Banco de Projetos

Idoso: Renascendo na Melhor Idade

Ano / Edição: 2019
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

Departamento Municipal de Assistência Social

Diagnóstico

A Constituição Federal de 1988, bem conhecida pelo povo brasileiro como a Constituição Cidadã, previsto no campo dos direitos que cada pessoa seja vista como cidadãos merecedores de proteção. Logo em seu primeiro artigo vemos, que a cidadania e a dignidade da pessoa humana, constituem-se como direitos fundamentais do Estado democrático. Desta forma a proteção a população idosa tem um olhar especial no apontamento constitucional. Conforme disposto em seu artigo 230, que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.
Está comprovado que no país, a população passa por uma profunda mudança em seu perfil demográfico, principalmente com o crescimento expressivo das pessoas com mais de 60 anos de idade – em especial do subgrupo de mais de 80 anos.
São quase 20 milhões de pessoas idosas no país. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Projeções mostram que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil.
A população idosa do Município de Ivaiporã segundo dados do IBGE 2010 é de 5.055 idosos, cerca de 16% da população encontra-se classificada como idosos, ou seja, com 60 anos ou mais.
O aumento da proporção de idosos na população, não é apenas característica do município de Ivaiporã, apresenta-se como um fenômeno mundial. Sendo que no último meio século, a expectativa de vida aumentou, e esse processo pode estar longe do fim, se comparar a população acima de 80 anos nas últimas décadas fica evidente esse aumento. Isso significa que a população considerada idosa também está envelhecendo; assim essas situações acarretam em consequências sociais, culturais, econômicas, políticas e epidemiológicas.
O envelhecimento da população aparece com variadas dimensões e dificuldades, porém a garantia do direito do idoso a convivência familiar com qualidade de vida deve ser preservada, e a permanência do idoso em casa e com a família reflete o bem estar e qualidade de vida deste, para que isso aconteça é necessário políticas públicas com propósito e programas de atenção à população idosa.
Pensando no bem-estar e garantia de direitos do idoso, Ivaiporã desenvolve ações e projetos direcionados a população idosa.

Descrição

O projeto executado com a terceira Idade em Ivaiporã abrange a população acima de 60 anos, tem por objetivo proporcionar espaço acolhedor com proteção e convivência a idosos, com objetivo principal prevenir as situações de risco social e pessoal, e principalmente o isolamento e a institucionalização do idoso.
Os idosos são indivíduos detentores de direitos que precisam ser garantidos pelo Estado, família e sociedade. O envelhecimento e o convívio, quando saudável e compartilhado junto aos familiares e amigos, transparecem sempre um tratamento humanizado, digno e de eficácia plena a essas pessoas.
Diante do atual contexto de crescimento da população idosa, o Departamento de Assistência Social do município de Ivaiporã, através de seus serviços de atendimento, procura atender a população idosa com todo cuidado e atenção necessária, elaborando e executando ações que promovam uma melhor qualidade de vida para os mesmos.
Dentre os serviços do Departamento Municipal de Assistência Social, que desenvolve trabalho com idosos, podemos citar CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, e Serviços de Convivência, como executores de ações voltadas para idosos. Seguindo a lógica da proteção integral o princípio da proteção integral ao idoso preconizado na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03).
Os Serviços de Convivência - Centro da Juventude, Projeto Renascer e Casa de Vivência - são norteados pela Política de Garantia de Direitos à Criança e ao adolescente, que abarca os princípios do melhor interesse da população infanto-juvenil e sua condição especial de pessoa em desenvolvimento, expressada pelo art. 227 da Constituição Federal de 1988 e pelo artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente. Esses serviços não se limitam a trabalhar apenas com crianças e adolescentes e sim, desenvolvem ações intergeracionais, envolvendo diversas faixais etárias nas atividades e trocas de experiências. Dentro dos serviços de convivência, estão destinadas algumas horas semanais para trabalhar com os idosos, proporcionando momentos de descontração entre crianças, adolescentes e idosos.
No Centro da Juventude existe um programa denominado “agentes de cidadania”, projeto este financiado pelo Governo Estadual dentro dos Centros da Juventude, que consiste em ter jovens a partir de 14 anos desenvolvendo atividades voltadas para a cidadania, convivência e/ou formação, Atualmente o Centro da Juventude de Ivaiporã está com 25 adolescentes desenvolvendo seus projetos na área do artesanato, horta, culinária, dança e teatro, esportes, informática, todos com supervisão e acompanhamento dos funcionários do Centro, os quais, na sua maioria, também desenvolvem algumas atividades que incluem interação com grupo de idosos. Sendo:
- momentos de rodas de conversa e contação de histórias com adolescentes;
- torneio de truco com os idosos que jogam cartas na praça central do município;
- oficinas de artesanatos variados em interação com adolescentes do programa “agentes de cidadania”, e também nos demais serviços de convivência;
- realizar atividades culinárias, dentro do Centro da Juventude;
- participação no cultivo e cuidados com hortas e jardins nas dependências do Centro da Juventude.
O Projeto Social Casa de Vivência, também desenvolve atividades intergeracional, o qual vem desenvolvendo o grupo Sempre é Tempo, onde são realizados encontros semanais com idosos, contando com orientação e supervisão de pedagogos são desenvolvidas atividades de contação de história, artesanato, alfabetização e interação pessoal entre o grupo.
O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - é uma unidade pública estatal de base territorial, que oferta serviços da Proteção Social Básica, com finalidade de prevenir situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades, aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Visa também fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura dos seus vínculos, promovendo seu acesso e usufruto de direitos, contribuindo na melhoria de sua qualidade de vida.
O CRAS além de prestar serviço de atendimento ao idoso, em parceria com a equipe do órgão gestor desenvolve ações de convivência fortalecimento de vínculos através de grupos de convivência de idosos. Sendo: o Grupo Alegria de Viver, Grupo de BPC e acompanhamentos das atividades em parceria com a Secretaria de Saúde ao grupo da caminhada, e, mantém parceria com grupo realizado no SESC, parceria esta em datas como semana do idoso, o equipamento acompanha cerca de 160 idosos semanalmente.
O CRAS do município de Ivaiporã conta com o cadastros e recadastramento o CadÚnico (Cadastro Único), onde aproximadamente 420 famílias são beneficiárias do BPC – Benefício de Prestação Continuada - a pessoa idosa, o que caracteriza uma parcela dessa população que não possui aposentadoria e se encontram em vulnerabilidade social, e com esses beneficiários são realizados grupos mensais com equipe técnica do equipamento.
Ainda acompanhado pelo órgão gestor e CRAS há o grupo de convivência da Terceira Idade que possui em média 160 participantes com atividades semanais.
A proposta de trabalho com os idosos está embasada em oficinas que possibilitam implantação de projetos direcionados as questões cotidianas, em caráter de prevenção, otimizando a qualidade de vida. Além de prestar todo atendimento ao idoso estão previstas atividades com as famílias, como reuniões para o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.
As ações desenvolvidas são com bailes, atividades culturais, festividades em datas comemorativas como: dia da mulher, dia das mães, festa junina, dia dos pais, semana do idoso, outubro rosa, novembro azul, e realizado o concurso da miss terceira idade estimulando a autoestima e desenvoltura das candidatas, ajudando a superar a timidez; cinema para os bairros dos distritos do município, que se encontram sem atividades diferenciadas para os idosos; Realização passeio em Shoppings, Parques, Igrejas e Clubes da 3ª Idade de outros municípios, proporcionando momentos de lazer através de viagens, para que os idosos possam conhecer pessoas, lugares e culturas diferentes; Realização de atividades como bingos e palestras, rodas de conversa e contação de histórias com adolescentes, torneio de truco com os idosos que jogam cartas na praça central do município, oficinas de artesanatos, grupos, Contar histórias no domicílio para idosos acamados, impossibilitados de se locomover, entre outras dificuldades, Promover semana do idoso, capacitação de cuidados com Pessoa Idosa, para familiares e cuidadores, Aulas de ginástica em baixa intensidade e alongamentos para estimular a flexibilidade e melhorar as funções cardiorrespiratórias e vasculares dos idosos, ministradas pelo professor de Educação Física do Centro da Juventude, campanha específica de prevenção e enfrentamento às violências, propor articulação com a rede de serviços,
O CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social - constitui-se em lócus de referência, no município, de trabalho social especializado no SUAS a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de seus diretos.
Os idosos fazem parte dos públicos alvo de atendimento qualificado no CREAS, totalizando 78 (setenta e oito) idosos que são acompanhados, como forma de resolução e prevenção do agravamento das situações de violência atendidas.
Dentre as violências praticadas contra os idosos, merece atenção especial notadamente aquela praticada contra pessoas do sexo feminino, que hoje, configuram 72% das pessoas idosas atendidas no CREAS de Ivaiporã, as demandas de atendimento variam em diversas categorias de violências, que podem ser: Abuso físico, maus tratos físicos ou violência física; Abuso psicológico, violência psicológica ou maus tratos psicológicos; Abuso sexual e violência sexual; Abandono; Negligência; Abuso Financeiro e econômico; Autonegligência. Destaca-se que a negligência (recusa ou omissão de cuidados básicos, devidos e necessários aos idosos, pela família ou instituições) constitui o maior número de atendimentos de violência contra idosos no CREAS de Ivaiporã.
A inclusão de idosos em diversas atividades proporcionará a estes melhor qualidade de vida, As atividades físicas compreendem a realização de: alongamentos, caminhadas, ginástica, competições dentro da aptidão e capacidade de cada idoso; as atividades culturais e artísticas compreendem oficinas de musica, teatro, cinema, e filmes; as atividades de dança serão através de encontros semanais, objetivando a interação e o movimento corporal.
Para desenvolvimento das atividades o núcleo contará com equipe de recursos humanos habilitados com profissionais de cada área de atuação, com apoio técnico da equipe do Centro de Referência de Assistência Social, uma vez.
Nesse sentido o desenvolvimento do trabalho com atividades diversas e troca de experiências com diferente fixa etárias objetiva a interação, a convivência, e melhorias na qualidade de vida. Uma vez, que através do desenvolvimento de atividades os idosos não ficarão com o tempo ocioso e automaticamente estarão promovendo a saúde, bem estar e convivência social.

