Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Projeto Café da Roça e da moda

Ano / Edição: 2013
Município: Paraíso do Norte
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Visando o fortalecimento da agricultura familiar e a integração à cadeia de agronegócios no município e região, o prefeito Carlos Alberto Vizzotto desenvolveu ações, instituiu programas e políticas públicas, proporcionando aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade mediante a modernização do sistema produtivo, a valorização do produtor rural e a profissionalização dos produtores familiares. Um dos programas é o PAAT - Programa de Auxílio à alimentação do Trabalhador que é um instrumento municipal que busca atender trabalhadores com registro formal que em função de renda insuficiente fique em situação de risco nutricional promovendo o atendimento com a complementação alimentar no denominado como "Café da manha e ou café da tarde" adquiridos pela municipalidade exclusivamente e diretamente do pequeno agricultor. O programa também busca de forma associada estruturar o processo produtivo da agricultura familiar, adquirindo alimentos junto à COOPERATIVA REGIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR - COAFNOR, gerando assim emprego e renda aos pequenos agricultores do município fixando o homem no campo e propiciando o consumo de alimentos saudáveis ao trabalhador.

Descrição

Com intuito de integrar a agricultura familiar à cadeia de agronegócios no município e região, proporcionando aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade mediante a modernização do sistema produtivo, a valorização do produtor rural e a profissionalização dos produtores familiares, o município de Paraíso do Norte através do prefeito Carlos Alberto Vizzotto e parceiros tem realizado várias ações no setor agropecuário e familiar. Um dos programas é o PAAT - Programa de Auxílio à alimentação do Trabalhador que é um instrumento municipal que busca atender trabalhadores com registro formal que em função de renda insuficiente fique em situação de risco nutricional promovendo o atendimento com a complementação alimentar no denominado como "Café da manha e ou café da tarde" adquiridos pela municipalidade exclusivamente e diretamente do pequeno agricultor. Viabilizar aos trabalhadores do nosso município uma refeição nutricionalmente adequada, através do fornecimento de um café balanceado de acordo com a necessidade nutricional baseada em uma dieta de 2000 calorias dias. Garantindo assim o aporte energético para que os mesmos possam desenvolver suas atividades diárias sem comprometimento nutricional, garantindo assim a qualidade de vida. O programa também busca de forma associada estruturar o processo produtivo da agricultura familiar, adquirindo alimentos junto à COOPERATIVA REGIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR - COAFNOR, gerando assim emprego e renda aos pequenos agricultores do município fixando o homem no campo e propiciando o consumo de alimentos saudáveis ao trabalhador. Todas as ações e programas desenvolvidos no município são realizados com parcerias como EMATER- Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Sindicato Rural .

Objetivos

Gerais:

O fortalecimento da agricultura familiar local e garantir o aporte energético dos trabalhadores para que os mesmos possam desenvolver suas atividades diárias sem comprometimento nutricional, promovendo assim a qualidade de vida através da pratica de hábitos alimentares saudáveis,

Específicos:

Integrar a agricultura familiar a cadeia de agronegócios no município e região. Viabilizar aos trabalhadores do nosso município uma refeição nutricionalmente adequada .

Metas a atingir:

Adequar um aporte calórico aos trabalhadores melhorando a produção no trabalho; Contribuir para economia no orçamento mensal de cada beneficiado no projeto; Oportunizar aos pequenos agricultores a integração e participação no processo de compra e venda dos produtos, conquistando melhor preço e maior renda, garantia de permanência no campo sustentando suas famílias com seu próprio trabalho.

Cronograma

Físico:

O projeto se desenvolverá durante o período de 48 (quarenta e oito) meses. Consiste em fornecimento de um café da tarde e da manhã diariamente para todos os trabalhadores do nosso município. Diariamente receberão um kit lanche da manhã ou da tarde composto de bolachas. Bolo ou pão acompanhado de manteiga, queijo, salame, ou doce de leite, e como bebida leite com café ou chocolate, iogurte, ou suco natural de polpa de frutas. Cada dia é oferecido um tipo de alimento de acordo com o cardápio elaborado pela nutricionista do município. Vale lembrar que todos os alimentos citados acima são produzidos por agricultores do nosso município e adquirimos através dos recursos próprios do município é um incentivo a mais para agricultura familiar do município

Financeiro:

Ano Previsão (R$) 2011 218.500,00 2012 285.000,00 2013 290.000,00 TOTAL 793.500,00

Orçamento:

Rubrica Orçamentária nº 05.005.08.244.0005.2029

Beneficiários Diretos:

São beneficiados 1000 trabalhadores diariamente que trabalham nos corte de cana, coleta de lixo reciclável, operários da prefeitura local, colheita de laranja e nas fabricas de confecção do Município de Paraíso do Norte.

Beneficiários Indiretos:

Fortalecimento da agricultura familiar local através da aquisição de seus produtos aumentando assim a renda familiar

Resultados:

Com a criação do PAAT o município pode adquirir alimentos exclusivamente e diretamente do pequeno agricultor no qual pode agregar produtos que são fabricados pelos familiares que antes não tinham mercado ex: Paes, bolos, bolachas doces entre outros, produtos que são ofertados nos programas desenvolvidos no município como Café da Roça e Café da Moda . Com o governo municipal focado na agricultura familiar criou-se uma cultura de valorização e de inserção do produtor rural em ações multilaterais. Garantia do aporte energético para que os trabalhadores possam desenvolver suas atividades diárias sem comprometimento nutricional, garantindo assim a qualidade de vida e a diminuição de faltas no trabalho. Impacto importante na renda mensal dos beneficiários que relataram economia já que recebem uma refeição diária.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos