Banco de Projetos

Rédeas para Vida

Ano / Edição: 2018
Município: Entre Rios do Oeste
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

Diagnóstico
Verificou-se a necessidade de um maior contato das crianças e adolescentes que frequentam o Centro de Convivência da Criança e Adolescente, centro que atende um contra turno social de crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 16 anos em risco e vulnerabilidade social, com o meio ambiente, animais, atividades dinâmicas e lúdicas para minimizar os comportamentos de agressividade que as crianças em situação de vulnerabilidade social externam, além de propiciar um contato com ambientes saudáveis do campo, trazendo os benefícios da interação meio ambiente e ser humano/ animal, que estão fora da realidade do alunos. Buscando a melhora da indisciplina, agressividade, concentração e psicomotricidade; sobretudo na questão dos vínculos emocionais, capacitando a criança para que ela amadureça seus sentimentos e sua autoestima e liderança. Atendendo 170 alunos, na grande maioria em situação de vulnerabilidade social, além de alunos com necessidades especiais, compreendendo a idade de 06 a 16 anos.

Descrição

Desde a antiguidade o homem utilizou-se do cavalo para várias tarefas do seu dia-a-dia, como companheiro em longas jornadas e instrumento do cultivo de terras e até mesmo como um agente de lazer. Buscando resgatar antigas práticas que propiciem bem estar e desenvolvimento integral , é que surge a proposta para o Projeto de Equitação. Ao aprender a cuidar de um animal a criança e o adolescente, começam a entender a responsabilidade de realizar uma tarefa que proporcione a retribuição que tanto esperam:respeito. O animal devolve ao ser humano o carinho e atenção que lhe é dedicado e desta forma exige do seu cuidador, paciência, auto-controle, perseverança e parceria. Ao aprender a arte da equitação a criança/adolescente descobre que a parceria é o primeiro caminho, e que ao entender e aceitar as diferenças( como tamanho, peso, altura, andadura, inquietude e mansidão), o resultado final se torna prazeiroso.
Buscando uma alternativa para possibilitar aos alunos uma atividade, dinâmica, ludica em ambiente externo; que possibilite um signifacativo ganho do desenvolvimento motor e cognitivo além que melhora na auto estima e fortalecimento de vinculos.

Objetivos

Gerais:

Propiciar aos alunos atividades de equitação e manejo com animais ( cavalos ) em ambiente externo e fortalecimento de vínculos socio-afetivos. Possibilitando a construção de um individuo fortalecido, em seu ambiente de vulnerabilidade social, capaz de relacionar-se e ter representatividade, liderança e capacidade de integração social.

Específicos:

1. Capacitar o manejo, encilar , cabrestiar e conduzir um animal a passo, trote e galope com segurança.
2. Orientar sobre os cuidados básicos com o pêlo, cascos, alimentação e baia.
3. Desenvolver no aluno a capacidade da resolução de problemas.
4. Despertar interesse pela cultura e tradição propria dos antepassados e resgatar vivências deixadas de lado pela modernidade tecnológica.
5. Progredir sua imagem pessoal em auto-estima e auto-confiança.
6. Melhoria do desenvolvimento das habilidades motoras ( locomoção, manipulação e de estabilização) e das capacidades fisicas (coordenação, equilíbrio, força, agilidade, tomadas de decisão, raciocínio, reação rápida, flexibilidade, ritmo entre outras. )

Metas a atingir:

As metas do projeto, referem-se a possibilidade do aluno ao iniciar o projeto receber os conhecimentos necessários e que sua evolução lhe permita sair de sua zona de conforto aonde um instrutor lhe dará o cavalo pronto para a montaria , para o momento em que o mesmo seja capaz de buscar, cuidar, encilhar, conduzir, alimentar, e repassar os devidos cuidados necessários ao bem estar animal . Além de executar, a evolução na montaria propriamente dita: passo, trote e galope.

Cronograma

Físico:

As atividades são realizadas com periodicidade semanal, de duas vezes; totalizando oito aulas mensais, nos períodos matutino e vespertino. Eventualmente serão realizadas atividades externas à chácara como passeios ou pequenas cavalgadas ecológicas. O contrato de atuação engloba 11 meses contando com o período as férias escolares em julho ( durante o qual realiza-se colônia de ferias.

Financeiro:

os valores são pagos mensalmente, durante o prazo de 11 meses em R$ 2.531,25

Orçamento:

o valor global refere-se ao pagamento dos serviços em 11 meses, no período anual de R$ 27.843,75

Beneficiários Diretos:

Crianças e adolescentes de 06 a 16 anos, participantes dos projetos da Secretaria de Assistência Social e matriculados no contra-turno social do Centro de Convivência da Criança e Adolescente.

Beneficiários Indiretos:

Este serão os pais dos alunos, suas famílias e suas relações escolares e suas relações pessoais , em comunidade e sociedade.

Resultados:

Como o projeto esta em andamento, seus resultados finais ainda não podem ser computados.

Anexos

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