Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Uma Cidade Integrada pelo Esporte

Ano / Edição: 2019
Município: Ubiratã
Função de Governo: Desporto e Lazer

Administração Indireta:

Associações de Bairros

Diagnóstico

Na atualidade a cidade de Ubiratã passa por um período de grande expansão, com a instalação de indústrias, constatou-se um crescimento populacional de forma significativa, saltando de uma população de cerca de 20.000 habitantes para aproximadamente 30.000 habitantes. Em face a esse cenário expansivo, várias ações foram tomadas para que houvesse a adequação relativa a esse crescimento, através de projetos inovadores e criativos que tragam o desenvolvimento, contribuindo para melhorar a vida das pessoas. Na área esportiva, houve a necessidade de repensar uma forma de integrar os bairros do município por meio de práticas esportivas, promovendo a participação de adolescentes, jovens e idosos, além de possibilitar a inclusão social. Nessa perspectiva, o Município de Ubiratã com a ideologia intitulada ''Uma Cidade Integrada pelo Esporte'', criou diversos programas e atividades esportivas, que contempla a difusão de práticas esportivas por meio da integração de todos os bairros do Município, principalmente aqueles mais carentes e mais isolados, conforme destacado a seguir na descrição do projeto.

Descrição

Uma Cidade Integrada pelo Esporte é um projeto estruturado através de um conjunto de práticas que podem mudar a realidade da população local, contribuindo para seu desenvolvimento. Através de um bom planejamento, da aplicação de práticas inovadoras e de idéias criativas, o projeto buscou incentivar a prática de esportes em qualquer idade, por meio da inclusão social e pela integração das comunidades locais. Esse conjunto de práticas esportivas vem sendo muito importante em todos os aspectos no Município de Ubiratã, desde saúde, cultura, educação, esporte e lazer e está estruturado através de diversas ações e práticas esportivas e que também resulta em um campeonato municipal, através de competições esportivas em diversas modalidades interbairros.

A FASE INTEGRAÇÃO

Nessa fase são desenvolvidas diversas práticas esportivas para promover a integração do esporte no Município. O Município desenvolve diversos projetos esportivos paralelos para melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos. A Secretaria do Esporte e Lazer de Ubiratã trabalha constantemente no dia-a-dia com diversos projetos esportivos e sociais em parceria com outras secretarias municipais. Esses projetos são desenvolvidos por profissionais de educação física e envolvem crianças, jovens, adultos e idosos, que participam de atividades físicas e recreativas em diferentes modalidades esportivas. Nessa perspectiva, foi elaborado um cronograma de atividade com horários e locais definidos para realização desses diversos projetos desenvolvidos pelo setor de esportes do município. Desse modo, todos os dias, em diferentes horários e em diversos locais do município são desenvolvidas atividades envolvendo o esporte. Além da parte esportiva, o objetivo desses projetos é melhorar também a saúde da população e envolver a comunidade em atividades que proporcionem lazer, entretenimento, diversão e confraternização, contribuindo para a socialização dos ubiratanenses de todas as idades e classes sociais.

Diversos projetos e atividades são realizadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – Semel - em parceria com a Secretarias da Educação, Assistência Social e de Saúde, com destaque para os projetos: "Projeto Semel"; "Projeto Ubiratã Mais Ativa"; "Projeto Estudante Escola"; "Projeto Semel de Veteranos"; "Projeto Semel de Categorias de Base"; "Projeto Programa Integração AABB Comunidade"; "Projeto Curumim"; "Projeto SOS - Cícero Nuto de Figueiredo"; "Projeto CREAS"; "Projeto Centro de Convivência dos Idosos" e "Projeto SEMEL no Ginásio de Esportes do Distrito De Yolanda". Desta forma, todos os dias, em diversos horários e locais são desenvolvidas ações voltadas ao esporte e lazer dos ubiratanenses de todas idades. O objetivo é difundir o esporte com a participação da população, para que os torneios a serem realizados sejam cada vez mais prestigiados.

Em parceria com o Social, os projetos ligados ao esporte transformam a vida de comunidades. Atualmente na sociedade contemporânea, observa-se um aumento e uma variedade de programas e projetos esportivos sociais, em sua maioria voltados para a população de crianças e adolescentes, cujos pressupostos e objetivos alegados são a promoção da inclusão social, educação e o resgate da cidadania via esporte. E em Ubiratã não é diferente, a Secretaria do Esporte e Lazer, desenvolve vários projetos em parceria com a Secretaria de Assistência Social para atender tais objetivos, conforme apresentado a seguir.

O projeto denominado “Programa Integração AABB Comunidade" é realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social e AABB - Associação Atlética Banco do Brasil. É desenvolvido por profissionais de educação física, vinculados a Semel e está sendo realizado provisoriamente na APU - Associação dos Professores de Ubiratã, sendo destinado para crianças de 6 a 8 anos de idade, nos seguintes dias e horários: segunda-feira, das 08:00 às 10:30 horas e das 13:30 às 15:30 horas; quarta-feira: das 08:00 às 10:30 horas e das 13:30 às 15:30 horas; sexta-feira: das 08:00 às 10:30 horas das 13:30 às 15:30 horas.

Outro projeto que também cumpre um importante papel social é o “Esporte no Curumim", que também é desenvolvido por profissionais de educação física para alunos de 8 a 18 anos de idade. Este projeto é realizado nas segundas, em local próprio, na Vila Recife, das 09:00 às 10:30 horas e das 15:00 às 16:30 horas e nas sextas-feiras, das 09:00 às 10:30 horas e das 15:00 às 16:30 horas.

Ainda em parceria com a Secretaria de Assistência Social é desenvolvido em Ubiratã pela Secretaria de Esporte e Lazer o projeto “Esporte no SOS - Cícero Nuto de Figueiredo" para crianças e adolescentes atendidas na entidade. As atividades esportivas acontecem as segundas-feiras, das 13:30 às 15:00 horas; quarta-feira, das 09:00 às 11:00 horas e as sextas-feiras, das 09:00 às 11:00 horas.

O projeto “Esporte no CREAS" também tem objetivo esportivo, educativo e social e é desenvolvido por profissionais de educação física, cujas atividades são realizadas com adolescentes infratores de 15 a 19 anos, toda 1ª e 3ª sexta-feira do mês, das 10:30 as 11:30 horas e das 15:30 às 16:30 horas.

Além das crianças e adolescentes, os ubiratanenses da terceira idade também recebem uma atenção toda especial por parte da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubiratã, que desenvolve o projeto “Esporte no Centro de Convivência dos Idosos". Realizado em parceria com a Secretaria da Assistência Social, as atividades com os idosos acontecem todas as segundas-feiras, no Centro de Convivência, das 13:30 às 15:00 horas e as quartas-feiras, das 13:30 às 15:00 horas.

O Projeto AABB Comunidade tem como parceira a Secretaria do Esporte/Lazer, onde crianças de 8 a 18 anos de idade que frequentam o projeto recebem aulas de esporte com profissionais de educação física.

No SOS - Cícero Nuto de Figueiredo as atividades esportivas acontecem as segundas, quartas e as sextas-feiras. Já os adolescentes infratores, de 15 a 19 anos, recebem no CREAS orientações de profissionais de educação física.

ESPORTE E LAZER

Além disso, os Ubiratanenses de todas as idades também participam de projetos esportivos desenvolvidos no município. A Administração "Todos Juntos Rumo ao Futuro!" através da Secretaria municipal de Esporte e Lazer desenvolve diversos projetos esportivos envolvendo pessoas das mais diferentes idades. Esses projetos visam despertar na comunidade ubiratanense o gosto pela prática regular da atividade física, possibilitando melhorias na qualidade de vida de toda a população.

Com o projeto “Semel", a Secretaria de Esporte e Lazer desenvolve de segunda-feira a sábado, no Ginásio Municipal de Esportes Tomaz Izidro de Lima, na quadra poliesportiva do Conjunto Boa Vista, no conjunto JK, conjunto Josefina I e Jardim Panorama, trabalhos ministrados por professores de educação física nas modalidades de futsal masculino e feminino, handebol masculino e feminino, basquetebol masculino e feminino e voleibol masculino e feminino, nas categorias fraldinha, pré-mirim, mirim, infantil, juvenil e livre.

Outro projeto que atrai muitos participantes é o “Semel de Veteranos", desenvolvido por profissionais de educação física e auxiliares, destinado para pessoas com idade acima de 38 anos. Os jogos de futebol são realizados no Estádio Municipal Valderi Claudino da Silva – Claudinão – e no Estádio Municipal do Conjunto Boa Vista. Na segunda-feira, as partidas são realizadas no Estádio Municipal, das 16:00 às 19:00 horas e na sexta-feira, no Conjunto Boa Vista, das 16:00 às 19:00 horas.

O projeto “Semel de Categorias de Base" é desenvolvido por profissionais de educação física e auxiliares, destinado para crianças de 6 a 18 anos de idade. As atividades acontecem no Estádio Municipal Valderi Claudino da Silva – Claudinão, com a seguinte programação:

Terça-feira: pré-mirim e fraldinha, das 09:00 às 11:00 horas, infantil e juvenil, das 14:30 às 16:30 horas, pré-mirim e mirim, das 16:30 às 18:30 horas; quarta-feira: infantil e juvenil, das 14:30 às 16:30 horas, pré-mirim e mirim, das 16:30 às 18:30 horas; quinta-feira: pré mirim e fraldinha, das 09:00 às 11:00 horas; infantil e juvenil, das 14:30 às 16:30 horas, pré-mirim e mirim, das 16:30 às 18:30 horas; sexta-feira: infantil e juvenil, das 14:30 às 16:30 horas, pré-mirim e mirim, das 16:30 às 18:30 horas.

Já o projeto “SEMEL no Ginásio de Esportes do Distrito De Yolanda" é realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - Semel em parceria com a Secretaria da Saúde e Secretaria da Assistência Social, desenvolvido por profissionais de educação física, vinculados para pessoas idosas, crianças e adolescentes, dos projetos Semel, Curumim e Ubiratã Mais Ativa, no ginásio de esportes do Distrito de Yolanda.

