Banco de Projetos

Prêmio Professor Destaque

Ano / Edição: 2019
Município: Quarto Centenário
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal

Diagnóstico

É visível a decadência do setor educacional no quesito aprendizagem conforme apresentam os dados das aferições da aprendizagem, sejam pelas avaliações externas (avaliações do SAEB) quanto das avaliações internas (elaboradas e aplicadas pela Secretaria Municipal de Educação).
Entende-se que isso pode ser reflexo de uma série de fatores que atingem desde o núcleo familiar à prática pedagógica ultrapassada que não atrai a atenção e desperta o interesse dos alunos, já não fazendo tanto sentido no contexto social contemporâneo (métodos tradicionais).

Descrição

Cada professor é desafiado a inovar sua prática pedagógica através de atividades dinâmicas e desafiadoras, que levem os alunos a pensarem, a solucionares situações problemas pelo levantamento de hipóteses, a produzirem e a compreenderem a função social da aprendizagem.
Ao longo do ano letivo e durante a prática pedagógica, o mesmo deverá realizar ainda atividades avaliativas também inovadoras, de modo a perceberem se a aprendizagem está de fato se efetivando ou se há necessidade de novas intervenções.
No período de execução, ou seja, durante o ano letivo, o professor montará um dossiê de sua prática e que deverá ser apresentado no final do desafio com fotos, atividades, produção dos alunos, etc.
As atividades não poderão fugir do planejamento proposto pela Instituição onde atua.
Para questão de organização, será apresentado um regulamento especifico para esse concurso.

Objetivos

Gerais:

Desafiar os docentes da Rede Municipal de Educação de Quarto Centenário a pensarem em uma prática inovadora e condizente com a realidade contemporânea, superando as práticas ultrapassadas que “veem os alunos como seres passivos e limitados a recepção de informações acumuladas ao longo da história, para serem vistos e compreendidos como pessoas dinâmicas e pensantes, capazes de construir e participar ativamente do processo de aprendizagem e dos desafios apresentados pela sociedade.

Específicos:

- Movimentar a comunidade escolar com práticas pedagógicas inovadoras, tornando as aulas mais dinâmicas e prazerosas;
- Trabalhar com gêneros textuais através de S.D, levando os alunos a compreenderem a função social da escrita;
- Formar alunos e cidadãos pensantes e atuantes na sociedade onde vivem;
- Incentivar a prática de leitura e escrita de modo a formar futuros leitores e escritores;
- Reconhecer e valorizar os profissionais do Ensino fundamental (educação infantil e séries iniciais) que se destacarem no planejamento, elaboração e execução de práticas inovadoras em sala de aula.

Metas a atingir:

Buscamos com este projeto, atingir o maior número de professores possível através da adesão e inscrição de seus trabalhos de forma que sintam-se valorizados e incentivados a sempre buscar adotar práticas pedagógicas que motivem seus alunos a melhorarem cada vez mais o seu desempenho escolar e da mesma forma, buscamos medir, através das avaliações, se de fato as ações desenvolvida conseguem refletir em um melhor nível de aprendizado dos alunos envolvidos, afinal, não basta aplicar uma ação inovadora em sala de aula, é preciso acima de tudo que o trabalho alcance os resultados almejados.
2017: 05 projetos inscritos
2018: 13 projetos inscritos

Cronograma

Físico:

Lançamento do concurso ( apresentação e regulamento): junho
Período de Inscrições: julho
Desenvolvimento dos trabalhos: julho à novembro
Avaliação dos alunos: novembro
Apresentação dos projetos para banca avaliadora: dezembro
Divulgação dos resultados e entrega de premiação: dezembro

Financeiro:

Custo estimado para a aplicação do projeto: R$ 12.000,00

Orçamento:

Papel sulfite para impressão das avaliações dos alunos: 300,00
Tonner ou tinta para impressão: 200,00
Foto e moldura para galeria de fotos: 200,00
Jantar para o dia da premiação: 2.000,00
Decoração do salão para o dia da premiação: 1.500,00
Premiação para os professores vencedores (educação Infantil e ensino fundamental séries iniciais): 7.635,60
Placas de homenagens: 200,00

Beneficiários Diretos:

Os beneficiários diretos sãos aos alunos da Rede Municipal de Ensino que estão sendo alvo de projetos altamente inovadores que tem como foco um maior nível de aprendizado e desenvolvimento. Alcançar melhores resultados nos níveis de aprendizado dos nossos alunos é sempre o horizonte a ser seguido, porém sabemos que esse caminho precisa ser bem trilhado por profissionais que estejam de fato comprometidos com a educação e por essa razão consideramos que o professor precisa também estar no centro das atenções, uma vez que essa figura deixou para trás a função de mero transmissor de conhecimentos para se tornar um orientador, um estimulador que guia os alunos na construção de seus próprios conceitos, valores, atitudes e habilidades. Sem a figura do professor sendo destaque no processo, o alcance de resultados fica praticamente inalcançável. Assim, consideramos toda a classe docente como beneficiária direta deste projeto, uma vez que o Prêmio Professor Destaque oferece a possibilidade de se dar atenção especial a todo esforço e trabalho pedagógicos diários.

Beneficiários Indiretos:

Os beneficiários indiretos são a comunidade escolar como um todo: escola, famílias e comunidade uma vez que as ações docentes trazem reflexos positivos e contribuem para a formação de cidadãos cada vez mais conscientes e comprometidos.
Muitos projetos desenvolvidos necessitaram da participação da comunidade dentro do espaço escolar, fazendo intervenções, contribuindo com as ações e fazendo assim com o que o espaço escolar deixe de ser aquele ambiente distante do cotidiano da comunidade e passe então a ser percebido como uma extensão de suas próprias casas.

Resultados:

Ao final do ano letivo os alunos passarão por uma avaliação específica para o ano em questão nas áreas de linguagem (português e matemática) conforme descritores de cada área, elaborado pela Secretaria Municipal da Educação que também se responsabilizará pela aplicação da mesma visando aferir o conhecimento adquirido ao longo do processo e os professores participantes precisam realizar uma apresentação de seu projeto para uma banca de avaliadores.
Para os alunos da educação infantil a avaliação se dará através da apresentação do portfólio contendo as comprovações documentais de todos os processos seguidos pelo professor no desenvolvimento de seu projeto.

Anexos

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