profissional.

Resultados:

O projeto esta em funcionamento ha um ano. Os resultados encontrados são positivos, pois observa-se a satisfação pessoal, profissional e familiar de todas as mulheres envolvidas. Ha muito para aprimorar, desenvolver, mas para tanto, o objetivo principal foi alcançado, de oferecer um espaço aconchegante para a mulher para que ela possa fortalecer sua convivência familiar, profissional e comunitárias, através de diversas atividades, elevando a sua satisfação pessoal.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos