Banco de Projetos

Biogás - Energia que vem do campo

Ano / Edição: 2018
Município: Entre Rios do Oeste
Função de Governo: Agricultura

Diagnóstico

A produção de carne suína é uma das principais atividades econômicas do município, destacando-se inclusive pela densidade de animais em comparação com outras unidades administrativas. Atualmente, o plantel de animais gira em torno de 230 mil suínos, conforme IPARDES ( Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social).
Neste contexto, considerando que a extensão territorial do município é de 122.71 km², constate-se uma densidade de suínos de 1955 animais por km². A produção desses animais no município é exclusivamente pelo sistema de confinamento, no qual é possível ter um ganho de produção por unidade de área, todavia, o potencial poluidor aumenta de forma expressiva. Neste sentido, para atenuar e/ou eliminar os danos ambientais originados pela atividade econômica em questão, faz-se necessária à adoção de medidas ambientais que estejam em consonância com a legislação ambiental vigente, bem como alinhadas com as necessidades dos produtores e capacidade econômica.
Uma solução para tratar a biomassa animal residual da suinocultura é a implantação de biodigestores, visto que neste sistema de tratamento é possível obter dois produtos, biofertilizante e biogás, sendo o primeiro disponível em condições para uso direto na propriedade em substituição aos fertilizantes convencionais e o segundo uma fonte de energia renovável que pode ser utilizada para geração de energia elétrica.
Embora a utilização de biodigestores para tratamento de dejetos de suínos seja uma excelente alternativa, o biogás produzido no processo muitas vezes não é aproveitado pelo fato do produtor ter dificuldades de equacionar o potencial de produção na propriedade com a demanda de consumo de energia.
Desta forma, uma opção factível seria a integração de produtores para obtenção de ganho de escala na produção de biogás e possibilidade de atender um grande consumidor de energia, como a própria Prefeitura Municipal.
Neste sentido, a Prefeitura Municipal somou esforços com Fundação Parque Tecnológico de Itaipu – FPTI, Centro Internacional de Energia Renováveis – Biogás (CIBiogás-ER) e Companhia Estadual de Energia Elétrica – Copel, para viabilizar uma solução inovadora e factível para atender a necessidade de adequação ambiental de propriedades rurais produtores suínos no município e demanda de energia elétrica, por meio de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento.

Descrição

O projeto consiste em um arranjo tecnológico de geração de energia elétrica a partir do biogás da suinocultura, o projeto denominado “PD-06491-0287/2012 - Arranjo Técnico e Comercial de Geração Distribuída de Energia Elétrica a Partir do Biogás de Biomassa Residual da Suinocultura em Propriedades Rurais no Município de Entre Rios do Oeste do Paraná” foi apresentado e aprovado na chamada 014/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica.
O arranjo supracitado compreende um grupo de 19 produtores de suínos, que produzirão biogás a partir do tratamento dos dejetos dos animais em sistemas de biodigestão. O biogás produzido será conduzido por meio de uma rede coletora de biogás de 23km até uma Minicentral Termoelétrica com dois grupo motogeradores de 240 kW de potência.
A energia gerada no projeto será convertida em créditos de energia para um consórcio de energia, dentro dos moldes estabelecidos pelas normativas da Aneel, no qual a prefeitura deverá ficar com os créditos e os demais envolvidos serem responsável pela operação do projeto.
Os produtores envolvidos por sua vez, comercializarão os dejetos de suínos por uma associação de produtores que terá o papel de gerir a participação dos produtores no arranjo.
No que tange aos investimentos do projeto, a prefeitura municipal forneceu o terreno para instalação da Minicentral Termoelétrica, horas técnicas de seus colaboradores e serviço de terraplenagem para implantação dos biodigestores. Os produtores entraram no projeto com a instalação dos biodigestores nas propriedades e os demais investimentos ficaram por conta do recurso aprovado na chamada 014/2012 da Aneel.

Objetivos

Gerais:

Implantar e avaliar um arranjo técnico e comercial de geração de energia elétrica a partir do biogás produzido em biodigestores interligados por meio de uma rede coletora de biogás até uma Minicentral Termoelétrica (MCT) de 480 kW de potência no Município de Entre Rios do Oeste.

Específicos:

• Diminuir a problemática dos passivos ambientais gerados pela suinocultura;
• Abrandar a contaminação do solo e lençóis freáticos com clorifórmes fecais produzidos pelos dejetos suínos;
• Viabilizar energia limpa para abastecer parte da demanda da Prefeitura Municipal;
• Agregar valor à produção primária de suínos;
• Diminuir gases de efeito estufa lançados na atmosfera;

Metas a atingir:

- Implantar 19 biodigestores;
- Instalar 23km de uma rede coletora de biogás;
- Implantar uma Minicentral Termoelétrica de 480kW;
- Produzir energia a partir dos dejetos suínos;
- Agregar valor em Royalties( energia) à produção suína

Cronograma

Físico:

- Mobilização e sensibilização dos produtores participantes do projeto: de agosto de 2016 a agosto de 2017.
- Elaboração de estudos: de agosto de 2016 a agosto de 2017.
- Elaboração de projetos e execução de obras: de agosto de 2017 a dezembro de 2018.
- Comissionamento do projeto e operação assistida: dezembro de 2018 a abril de 2019.
- Elaboração de estudos com os resultados obtidos no projeto e apresentação: de maio a julho de 2019.

Financeiro:

em anexo Ddr Viação e obras

Orçamento:

- Valor aportado pela Copel por meio da chamada pública da Aneel 014/2012 (infraestrutura de uso coletivo e pesquisa): R$ 17.518.232,44
- Valor aportado pelos produtores (implantação de biodigestores nas propriedades): 1.535.000,00
- Valor aportado pela prefeitura municipal (doação do terreno):além de - horas de serviço, combustível, manutenção do maquinário,( caminhão, retroescavadeira, pá carregadeira, pantaneira ) e funcionários: Global do Projeto: R$ 450.000,00

Beneficiários Diretos:

- Produtores participantes do projeto.
- Prefeitura municipal.

Beneficiários Indiretos:

- Produtores rurais não participantes do projeto.
- População entrerriense.
- Produtores de suínos de outros municípios.
- Gestores municipais que poderão trabalhar na replicação dos resultados obtidos pelo projeto em Entre Rios do Oeste.

Resultados:

Resultados esperados:
- Fortalecimento da agricultura familiar.
- Geração de emprego e renda no município.
- Economia de energia.
- Produção de energia renovável no meio rural.
- Melhoria na qualidade de vida dos produtores envolvidos no projeto.
- Redução da carga poluidora existente no município.

Anexos

Banco de Projetos