Objetivos

Gerais:

Desenvolver ações específicas de convivência, qualidade de vida, acesso a direitos básicos e proteção para a população idosa do município de Ivaiporã, abrangendo o maior número de idosos possíveis, incluindo aqueles que não fazem parte de nenhum grupo de convivência, que estão acamados, em situação de isolamento, ou que residem em bairros e distritos periféricos, ficando muitas vezes à margem das atividades voltadas a esse público.

Específicos:

- Promover a melhoria da qualidade de vida e autonomia de pessoas idosas;
- Superar situações violadoras de direitos, através do apoio a famílias na tarefa do cuidar;
- Prevenir a segregação de idosos aos serviço, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
- Proporcionar cuidados e proteção e convivência adequada às necessidades do Idoso;
- Prevenir as situações de risco social e pessoal, o isolamento e a institucionalização do idoso.

Metas a atingir:

A meta é abranger 90% dos 5.055 idosos do município, além dos idosos que já participam de atividades desenvolvidas no município e que já são atendidos pelos serviços socioassistenciais, atender em especial àqueles que se encontram fora de qualquer grupo de convivência, acamados, em bairros e distritos periféricos, isolados do convívio social, e acolhidos. Bem com, atingir parte da população, sendo os familiares, e em especial crianças e adolescentes as quais estão envolvidas no projeto.

Cronograma

Físico:

As atividades são desenvolvidas de forma contínua, sendo que em 2019 estas ações de intensificaram, com maior número de atividades desenvolvidas, maior locais abrangidos e maior número de participantes. O cronograma de desenvolvimento é de 2013 a 2019.

Financeiro:

Para desenvolver o projeto são necessários despender de custos para recursos humanos, materiais, na execução do projeto são gastos em média R$ 100, 000,00 (cem mil) reais.

Orçamento:

Para desenvolvimento do projetos são necessários dotação orçamentária e recursos para manutenção das ações, para aquisição de materiais de custeio, sendo: alimento, material de expediente, materiais utilizados para as atividades culturais, artísticas, esportivas, combustível, pagamento de profissionais.

Beneficiários Diretos:

O projeto visa beneficiar 90% dos idosos do Município de Ivaiporã, abrangendo todo Território.

Beneficiários Indiretos:

O projeto beneficia indiretamente em média 20.000 pessoas, ou seja, população geral em todas as faixas etárias, dentre essas crianças e adolescentes do Município. Seja, além dos idosos visa atingir os familiares, profissionais envolvidos e crianças e adolescentes de forma inter-geracional com troca de experiências.

Resultados:

O projeto contribuiu e contribui para melhor qualidade de vida dos idosos, sua participação social e a convivência familiar e comunitária, outro resultado satisfatório é a interação de crianças adolescentes e idosos o que acarreta através da troca de experiências resultados positivos na autoestima e conhecimento de ambos.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos