Banco de Projetos

Bacia Leiteira.

Ano / Edição: 2018
Município: Bela Vista da Caroba
Função de Governo: Agricultura

Administração Indireta:

nao

Diagnóstico

O Município de Bela vista da Caroba localiza-se a uma altitude de 545 metros e uma distância da Capital de 553,80 km, foi desmembrado de Pérola D Oeste e Pranchita. Sua população é de 4.503 habitantes, sendo 3.746 moradores da área rural e 757 da área urbana. Possui uma área de 149.135 km² com IDH-M de 0,738 onde sua economia destaca-se pela produção de grãos, produção de leite, gado de corte e alguns produtores de hortifrúti, apicultura e artesanato.

Descrição

Com a criação do programa Bacia Leiteira, o município ofereceu incentivos para formação de pastagens como:
Analise e correção de solo;
Adubação;
Preparo de solo;
Plantio de sementes;
Confecção de silagem e
Feno.
Toda a oferta de produtos referente a 1 he de formação de pastagem de inverno e 1 he de verão, como também assistência técnica e serviços de horas/maquinas 100% subsidiados, no rebanho incentivos de melhoramento genético, sanidade dos animais leiteiros, serviços de inseminação artificial, tudo subsidiado e oferecidos pela Secretaria Municipal de Agricultura, que conta com os seguintes profissionais:
01- Medico Veterinário:
02- Técnicos em agropecuária:
01- Técnico agrícola:
02- Oficiais administrativos;
04- Operadores de maquinas e equipamentos.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar condições de trabalho aos agricultores, facilitando a produção e manejo de pastagens, ocasionando o aumento na produção de leite e melhoria na qualidade de vida.

Específicos:

Atendimento no repasse de insumos, serviços, assistência técnica e hora/maquina voltado ao manejo e produção de pastagens, atendendo a 26 agricultores familiares na produção de leite.

Metas a atingir:

Inicialmente foram selecionados pequenos produtores de leite com produção media mensal de ate 5000 lts de leite, onde com os investimentos iniciais realizados, acompanhamento técnico, melhorias nas pastagens, melhorias genéticas, o esperado no período de zonas de vigência do programa era de 20% da produtividade de leite, sendo que no 1º ano de execução do programa, com a mesma área de pastagem de cada produtor e mesmo numero de animais existentes, obtivemos um aumento de 27% na produtividade de leite.

Cronograma

Físico:

No atendimento as 26 famílias inscritas no programa foram realizadas em um primeiro momento uma assembleia geral com todos os participantes, onde foi explanado, formas de repasse das sementes de pastagens e insumos, serviços prestados de hora/maquina todos subsidiados, posteriormente a isso a Secretaria Municipal de Agricultura, desenvolveu uma metodologia própria de atendimento, onde contempla 01 visita técnica e veterinária mensal na propriedade e atendimento periódico de acordo com a demanda.

Financeiro:

Na realização do primeiro ano do programa "BACIA LEITEIRA", foram gastos R$ 50.606,15 nos seguintes serviços:
ANALISE DE SOLO: 1.050,00
SEMENTES DE PASTAGENS: 8.100,00
ADUBAÇÃO QUÍMICA: 16.326,00
INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL: 5.914,70
SANIDADE DO REBANHO: 5.033,70
SERVIÇOS DE HORAS/MAQUINAS: 14.181,75.

Orçamento:

05.001.20.608.0004.2014

Beneficiários Diretos:

Foram beneficiadas 26 famílias, com produção inferior a 5.000 litros de leite mensais.

Beneficiários Indiretos:

Fornecedores dos produtos, prestadores de serviço no transporte, comercio local e a indústria na aquisição de leite.

Resultados:

Melhorias nas pastagens, correção de solo, melhor aproveitamento da propriedade, melhor sanidade e melhoria da condição corporal dos animais, diminuição dos custos de produção, aumento e qualidade da produtividade, melhoria na qualidade genética do rebanho, melhoria na renda e qualidade de vida dos produtores.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos