Banco de Projetos

Rotatividade Digital

Ano / Edição: 2019
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Segurança Pública

Administração Indireta:

Autarquia Municipal de Transito e Transporte

Diagnóstico

Ponta Grossa é um Município brasileiro do Estado do Paraná distante 103 km da Capital Curitiba,localizada na região dos Campos Gerais .
A ocupação das terras do Campo Gerais se iniciou logo na primeira década do século XVIII,local próprio e logo percebido para o desenvolvimento pecuário e rota de comercio e abastecimento entre o Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
A necessidade de abastecimento impulsionou o mercado interno brasileiro,possibilitando a gradativa integração das economias regionais ,como favoreceu ,também, a ocupação de regiões do interior paranaense.
Ligadas ao tropeirismo,ainda no século XVIII,pequenas povoações começaram a surgir ao longo do Caminhos das Tropas ,desta forma freguesias e vilas tiveram seu desenvolvimento inicial.Ao longo do século XIX adquiriram uma conformação urbana,deixando de ser um complemento da vida rural Tornando -se centro de resoluções de questões política e polo de atração de populações,inclusive das fazendas.
Diversificaram-se as atividades econômicas ,conferindo -lhes uma dinâmica própria.Essa realidade emergente propiciou um novo ordenamento do convívio ,com a instauração da Justiça e a elaboração de Códigos e Posturas,regulando o cotidiano do cidadão,sendo assim as ultimas décadas do século XIX foram marcadas pela contraposição entre a consolidação dos núcleos urbanos e a retração da economia rural nos Campos Gerais.Essa economia foi quase autossuficiente e que oportunizou o poderio dos fazendeiros declina pouco a pouco viabilizando o desenvolvimento das cidades.
Nascida sob a hegemonia das fazendas ,Ponta Grossa crescia e tinha novas ambições com indicadores do novo vigor e mentalidade arejada de seus habitantes,o núcleo urbano ponta - grossense entrava em fase de continua expansão.
A importância da cidade provém em grande parte de sua localização estratégica :entroncamento rodo -ferroviário do estado ligando as principais regiões econômicas e os centros políticos.
O crescimento de ponta Grossa nas primeiras décadas do século XX se inscreve num contexto nacional de desenvolvimento econômico e urbanização que favorece sobretudo as regiões sudeste e sul do pais.Esse desenvolvimento resulta de uma conjugação de fatores como capital,mão de obra,mercado relativamente concentrado,matéria prima disponível e barata,capacidade energética e um sistema de transportes ligando as zonas de produção aos portos.
A Ponta Grossa dos dias atuais ingressou numa fase de constante renovação vivendo a busca pelas inovações que o desenvolvimento requer.

Descrição

A implantação do Estar Digital visa comodidade,eficiência e facilidade para o usuário, pois o mesmo tem opção de acesso ,podendo escolher a forma que julgar mais oportuno no momento .Visa também a agilidade e eficiência na fiscalização dos veículos permitindo maior rotatividade e beneficiando mais usuários.

Objetivos

Gerais:

Equipar com o uso da tecnologia os Agentes de Transito,tornando-os mais ágeis no desempenho de suas funções,reduzindo assim a carga de materiais e melhorando o trabalho dos mesmos e proporcionando a população seu auto atendimento.

Específicos:

Beneficiar ao usuário do Estacionamento Rotativo ,maior comodidade e conveniência desde à aquisição de créditos ,forma de pagamento e regularização;
Possibilitar a fiscalização mais eficiente nas áreas de abrangência do sistema;
Aumentar a rotatividade do estacionamento com melhores índices de ocupação de vagas ;
Permitir que as informações geradas pelo sistema possam ser utilizadas pela administração na elaboração de projetos de melhoria do trânsito.
Permitir que as informações geradas pelo sistema possam ser utilizadas pela administração na elaboração de projetos de melhorias do trânsito;
Contribuir com o meio ambiente,acabando com o uso do papel.

Metas a atingir:

- Informatização total do sistema
- Possibilitar o uso de instrumentos modernos de alta resolução
- Implantação de OCRs para leitura de placas através de imagens
- Atingir demandas suprimidas atendendo com vagas com solicitações em aguardo pela população

Cronograma

Físico:

- Em maio de 2018 deu inicio a Implantação do Estar Digital;
- Os Agentes ESTAR passaram por fase de treinamento,primeiramente para a utilização dos aparelhos Smartphone e impressoras em suas funcionalidades;
- Os condutores começam a ser informados das novas mudanças no sistema através dos meios de comunicação;
- Os Agentes passam a emitir os Avisos de Irregularidades em novo formato:papel termostátil através dos dispositivo conectado aos Smartphone ;
- As vendas passaram a ser só de blocos fechados e tickets avulsos,onde o condutor deve informar a placa do veiculo ;
- Na sequencia foi liberado para os motoristas o dowload do APP permitindo a ativação de vagas pelo próprio usuário;
- O Boleto logo em seguida para o pagamento de notificações tornou-se possível ;
- O APP no próximo mês já possibilitou as transações via cartão de debito;
- A venda no cartão de credito foi a próxima etapa ;
- O sistema se prepara neste momento para a finalização do uso de cartões de papel e transição total para o sistema digital ,através de divulgações na mídia e orientações com videos explicativos do passo a passo para o uso da nova modalidade para ciência do munícipe,os quais receberam a ideia de forma positiva.

Financeiro:

Mensalmente é pago um valor de 46.286,95 que inclui:
Fornecimento de smartphone e Impressoras(locação)
Pacote de Dados
Fornecimento de Bobinas
Licenciamento de sistema integrado de estacionamento
e tarifa de operadora de cartão
Suporte Técnico

Orçamento:

R$597.680,00

Beneficiários Diretos:

Munícipes usuários do sistema,Agentes de Trânsito e Gestores do Sistema .

Beneficiários Indiretos:

Visitantes ou comerciantes de passagem pela região através do auto - atendimento.

Resultados:

Com a implantação do Estar Digital já tivemos um aumento em cerca de 45% na fiscalização e uma procura cada vez maior da população para se integrar a nova modalidade com a agilidade ao estacionar.

Anexos

Banco de Projetos