Banco de Projetos

Projeto Ser Saudável é Ser Feliz

Ano / Edição: 2019
Município: Quarto Centenário
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal

Diagnóstico

A obesidade e todos os problemas causados por ela é hoje um dos problemas mais graves quando se fala em saúde pública e está ligada tanto a fatores genéticos como com os hábitos de vida de cada um.
O excesso de gordura e peso corporal aumentam a morbidade e mortalidade, devido a sua associação com distúrbios respiratórios, doenças cardiovasculares, anormalidades endócrino-metabólicas, entre outras.
A classificação de sobrepeso e obesidade recomendada pela OMS – Organização Mundial da Saúde baseia-se na gravidade do excesso de peso, calculado através do Índice de Massa Corporal (IMC), utilizando o peso e altura dos pacientes.
O Município Quarto Centenário, preocupado com a saúde dos munícipes, está buscando constantemente incentivar a mudança da prática assistencialista, antes focada na doença, para um modelo de promoção e prevenção que colabore para a mudança de comportamento, através da inclusão de atividades e ações intersetoriais indispensáveis para o desenvolvimento das atividades das equipes.

Descrição

O programa consiste na oferta regular de atividades físicas para a população local, com foco nas pessoas que apresentam alguma tipo de problema de saúde. Para tanto foi firmada uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação para cessão de profissionais para acompanharem o desenvolvimento do projetos.
A Secretaria Municipal de Edução cedeu profissionais de educação física que 2 vezes por semana ministram aulas para o grupo de pessoas participantes.
A Secretaria Municipal da Saúde é responsável por todo levantamento das informações dos participantes. Esse processo é constante e parte do preenchimento da ficha de inscrição onde são anotadas as informações importantes e de acordo com o objetivo individual acontecem os acompanhamentos de evolução de desempenho.
As propostas abaixo relacionadas serão implantadas tanto para usuários doentes como para os supostamente doentes, com a finalidade de evitar complicações das doenças já existentes como para uma melhor perspectiva e qualidade de vida.
As atividades acontecerão duas vezes por semana na sede do Município, utilizando-se de espaços variados como barracão do Projeto Cidadãos do Futuro, Academia ao Ar Livre, Arena Multiuso e praça. Em Bandeirantes do Oeste também acontecerão duas vezes por semana sendo utilizados os espaços do Salão Paroquial, Academia ao Ar Livre e Praça.
As atividades a serem ofertadas serão:
- Treino Funcional
- Aulas de dança/ritmos
- Terapia/relaxamento
- Caminhadas ao ar livre
- Palestras de orientação sobre temas diversos.

Objetivos

Gerais:

Diminuir a prevalência e a incidência da HAS, DM e obesidade, através da implementação de ações (atividade física e reeducação alimentar) que visem a mudança de comportamento da população e a intervenção sobre os fatores de risco: sedentarismo e sobrepeso/obesidade.

Específicos:

- Melhorar as condições de vida dos usuários atendidos pelo Programa Saúde da Família, através de atividades físicas, despertando assim, hábitos mais saudáveis;
- Intervir nas diversas doenças e demais complicações associadas ao excesso de peso, como diabetes e hipertensão;
- Reduzir o índice de mortalidade e internações hospitalares e o uso de medicamentos indiscriminado;
- Capacitação das equipes multiprofissionais;
- Aumentar o nível de conhecimento das pessoas portadoras de DM, HAS e obesos em todas as faixas-etárias, sobre os benefícios de um estilo de vida ativo que esteja aliado a uma alimentação saudável, concretizando assim ações de promoção e prevenção a saúde.

Metas a atingir:

O Programa Ser Saudável é Ser Feliz atenderá a todos os munícipes que tenham interesse na participação com a finalidade de evitar complicações das doenças já existentes como para uma melhor expectativa e qualidade de vida, tendo ainda como metas:
- Melhorar as condições de vida dos usuários atendidos pelo Programa Saúde da Família 50%, através de atividades físicas, despertando assim, hábitos mais saudáveis;
- Intervir nas diversas doenças e demais complicações associadas ao excesso de peso, como diabetes e hipertensão arterial em 40% até dezembro de 2019;
- Reduzir o índice de mortalidade e internações hospitalares e o uso de medicamentos indiscriminados em 30% até dezembro de 2019;
- Aumentar o nível de conhecimento da população portadora de DM, HAS e obesos em todas as faixas-etárias, sobre os benefícios de um estilo de vida ativa e uma alimentação saudável, dizendo não ao sedentarismo através de mudanças de comportamento em seus hábitos de vida, concretizando assim ações de promoção e prevenção a saúde em 50% até dezembro de 2019;
- Auxiliar as escolas a contribuírem com um ambiente favorável de prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e obesidades e á promoção da saúde e bem estar nutricional até dezembro de 2019.

Cronograma

Físico:

Início do Programa: março/2019
1ª avaliação: abril/2019
2ª avaliação: julho/2019
3ª avaliação: outubro/2019
Encerramento do programa edição 2019: novembro/2019

Financeiro:

R$ 5.500,00

Orçamento:

Realização de exames: 2.000,00
Passeio: 500,00
Formatura: 3.000,00
Os demais custos são aqueles já previstos no orçamento municipal os quais não é possível realizar a separação uma vez que o desenvolvimento deste projeto busca envolver profissionais que já prestam serviços, tanto no setor da saúde como no setor da educação.

Beneficiários Diretos:

Consideramos como beneficiários diretos o grupo de mulheres cujo perfil se enquadram no grupo que apresenta baixa autoestima, obesidade e que apresentam doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial.

Beneficiários Indiretos:

Beneficiários indiretos são os familiares das participantes que de alguma forma irão perceber uma mudança diária de hábitos e comportamentos mais saudáveis, bem como o próprio sistema de saúde pela diminuição do fluxo de atendimentos nas unidades de saúde.

Resultados:

Criar vínculos de solidariedade na comunidade com a implantação de atividades físicas como estratégia de promoção da saúde e controle de problemas de saúde;
• Aumentar o número de pessoas cadastradas para o projeto;
• Realizar atividades físicas com crianças e adolescentes nas escolas.
• Diminuir o sedentarismo, colocando em foco as ações coletivas e as práticas corporais;
● Exercícios de fortalecimento muscular duas vezes por semana.(Ginástica Localizada);
• Conscientização, capacitação e formação dos profissionais das equipes;
• Acolhimento e sensibilização dos usuários para as mudanças propostas;
• Diminuir a obesidade com os alunos nas escolas.
• Elevar a auto-estima, promovendo a saúde física e mental;
• Estimular bons hábitos alimentares;
• Reduzir o percentual de dislipidêmicos, obesos, diabéticos, pré-diabéticos e por conseqüência o número de pacientes com complicações resultantes da DCNT, internações e óbitos;
• Mudança do estilo de vida da população;
• Reduzir o uso indiscriminado de medicamentos;
• Diminuição da demanda de consultas nas Unidades de Saúde
• Formação das redes de atenção em Atividade Física e Reeducação Alimentar

Anexos

Banco de Projetos