Banco de Projetos

Transformação de Espaços Públicos Ociosos em Espaços Compartilhados para Comercialização da Rede de Economia Solidária

Ano / Edição: 2019
Município: Apucarana
Função de Governo: Comércio e Serviços

Diagnóstico

O município de Apucarana- Pr, desenvolve a 5 anos e 5 meses o Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, voltado ao Empoderamento Feminino, tendo como uma de suas vertentes quebrar o ciclo da violência doméstica. Neste período o Projeto apresentou um crescimento considerável formando uma Rede de 859 mulheres que desenvolvem trabalhos nas áreas de gastronomia, artesanato, artes manuais, design gráfico, plantas ornamentais, plantas medicinais, farmácia viva, confecção, moda inclusiva, saboaria, animação de festas infantis, marcenaria artesanal, artesanato em fibra de bananeira e em palha de milho, mosaicos, reaproveitamento de resíduos têxteis na área de decoração, produção de bonecas, beleza e estética, desenho, atividades físicas.
Este Projeto é desenvolvido pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família na perspectiva da Economia Solidária, gerando trabalho e renda para mulheres.

Descrição

Atualmente, a Rede de Mulheres Solidárias conta com 11 espaços para comercialização da sua produção, ocupando módulos policiais desativados e salas desativadas no terminal urbano.
Pequenos empreendimentos ainda em fase de incubação, descapitalizados para arcar com locação de espaço compartilham estes espaços públicos aumentando consideravelmente o seu volume de negócios e vendas. O fato de revitalizar os espaços melhorou a aparência das praças, incentivou a população a frequentar mais os locais públicos e vem colaborando significativamente para o crescimento da renda familiar e para a economia do município, além de alavancar sobremaneira o crescimento da Rede.

Objetivos

Gerais:

Alocar empreendimentos econômicos solidários em fase de incubação e sem condições financeiras de bancar um aluguel, gerando trabalho e aumento de renda para as empreendedoras que integram a Rede de Mulheres Solidárias.

Específicos:

Proporcionar espaço físico para fomentar a comercialização da produção artesanal da Rede de Mulheres Solidárias, ocupando espaços públicos ociosos.

Metas a atingir:

Ocupar todos os espaços públicos ociosos do município, revitalizando-os e transformando - os em espaços compartilhados para fomento e incentivo à comercialização da produção artesanal da Rede de Mulheres Solidárias.

Cronograma

Físico:

Ocupar espaços públicos ainda ociosos no município até julho de 2020.

Financeiro:

Em tratando-se de edificações públicas já existentes o recurso financeiro a ser aplicado será de 10 mil reais, direcionado apenas à revitalização.

Orçamento:

R$ 10.000,00

Beneficiários Diretos:

859 pessoas que integram a Rede de Mulheres Solidárias.

Beneficiários Indiretos:

Familiares das 859 pessoas que integram o Projeto.

Resultados:

Fomento e incentivo à comercialização da produção artesanal.
Fortalecimento dos Empreendimentos econômicos solidários.
Melhoria do aspecto urbanístico das praças em que se localizam esses espaços antes ociosos.
Aumento da renda familiar.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos