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Projeto DIÁLOGOS

Ano / Edição: 2018
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Não há

Diagnóstico

A rede municipal de ensino de Ponta Grossa possui 31.440 alunos matriculados em 2018, sendo que o número de alunos público alvo de Educação Especial representa 1,21% deste total, ou seja, 381 alunos. Os pais/responsáveis por estes alunos com direitos especiais procuravam a Secretaria Municipal de Educação para expressar suas dúvidas, fazer suas reivindicações, solicitar encaminhamentos referentes ao Atendimento Educacional Especializado ofertado na Rede Municipal de Ensino aos seus filhos, perguntar também sobre o direito a Auxiliar de Inclusão, entre outros questionamentos. A partir desta demanda, é que surgiu a ideia de criar um momento e local próprios para essas conversas entre responsáveis pelos alunos com direitos especiais e profissionais da educação que desenvolvem o processo de aprendizagem com essas crianças. O Projeto “Diálogos” é desenvolvido pelo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) e surgiu da necessidade de aproximar da escola os responsáveis/familiares dos alunos, chamando-os para um diálogo franco e acolhedor, num momento onde todos podem se pronunciar sobre o desenvolvimento das crianças em todos os sentidos. O Projeto “Diálogos” envolve as 84 Escolas e os 59 CMEIs da rede.

Descrição

A inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular requer dos sistemas de ensino novas atitudes frente o desafio de atender os direitos especiais destas crianças. Assim, o presente projeto surgiu da necessidade de aproximar da escola os pais dos alunos com direitos especiais, chamando-os para um diálogo franco e acolhedor. Alguns familiares/responsávies já haviam tomado a atitude de ir até a Secretaria Municipal de Educação – SME, para expressar suas dúvidas e reivindicações referentes ao Atendimento Educacional Especializado ofertado, na Rede Municipal de Ensino – RME, aos seus filhos. Portanto, proporcionar um momento e um local próprios para essas conversas entre os pais dos alunos com direitos especiais e os profissionais que atendem essas crianças, é uma importante iniciativa com vistas a construção de uma escola inclusiva de qualidade.
O Projeto “Diálogos” envolve as 84 Escolas e os 59 CMEIs da Rede Municipal de Ensino. Iniciou-se em maio de 2017 e acontece quinzenalmente ou mensalmente, em escolas polo, principalmente onde há Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), por região de abrangência, em relação a localização das escolas/CMEIS, sempre numa sexta-feira, no período da tarde, com duração de três horas, em média. São convidados os representantes de Escolas e CMEIs da região e cada encontro visa oportunizar um diálogo aberto entre os pais ou responsáveis pelos alunos com direitos especiais e os profissionais da educação (equipes gestoras, auxiliares de inclusão, professoras regentes e professores de Sala de Recursos Multifuncionais e CMAEE) que atuam nas escolas onde estes alunos estão matriculados.
A estrutura física disponível para a realização do Projeto é a própria escola polo da região escolhida para aquela edição da realização do “Diálogos”. Outros custos envolvem apenas os recursos humanos (equipe técnica do CMAEE), multimídia, trajetas de papel colorido e canetas.
A realização do Projeto tem recebido um feedback positivo, através de vídeo depoimentos e avaliações escritas, demonstrando-se eficaz na aproximação entre os envolvidos no processo de inclusão, proporcionando a interação entre as famílias, Escola/CMEI e Secretaria Municipal de Educação, atingindo seu objetivo principal que é o desenvolvimento da criança por meio da humanização, no sentido de conscientização, visando a criação de uma cultura, onde todos se preocupam com o ser humano, respeitando as diferenças e especificidades em primeiro lugar.
Este Projeto, que já está na 12ª edição, até o primeiro semestre de 2018, envolveu 581 pessoas de 48 escolas e 23 CMEIs, visando a construção de uma escola inclusiva de qualidade, promovendo aprimoramento do processo de inclusão destas crianças, nas escolas e CMEIs, com a finalidade de sensibilizar e ao mesmo tempo possibilitar aos profissionais que atuam na área, bem como a todos os envolvidos no processo de aprendizagem, melhor conhecimento da realidade vivida atualmente no interior das instituições da rede municipal de ensino e também no cotidiano familiar.

Objetivos

Gerais:

Oportunizar um diálogo franco entre os pais ou responsáveis pelos alunos com direitos especiais e os profissionais da educação que atuam nas escolas onde estes alunos estão matriculados, contribuindo para a escola inclusiva de qualidade, valorizando a humanização que se faz tão necessária no contexto familiar e escolar.

Específicos:

- Promover a melhoria do processo de inclusão das crianças com direitos especiais nas escolas e CMEIs da RME.
- Possibilitar aos profissionais da escola que atuam com os alunos com direitos especiais melhor conhecimento da realidade vivida por estes alunos e seus familiares.
- Sensibilizar os profissionais que atuam nas escolas da RME para a inclusão escolar dos alunos com direitos especiais.

Metas a atingir:

O Projeto Diálogos é ofertado para toda a rede municipal de ensino, envolvendo pais ou responsáveis pelos alunos com direitos especiais e os profissionais da educação (equipes gestoras, auxiliares de inclusão, professoras regentes e professores de Sala de Recursos Multifuncionais e CMAEE) que atuam nas escolas onde estes alunos estão matriculados.
O Projeto está na 12ª edição e até o primeiro semestre de 2018, envolveu 806 pessoas de 63 escolas e 46 CMEIs. Para o segundo semestre de 2018 estão previstos mais quatro encontros em escolas polo e uma edição final envolvendo todas as escolas/CMEIs, visando a construção de uma escola inclusiva de qualidade, promovendo aprimoramento do processo de inclusão destas crianças, nas escolas e CMEIs, com a finalidade de sensibilizar e ao mesmo tempo possibilitar aos profissionais que atuam na área, bem como a todos os envolvidos no processo de aprendizagem, melhor conhecimento da realidade vivida atualmente no interior das instituições da rede municipal de ensino e também no cotidiano familiar.

Cronograma

Físico:

O Projeto “Diálogos” iniciou em maio de 2017 e acontece quinzenalmente ou mensalmente, em escolas polo, principalmente onde há Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), por região de abrangência, em relação a localização das escolas/CMEIS, sempre numa sexta-feira, no período da tarde, com duração de três horas, em média.

DATA ESCOLA POLO
30/06/2017 Escola Municipal José Bonifácio Guimarães Vilela
11/08/2017 Escola Municipal Deodoro Alves Quintiliano
25/08/2017 Escola Municipal Armida Frare Grácia
27/10/2017 Escola Municipal Profª Maria Vitória Braga Ramos
01/12/2017 Escola Municipal Prof. Egdar Zanoni
23/03/2018 Escola Municipal Gal. Aldo Bone
06/04/2018 Escola Municipal Pref. Cel Cláudio Gonçalves Guimarães
20/04/2018 Escola Municipal Profª Maria Coutin Riesemberg
04/05/2018 Escola Municipal Dr. Raul Pinheiro Machado
18/05/2018 Escola Municipal Profª Ecléa dos Passos Horn
15/06/2018 Escola Municipal Profª Loise Foltran de Lara
29/06/2018 Escola Municipal Profª Zeneida de Freitas Schnirmann

No segundo semestre, acontecerão mais quatro edições do Projeto “Diálogos”:

DATA ESCOLA POLO
03/08/2018 Escola Municipal Prof. Faris Antonio Michaele
17/08/2018 Escola Municipal Frei Elias Zulian
24/08/2018 Escola Municipal Prof. Sebastião dos Santos e Silva
31/08/2018 Escola Municipal Profª Minervina França Scudlareck

E no mês de setembro ocorrerá a última edição do ano, envolvendo todas as Escolas e CMEIs.
A estrutura física disponível para a realização do Projeto é a própria escola polo da região escolhida para aquela edição da realização do “Diálogos”. Outros custos envolvem apenas os recursos humanos (equipe técnica do CMAEE), multimídia, trajetas de papel colorido e canetas.

Financeiro:

Os custos envolvem os recursos humanos (equipe técnica do CMAEE), multimídia, trajetas de papel colorido e canetas.

Orçamento:

O Projeto “Diálogos” é desenvolvido pelo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa/PR.
Sendo assim, o orçamento está previsto na dotação orçamentária desta Secretaria, utilizando-se dos recursos humanos (07 profissionais da equipe técnica da SME/CMAEE), equipamento próprio de multimídia e computador, trajetas de papel e canetas.

Beneficiários Diretos:

O Projeto “Diálogos” envolve todas as escolas e CMEIs da Rede Municipal de Ensino, sendo desenvolvido em escolas polos, por região de abrangência (nos bairros Boa Vista, Cará Cará, Colônia Dona Luiza, Órfãs, Contorno, Neves, Uvaranas, Jardim Pontagrossense, Núcleo Santa Paula, Vila Isabel, Estrela, Chapada e toda a região do entorno) no primeiro semestre de 2018. No segundo semestre atingirá a região da Vila Chapada, Vila Ferroviária, Jardim Carvalho, Vila Ana Rita e adjacências. Desta forma, atingirá todas as instituições escolares da rede municipal de ensino e todos os 381 alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais no ano de 2018.

Beneficiários Indiretos:

O Projeto “Diálogos” abrange todas as instituições escolares da rede municipal de ensino e todos os 381 alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) no ano de 2018, atingindo também mais outras 100 famílias, aproximadamente, de alunos que não estão matriculados em SRMs.

Resultados:

O Projeto está na 12ª edição e até o primeiro semestre de 2018, envolveu 806 pessoas de 63 escolas e 46 CMEIs. Para o segundo semestre de 2018 estão previstos mais quatro encontros em escolas polo e uma edição final envolvendo todas as escolas/CMEIs da rede municipal de ensino de Ponta Grossa. Durante a realização do projeto todos podem se manifestar e o feedback tem sido positivo, através de vídeo depoimentos e avaliações, demonstrando-se eficaz na aproximação entre os envolvidos no processo de inclusão, proporcionando a interação entre as famílias, Escola/CMEI e Secretaria Municipal de Educação, atingindo seu objetivo principal que é o desenvolvimento da criança por meio da humanização, no sentido de conscientização, visando a criação de uma cultura, onde todos se preocupam com o ser humano, respeitando as diferenças e especificidades em primeiro lugar.

Anexos

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