Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Projeto Hortas Pedagógicas: Sementinha do Saber

Ano / Edição: 2018
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O município de Ivaiporã, localizado na região norte do Paraná é formado por uma Rede de Ensino composta por 11 CMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil, sendo destes dois CMEIs localizados na Zona Rural e 10 escolas municipais, sendo quatro do campo e seis urbanas, conta com mais de 3.000 estudantes.
O modelo de desenvolvimento consumista atual promove crescente degradação dos recursos naturais com consequências na qualidade de vida, modificando assim hábitos sociais. Tais consequências têm apresentado reflexos negativos nas características do planeta e, assim, no cotidiano das pessoas.
Nesta perspectiva, vários setores da sociedade vêm desencadeando discussões sobre a necessidade de desenvolver ações, programas de sensibilização conscientização que visem a construção de novos valores e atitudes, ou seja, promover urgentemente a disseminação de um processo educacional, com ações didáticas e pedagógicas voltadas para a sustentabilidade dos recursos naturais, formação de cidadãos críticos e sensibilizados para com os problemas ambientais.
Percebemos que poucas famílias estão educando seus filhos para observarem a natureza, nem tão pouco plantando ou cuidando de alguma planta e mostrando os cuidados que devemos ter com as mesmas, constatamos também que há uma porcentagem significativa de estudantes que não possuem hábitos alimentares saudáveis, portanto não aceitam os legumes e verduras ofertados na alimentação escolar. Portanto a necessidade de começarmos já com os pequenos a vivenciar e experimentar situações que envolvam a preservação, alimentação saudável e sustentabilidade.
O “Projeto Hortas Pedagógicas: Sementinhas do Saber” está sendo desenvolvido em 3 CMEIs envolvendo aproximadamente 250 estudantes e seus familiares, 60 funcionários, enfim toda a comunidade escolar; porém a proposta é que seja implantado nas 11 instituições de ensino atingindo assim mais de 800 estudantes e seus familiares e aproximadamente 250 servidores do município.
Portanto, faz-se necessário um trabalho com parcerias que possibilitem o desenvolvimento de ações que trarão benefícios não só para a comunidade escolar, mas ao município de forma ampla e eficaz, consolidando saberes e possibilitando mudanças de atitudes que beneficiarão a todos.

Descrição

O projeto Hortas Pedagógicas: “Sementinhas do Saber” está sendo realizado em três Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, iniciado no ano de 2017 no CMEI Emilia Kyoko Kuroda e no ano 2018 nos CMEIs Antônio Carlos Costa e CMEI Paulo Freire, envolvendo cerca de 250 crianças de 6 meses a três anos e seus familiares como também coordenação, educadores, auxiliares de educação, estagiários, auxiliares de manutenção e equipe de ensino da Secretaria Municipal de Educação.
Temos a Parceria com o Instituto Federal do Paraná -IFPR que nos disponibiliza a mão de obra através de estagiários bolsistas do curso de Agroecologia, que auxiliam no plantio e manutenção da horta.
São realizadas sequências didáticas envolvendo o tema, com várias atividades pedagógicas.
Foram usadas para as hortas materiais recicláveis como pneus, caixas de madeira, paletes, latas, garrafas pet entre outros.
Foram disponibilizadas pela prefeitura pás, regadores em vários tamanhos, carrinho de mão, martelo, pregos, arame, entre outros.
Nas hortas foram usados esterco animal e compostagem, tornando o mais orgânico possível para ser colhido e degustado pelas crianças.

Objetivos

Gerais:

Garantir com o projeto Hortas Pedagógicas: “Sementinhas do Saber” a Educação pelo olhar e a importância de uma alimentação saudável como propõe as políticas de EAN (Educação Alimentar e Nutricional) e de SAN (Segurança Alimental e Nutricional).

Específicos:

Garantir com o projeto Hortas Pedagógicas: “Sementinhas do Saber” a importância de uma alimentação saudável;
- Ampliar e reforçar as informações que são passadas para as crianças no dia a dia, ajudando a melhorar e desenvolver suas noções sobre os hábitos alimentares e a cultura de consumo de alimentos naturais;
-Envolver as crianças no sentido de estimular a sua participação na produção, consumo e importância das hortaliças na alimentação;
- Incutir nas crianças, pais e funcionários o valor e a compreensão de seu lugar na natureza através de práticas que envolvam o contato com a terra preservando o planeta como fonte de vida;
-Viabilizar as crianças e profissionais para que tenham um acompanhamento técnico sobre a importância da alimentação saudável.

Metas a atingir:

Pretende-se com este projeto propiciar ao estudante/cidadão conhecimentos que lhe permitam fazer suas escolhas alimentares garantindo hábitos saudáveis e o consumo de alimentos naturais, bem como estreitar as relações entre CMEI e Família, pois o ponto de partida é trabalhar a diversidade coletivamente. Entendemos que, CMEI e Família são instituições que se complementam nas funções de cuidar e educar, então faz-se necessário a participação e a parceria entre estas instituições, uma vez que a criança pertence ao mesmo tempo, a esses dois ambientes.

Cronograma

Físico:

Início: 1º semestre de 2017,
Fim: 2º semestre de 2020

Financeiro:

Os itens necessários são viabilizados de acordo com a demanda.

Orçamento:

Transporte (combustível): R$ 800,00
Materiais expedientes, utensílios equipamentos: R$ 1.000,00
Materiais didáticos: R$ 500,00
Camisetas para o lançamento do projeto: R$ 2.000,00
Fotografia e filmagens: R$ 3.000,00

Beneficiários Diretos:

A proposta é que seja implantado nas 11 instituições de ensino atingindo assim mais de 800 estudantes e seus familiares e aproximadamente 250 servidores do município. Hoje o projeto conta com:
-60 Funcionários
-250 estudantes.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade Escolar

Resultados:

Após a primeira colheita percebeu-se que uma quantidade significativa de estudantes saboreou os alimentos produzidos. Percebeu-se também que este processo deve ser contínuo estimulando cotidianamente o consumo.
Para conseguir que as crianças tenham amor pela natureza favorecendo a sustentabilidade, o melhor caminho é enriquecer suas vivências, planejar atividades com o objetivo de ensiná-las a amar o meio ambiente, facilitar o contato da criança com as plantas, e dar-lhes a possibilidade de observar, perguntar e expressar suas ideias quanto ao tema.

Anexos

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