Banco de Projetos

CANTEIROS DA CIDADANIA FOLHA DO PANTANAL

Ano / Edição: 2018
Município: Curitiba
Função de Governo: Agricultura

Diagnóstico

A Comunidade Vila Pantanal está localizada no bairro Alto Boqueirão, com mais de 3.000 habitantes, trata-se de população em risco social. A Administração da Regional Boqueirão vem seguindo as determinações do Prefeito Rafael Greca de Macedo em fortalecer a atuação da gestão em lugares que mais necessitam do apoio do poder público municipal. Desde o início estamos desenvolvendo uma série de ações e colocando em dia demandas importantes, como limpeza, educação ambiental, saúde e atividades de esporte e lazer.

Descrição

Criação, desenvolvimento, implantação e manutenção de uma horta comunitária, na Vila pantanal, região carente do nosso município. O projeto denominado Canteiros da cidadania Folha do Pantanal, leva este nome por conta de seu projeto arquitetônico, que devido a configuração do terreno utilizado, ganha a forma de uma folha e suas ramificações, visto do alto, o projeto arquitetônico foi desenvolvido pela arquiteta voluntária Dorothea Heindrichs.
Com área de 5.500 m2, e um perímetro de 310 m, a horta contempla e beneficia cera de 90 a 100 famílias da região, onde cada uma terá direito a um canteiro específico para produzir, e caso tenham o desejo a produção excedente pode ser comercializada, uma vez que os produtos, são produzidos sem a utilização de agrotóxicos e grande aceitação no mercado. Também haverá no espaço um canteiro coletivo, onde serão plantados abobora, chuchu, feijão, milho, entre outras culturas. Este espaço tem por finalidade promover a maior integração entre a comunidade e o trabalho coletivo buscando despertar o espírito de colaboração e vizinhança. Também haverá no local um vagão de trem, doado pela empresa RUMO, que será utilizado como paiol, para onde serão guardadas as ferramentas de trabalho. O projeto conta ainda com um espaço de convivência destinado a reuniões, palestras sobre alimentação saudável, reaproveitamento de alimentos, técnicas de plantio e cultivo e na parte externa em todo o perímetro da horta serão plantadas e cultivadas arvores frutíferas nativas, para que os moradores da região interajam com o espaço, e adquiram com o tempo a sensação de pertencimento, passando a exercer sua cidadania e zelando pelo espaço.
A mobilização é a palavra que melhor descreve a transformação que retira do papel o projeto Canteiros da Cidadania Folha do Pantanal e o torna uma realidade.
Com parcerias, até 100 famílias serão beneficiadas diretamente com a melhora da qualidade de vida e geração de renda.
A Prefeitura Municipal de Curitiba por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento da Regional Boqueirão, em conjunto com a RUMO Malha Sul S/A e a Rede Evangelizar, estão colocando na prática uma vontade antiga dos moradores da Vila Pantanal: a criação de uma horta comunitária.
O sonho da comunidade começou a se tornar realidade em 2017, quando durante uma audiência pública realizada na Regional Boqueirão o vice-presidente da associação de moradores Vila Pantanal, Edson Carpejane, apresentou a ideia e um local para a implantação da horta. “Identificada a necessidade da comunidade entramos em contato com nossa Unidade de Agricultura Urbana, solicitando uma visita do Eng. Agrônomo da Unidade de Agricultura Urbana da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável para avaliação e diretrizes”, explica Daniel Vicente Bastos, Chefe de Núcleo da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento da Regional Boqueirão.
O próximo passo era mais desafiador: conseguir parceiros para viabilizar o local e os matérias previstos no pré-projeto para o desenvolvimento de todas as ações. E assim foi feito. “Mantivemos conversa entre a Associação de Moradores, a Prefeitura Municipal de Curitiba, e a RUMO Malha Sul S/A – responsável pelo terreno – e que concordou com a cessão, possibilitando tirar do papel o projeto canteiros da Cidadania Folha de Pantanal”, comenta. O que parecia a etapa mais complicada se tornou relativamente fácil por essas coincidências do destino. “A rede Evangelizar e a RUMO também buscavam um lugar para implantar uma horta, então só foi preciso fazer esta ponte”, completa.
As ações evoluíram e passaram desde a terraplanagem do terreno, limpeza, colocação de dormentes, tela, portão e brita até a organização dos encanteiramentos. Daniel ainda explica que cumpridas estas etapas a Unidade de Agricultura Urbana se prepara para realizar uma capacitação junto aos interessados. “Vamos ensinar quanto à forma de realizar o plantio assim como definirmos junto aos hortelões – pessoas que cuidam da horta – participantes e um coordenador da horta”, conta.
Na prática, na primeira fase 30 famílias serão beneficiadas diretamente com estimativa de atender até 100 famílias. “A grande oportunidade desse projeto é proporcionar à comunidade diversos benefícios por meio da horta, como, alimentação saudável, educação ambiental, integração da comunidade, tratamento terapêutico, melhoria da segurança fruto do espírito de vizinhança que se forma com essas iniciativas e, posteriormente, uma alternativa para geração de renda”, destaca Daniel. Também serão beneficiados no projeto a U.S. Pantanal, que terá um canteiro com ervas e plantas medicinais atendendo servidores e pacientes da unidade, também haverá um canteiro para o CMEI Vila Pantanal, que beneficiará os alunos e professores. Dessa forma passamos a incentivar a prática de Técnicas Agrícolas, a Agricultura Familiar de Subsistência.

Objetivos

Gerais:

Envolver a comunidade local a participar do projeto que tem por objetivo a produção de hortaliças cultivadas em horta comunitária, tais como, alface, escarola, rúcula, almeirão, couve-flor, brócolis, repolho, cenoura, rabanete etc, beneficiando cerca de 90 a 100 famílias, ou 400 a 500 pessoas carentes da região.

Específicos:

Beneficiar a comunidade carente local, desenvolver cidadania entre as pessoas da região, através do envolvimento em boas práticas, que levam com o tempo o censo de pertencimento e responsabilidade entre os cidadãos, a medida em que passam a bem ocupar e a cuidar de espaços antes sem uso, ou degradados, de maneira ordenada e planejada. Proporcionando à comunidade diversos benefícios por meio da horta, como, alimentação saudável, educação ambiental, integração da comunidade, tratamento terapêutico, melhoria da segurança fruto do espírito de vizinhança que se forma com essas iniciativas e, posteriormente, uma alternativa para geração de renda.

Metas a atingir:

Beneficiar diretamente cerca de 90 a 100 famílias, ou de 400 a 500 pessoas carentes da região, beneficiar a U.S. Pantanal, que terá um canteiro com ervas e plantas medicinais atendendo servidores e pacientes da unidade, também haverá um canteiro para o CMEI Vila Pantanal, que beneficiará os alunos e professores. Incentivar a prática de Técnicas Agrícolas, e a Agricultura Familiar de Subsistência.

Cronograma

Físico:

Atividades:
1 - Terraplanagem e nivelamento
2 – Cercamento

Subatividades:
2.1 –Marcação de área de segurança da linha
2.2 – Marcação do local e colocação dos dormentes
2.3 – Abertura de covas para a colocação dos dormentes
2.4 – Colocação dos dormentes e fechamento das covas
2.5 – Colocação do arame e tela
3 – Colocação e nivelamento da terra
3.1 – Adição de 150 caminhões de 14 m3 de terra
3.2 – Nivelamento do terreno
4 – Adubação e calcareamento
4.1 Adição de adubo e calcário
5 – Encanteiramento
5.1 – Encanteiramento mecanizado
6 – Marcação dos terrenos e caminhos
7 – Instalação dos encanamentos
7.1 – Marcação das linhas
7.2 – Abertura da valeta
7.3 – Colocação e montagem
7.4 – Fechamento das Valetas
8 – Água
9 – Capacitação
10 – Fornecimento de insumos
11 – Materiais necessários para o cultivo

Financeiro:

Através do entendimento entre os parceiros, e diante das ações e programas que cada um desenvolve de forma individualmente através de sua instituição, relacionados ao projeto em tela, ficou pactuado entre as partes quais responsabilidades cada um assumiria no projeto e que contrapartidas disponibilizaria em serviços, insumos, materiais e equipamentos. Não havendo desta forma repasse de recursos e nem dotação orçamentária específica, o que conferiu rapidez na implementação do projeto. Desta forma através de um Grupo de Trabalho com representantes da empresa RUMO logística, Prefeitura Municipal de Curitiba, Rede Evangelizar, coordenados pela Administração Regional do Boqueirão, deram início a elaboração e implementação do projeto.

Orçamento:

Para este projeto não houve dotação orçamentária específica, bem como orçamento e cronograma financeiro. A horta foi implantada por uma parceria entre a empresa RUMO logística e a PMC, a Rede Evangelizar provavelmente firmara a parceria diretamente com a RUMO e não com a PMC. A origem dos recursos e a FAAC (Fundo de Abastecimento Alimentar de Curitiba).

Beneficiários Diretos:

A comunidade da Vila Pantanal, localizada na região Sul de Curitiba, no bairro Alto Boqueirão, com mais de 3.000 habitantes, beneficia também de 90 a 100 famílias que terão acesso aos canteiros da horta, os alunos e professores do CMEI Vila Pantanal, bem como a U.S. Pantanal.

Beneficiários Indiretos:

Também se beneficiam todas as pessoas da comunidade, que mesmo não participando diretamente do projeto, ganham com melhora na infraestrutura, assim como a melhora na zeladoria do local que antes figurava uma área degradada, ganha o Município de Curitiba com a melhora na qualidade de vidas dessas pessoas, que passam a ter acesso a alimentos saudáveis e de qualidade, assim como seus equipamentos públicos, como a unidade de saúde com a diminuição das mazelas relacionadas a nutrição, o CMEI que conta com a oferta desses alimentos, e ganham os familiares próximos à medida em que o projeto também prevê possível geração de renda com o excedente produzido.

Resultados:

Poderão ser apurados a partir da primeira colheita entre 90 e 120 dias do plantio, conforme a hortaliça plantada.

Anexos

Banco de Projetos