Banco de Projetos

Estimulando a Agricultura Familiar no Município de Planalto- PR

Ano / Edição: 2019
Município: Planalto
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Divisão de Alimentação Escolar

Diagnóstico

A Rede Municipal de ensino de Planalto abrange em média 1170 educandos, que realizam até 4 refeições diárias (média de 30 mil refeições mensais), sendo estas fornecidas em meio período ou em período integral. O processo ensino aprendizagem dos educandos depende também do fornecimento de uma alimentação balanceada nutricionalmente e diversificada.
No município há uma grande possibilidade de aprimorar a diversidade de alimentos fornecidos pela agricultura familiar para as unidades escolares mediante Chamada Pública, visto que no município há predomínio de pequenas propriedades rurais, com cultivos de hortícolas, agroindústrias, produção leiteira e de grãos.
Neste sentido o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, veio alavancar o fomento da produção de alimentos no município, propiciando o fornecimento de uma alimentação diversificada e de qualidade e ao mesmo tempo fortalecendo agricultura familiar, uma vez que no mínimo 30% dos recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/Ministério da Educação devem ser utilizados para a compra direta da agricultura familiar.

Descrição

No início de fevereiro de 2018 realizou-se uma reunião com intuito de estimular/verificar quais produtos poderiam ser acrescentados na Chamada Pública junto com os agricultores familiares. Realizou- se assim a Chamada Pública, através de Edital, onde os agricultores puderam participar com o Projeto de Venda Coletiva, formando um grupo informal, onde 21 agricultores familiares entregaram 44 tipos de alimentos, entre panificados, verduras, frutas, legumes e tubérculos. Após iniciou-se a realização de visitas nas propriedades rurais, visando acompanhar a produção, a rotina de trabalho da família e dialogar sobre a possibilidade de inserção de novos cultivos e produtos das agroindústrias. No final de 2018 foi realizada mais uma reunião com os agricultores para planejamento dos produtos a serem entregues no ano de 2019. Desta forma, novamente foi construído um projeto de venda coletiva, visando atender o Edital da Chamada Pública ano 2019. Neste ano tem-se 24 agricultores familiares fornecedores. Foi acordado com o grupo a realização de Encontros, visando tratar os assuntos pertinentes. Em abril foi realizado o Primeiro Encontro, onde foram tratados temas: embalagens, acondicionamento dos produtos, conservação, das entregas, rotulagem, falhas no processo e também tratados aspectos da Lei da merenda orgânica até 2030.
Por consequente as visitas que foram realizadas no ano 2018, deram continuidade no ano de 2019.

Objetivos

Gerais:

Impulsionar a diversificação da produção de alimentos que compõe a alimentação escolar no município de Planalto- PR

Específicos:

- Promover a alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e hábitos alimentares saudáveis;
- Valorizar as pequenas propriedades rurais, tendo os agricultores familiares como atores socioeconômicos vitais;
- Apoiar o desenvolvimento sustentável local, como também a produção agroecológica minimizando o êxodo rural.

Metas a atingir:

- Estimular a produção de alimentos diversificados no município, além disso atingindo outras demandas;
- valorizar os agricultores ( as) familiares em suas atividades produtivas, incentivando- os a produzir alimentos diversos, livres de agrotóxicos;
- Atender a chamada pública, fornecendo os alimentos dentro do prazo e nas quantidades necessárias para o ano.

Cronograma

Físico:

Realizou-se assim as visitas nos agricultores familiares que estão envolvidos com o Programa Nacional de Alimentação Escolar, juntamente com o engenheiro agrônomo, médica veterinária da Prefeitura Municipal, engenheira agrônoma da EMATER, a nutricionista responsável técnica e a chefe da divisão da Alimentação Escolar da Secretaria de Educação. Por conseguinte as visitas que foram realizadas no ano 2018, deram continuidade no ano de 2019. As atividades iniciaram esse ano em abril com o I Encontro, com estimativa de mais 3 encontros para o ano 2019 e mais 1 encontro até maio de 2020.

Financeiro:

Para a realização das visitas nas propriedades utiliza-se o carro da Secretaria Municipal de Educação / Agricultura ou da EMATER.
Nos encontros utiliza-se material de consumo e permanente ( multimídia).

Orçamento:

- Desembolso mensal é o salario da equipe de profissionais que fazem parte do quadro técnico de funcionários da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura e EMATER.
- Despesa com material de consumo;
- Despesa com transporte dos profissionais ( motorista e carro da secretaria/ EMATER)

Beneficiários Diretos:

O Projeto Estimulando a Agricultura Familiar no Município de Planalto- PR visa beneficiar os agricultores ( as) familiares do município de Planalto- PR, bem como os educandos da rede municipal de ensino do município.

Beneficiários Indiretos:

A comunidade escolar do município de Planalto- PR e sociedade em geral, que serão beneficiados com o projeto a longo prazo. Também podemos considerar os benefícios no setor de saúde, pois alunos bem alimentados são mais saudáveis e tem melhor rendimento escolar e menos gastos na saúde publica.

Resultados:

Através da quantidade de itens que são ofertados para Chamada Pública do ano de 2019 observa-se que há uma ampla variedade de alimentos produzidos, existindo ainda um bom potencial, a ser desenvolvido, podendo promover maior diversificação no cardápio dos educandos para o ano 2019 e renda periódica para os agricultores. Para o ano de 2020 já está em planejamento a incorporação de novos alimentos( pão de cenoura, pão de beterraba, pão integral, cuca caseira e bolacha caseira sem lactose, caqui, amendoim ) após conversa realizada com os produtores.

Anexos

Banco de Projetos