GRANDES EVENTOS PARA CONSOLIDAR O PROJETO UMA CIDADE INTEGRADA PELO ESPORTE

Com tantas atividades praticadas no Município, a cultura esportiva está arraigada na população.

Então, anualmente são promovidos dois grandes eventos: O MEGA MOVIMENTO DO ESPORTE e o JAMUS - Jogos Abertos Municipais de Ubiratã.

No Mega Movimento do Esporte, a população é convidada a participar de dezenas de atividades: corrida de rua, volei de areia, "futvolei", ciclismo, jogo de malha, apreciando apresentações culturais, danças e lutas marciais, dentre outras dezenas de atividades.

No JAMUS, a cidade é dividida em seis polos esportivos ou seja, 6 regiões/equipes: Jardim Boa Vista; Vila Recife; Bairro Josefina; Jardim São Paulo; Bairro Panorama e Distrito de Yolanda, as quais são representadas por cores, tais como: Verde, azul, amarelo, branco, vermelho e laranja. Cada bairro/região é representado por seus atletas locais, promovendo-se a sinergia e integração social entre todos os bairros do Município.

Ambos os eventos são coordenados pela equipe de profissionais da secretaria de esportes, sendo eles, professores de educação física, técnicos esportivos, dentre outros profissionais, sendo que no JAMUS os presidentes de bairros e lideranças de cada localidade passam a se incorporar na coordenação dos jogos. Esse evento conta com cerca de 30 modalidades esportivas, com a participação de aproximadamente de 1.200 atletas de todas comunidades do Município.

Objetivos

Gerais:

Estimular a prática esportiva de forma integradora nas mais diversas modalidades e em todas as idades, por meio da inclusão social e interação da comunidade de Ubiratã, almejando melhoria na qualidade de vida da população, além de coibir o ingresso na criminalidade e nas drogas.

Específicos:

Promover a prática esportiva no município;
Estimular a participação, sinergia e interação da comunidade;
Contribuir para a saúde, cultura, educação e lazer da população do município;
Coibir o ingresso da juventude no mundo do crime e nas drogas;
Formar e desenvolver cidadãos saudáveis e com princípios e valores éticos, através das atividades esportivas.
Desenvolver atividades voltadas ao lazer para a população;
Socializar e integrar as comunidades mais carentes do Município.

Metas a atingir:

Contribuir para a prática esportiva no município em todos os bairros do município, com a participação de cerca de 10.000 pessoas;
Promover a participação e interação de 1.200 atletas da comunidade;
Inserir a participação de 50% do gênero feminino nas práticas esportivas;
Promover a inclusão social no contexto esportivo de 300 atletas de bairros carentes e bairros mais afastados ;
Integrar bairros por meio de 30 modalidades de práticas esportivas;
Promover maior qualidade de vida para população através de práticas esportivas, com a participação de adolescentes, jovens e idosos
Evitar que adolescentes e jovens ingressem no mundo do crime e das drogas, contribuindo com a redução de 15% no índice de criminalidade.

Cronograma

Físico:

Planejamento do projeto - março a abril de 2017
Organização dos recursos humanos, materiais e financeiros - abril a maio de 2017
Coordenação do projeto - março a outubro de 2017
Programação das atividades - maio a junho de 2017
Preparação da equipe de profissionais - junho a julho de 2017
Execução do projeto - outubro de 2017
Avaliação dos resultados - novembro de 2017

Financeiro:

Preparação dos recursos financeiros
Recursos destinados a custear o evento:
R$ 20.000,00 sendo arrecadados da seguinte forma:
R$ 15.000,00 arrecadados em forma de patrocínio por empresas locais patrocinadoras e,
R$ 5.000,00 em contra partida pelo Município.

Orçamento:

Recursos destinados a custear o evento:
Custos com pessoal, o projeto conta com funcionários públicos, sem custos para o projeto e terceiros com um custo de R§ 5.000,00
Custos com materiais R$ 10.000,00
Custos com serviços R$ 5.000,00
Total R$ 20.000,00

Beneficiários Diretos:

Atletas do município
Comunidades/bairros do Município: 6 comunidades polos.
População de modo em geral

Beneficiários Indiretos:

Toda a comunidade em geral do Município: 30.000 pessoas.

Resultados:

Participação de 100% das comunidades; - Todos os bairros estão representados;
Melhoria na qualidade de vida da população, reduzindo a incidência de casos de doenças em 10%;
Inserção de três grupos de participantes nas práticas esportivas: adolescentes, jovens e idosos;
Número de participantes: 10.000 pessoas;
Atletas participantes: 1.200;
Atletas do sexo feminino: 50%;
Participação de mais de 300 atletas de bairros carentes e bairros mais afastados;
30 modalidades de práticas esportivas com participação de atletas; e,
Redução de 15% no índice de criminalidade, conforme comparação com dados estatísticos anteriores apresentados.

Anexos

Banco de Projetos