Banco de Projetos

PROGRAMA LINHAS DO CONHECIMENTO

Ano / Edição: 2018
Município: Curitiba
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Diagnóstico

Os moldes tradicionais de ensino-aprendizagem do passado não condizem com a estrutura da sociedade atual, considerando que a difusão em massa e em tempo real da informação e do conhecimento torna-se necessário repensar novos modelos de ensino e aprendizagem. Neste contexto a prática escolar requer mudança de paradigma, sob pena de tornar-se obsoleta. Reconfigurar as práticas pedagógicas expandindo a aprendizagem para além da sala de aula, visa contribuir para um processo educativo mais contextualizado e significativo.
Assim, o Programa Linhas do Conhecimento que teve sua primeira versão na década de 1990 e, na ocasião, era dirigido às crianças e aos adolescentes que frequentavam os antigos Piás (Programa de Integração da Infância e Adolescência) no contraturno, teve como desafio retomar a proposta, em 2017, reelaborando a ideia inicial dentro dos princípios norteadores da educação, articulando os pilares estruturantes (Conhecer, Amar e Cuidar da cidade) ao modelo contemporâneo de aprendizagem, considerando os sujeitos envolvidos dentro de uma perspectiva ativa, sendo capazes de realizar interlocuções entre seus pares, tempos e espaços.
Para tanto, o programa desenvolve ações intersetoriais com órgãos públicos e privados de Curitiba e região metropolitana, envolvendo professores, crianças, estudantes e a sociedade em práticas de exploração e conhecimento. Tais ações têm relação direta com o currículo da Rede Municipal de Ensino (RME), contribuindo e ampliando as práticas que professores desenvolvem dentro do contexto escolar e nos espaços de ensino não formais, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem.
Cabe salientar que, em 14 meses de existência do programa (março de 2017 a julho de 2018), participaram de ações, profissionais e estudantes das 285 escolas regulares da rede municipal de ensino, das 3 escolas que atendem na modalidade da Educação Especial, de 51 escolas que atendem na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de 196 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Nesta direção, foram 31.011 participações de crianças e estudantes e 3.521 participações de profissionais da educação nas ações desenvolvidas por meio do programa Linhas do Conhecimento.

Descrição

O programa Linhas do Conhecimento está baseado em três pilares estruturantes: Conhecer, Amar e Cuidar da cidade de Curitiba. Por meio do programa são desenvolvidas ações intersetoriais com órgãos públicos e privados que têm como objetivo o fortalecimento da consciência urbana, da sustentabilidade, da pertença dos sujeitos aos espaços da cidade e da identidade cidadã, envolvendo professores, crianças e estudantes em práticas de exploração e conhecimento de Curitiba. Tais ações têm relação direta com o currículo da Secretaria Municipal da Educação (SME).
O Programa conta com equipe própria, vinculada ao Departamento de Desenvolvimento Profissional (DDP) da SME. Essa equipe organiza e desenvolve projetos educativos, aulas de campo, apresentações culturais, bem como as propostas esportivas e/ou lúdicas em diversos espaços da cidade. Estas atividades são articuladas a partir do currículo que orienta as ações da rede municipal de ensino.
Além da equipe técnica que atua na perspectiva de planejamento e gestão do programa, há ainda uma equipe descentralizada em cada Núcleo Regional de Educação, que acompanha diretamente as ações nas unidades educacionais, ou seja, faz o assessoramento in loco e divulga constantemente as ações do programa. Esse acompanhamento feito diretamente nas escolas fortalece o programa, pois assim as equipes das escolas e CMEI passam a se sentir pertencentes ao programa, promovendo inclusive avaliação e adequação, quando necessárias, de novas estratégias e refinamento das já existentes.
Uma ação fundamental que ocorre por meio do programa é a formação continuada dos profissionais da rede para que haja um entendimento dos pilares do programa, bem como para que, de fato, as aulas de campo sejam essa extensão do currículo praticado nas unidades escolares. Em 2017 foram ofertadas 64 vagas em cursos de formação e, em 2018, 650 vagas.
Cabe salientar que, em 14 meses de existência do programa, participaram de ações, profissionais e estudantes das 285 escolas regulares da rede municipal de ensino, das 3 escolas que atendem na modalidade da Educação Especial, de 51 escolas que atendem na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e de 196 Centros Municipais de Educação Infantil. Nesta direção, foram 31.011 participações de crianças e estudantes e 3.521 participações de profissionais da educação nas ações desenvolvidas por meio do programa Linhas do Conhecimento.
Também foram produzidos 16 guias de atividades e 23 vídeos para subsidiar as práticas pedagógicas dos professores. Esses materiais são disponibilizados no site: www.educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/linhas-do-conhecimento/8267.
Para participar das ações do programa, é necessário que haja intencionalidade pedagógica e articulação da proposta com o planejamento desenvolvido em sala. O professor que deseja participar com sua turma deve acessar o calendário das ações disponíveis na página do programa, verificar as propostas que podem contribuir com o trabalho pedagógico desenvolvido em sala, preencher e enviar o formulário on-line de inscrição.
Sobre os recursos materiais e financeiros, o governo municipal investiu em 2017, por meio de recursos próprios da Secretaria Municipal da Educação, R$240.500,00. Para 2018 a estimativa centra-se em R$557.085,00 (também por meio de recursos próprios).

Objetivos

Gerais:

• Promover o fortalecimento da consciência urbana, da sustentabilidade, da identidade cidadã por meio da pertença dos sujeitos aos espaços da cidade, envolvendo professores e estudantes em práticas de exploração e conhecimento de Curitiba, considerando três pilares fundamentais: conhecer, amar e cuidar da cidade.

Específicos:

• Refletir acerca da sustentabilidade e das características do ambiente local e global, promovendo a consciência urbana, visando sujeitos críticos e transformadores de seus contextos sociais, ampliando interlocuções sociais e experiências culturais;
• Disseminar a cultura empreendedora, estimular a criatividade, o pensamento crítico e o protagonismo juvenil tendo como temas transversais a cultura da cooperação, a cultura da inovação e a ecossustentabilidade.

Metas a atingir:

O programa Linhas do Conhecimento tem como meta contemplar 100% das unidades educacionais nas ações que promove (aulas de campo de rota e de entorno, atividades lúdicas, propostas culturais) nos diversos espaços da cidade, promovendo os princípios de conhecer, amar e cuidar de Curitiba em seus cidadãos.
Em 14 meses de existência do programa, participaram de ações, profissionais e estudantes de 100% das escolas regulares, 100% das escolas que atendem na modalidade da Educação Especial, 90% das escolas que atendem na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e 90% dos Centros Municipais de Educação Infantil.
A previsão é que, até o final deste ano (2018), 100% das unidades educacionais e modalidades educativas sejam contempladas.

Cronograma

Físico:

A proposta pedagógica do programa Linhas do Conhecimento não requer investimentos de ordem física, uma vez que as ações educativas são promovidas nos espaços já existentes na cidade de Curitiba, visando promover o fortalecimento da consciência urbana, da sustentabilidade, da identidade cidadã por meio da pertença dos sujeitos aos espaços da cidade, envolvendo professores e estudantes em práticas de exploração e conhecimento de Curitiba, considerando três pilares fundamentais: conhecer, amar e cuidar da cidade.

Financeiro:

Os investimentos de ordem financeira para o programa Linhas do Conhecimento centram-se nas despesas relativas ao serviço de transporte que é necessário para deslocar estudantes e professores aos espaços onde são realizadas as aulas de campo de rota (quando são distantes da unidade educacional).
As ações, mediações e orientações pedagógicas realizadas nestes espaços são feitas por profissionais parceiros e/ou por professores (servidores públicos) da Rede Municipal de Ensino, o que não acarreta aumento de custos aos cofres municipais uma vez que o pagamento destes profissionais já está previsto em folha de pagamento.
Sobre os recursos financeiros destinado ao serviço de transporte (deslocamento), temos: realizado em 2017: R$240.500,00. Previsto para 2018: R$557.085,00.

Orçamento:

Conforme especificado no item “financeiro”, os investimentos de ordem financeira para o programa Linhas do Conhecimento centram-se nas despesas relativas ao serviço de transporte que é necessário para deslocar estudantes e professores aos espaços onde são realizadas as aulas de campo de rota (quando são distantes da unidade educacional).
Sobre os recursos financeiros destinado ao serviço de transporte (deslocamento), temos: realizado em 2017: R$240.500,00. Previsto para 2018: R$557.085,00.
As ações, mediações e orientações pedagógicas realizadas nestes espaços são feitas por profissionais parceiros e/ou por professores (servidores públicos) da Rede Municipal de Ensino, o que não acarreta aumento de custos aos cofres municipais uma vez que o pagamento destes profissionais já está previsto em folha de pagamento.
São 56 profissionais da própria RME, atuando na equipe central e de maneira descentralizada nos dez Núcleos Regionais de Educação da cidade, responsáveis pela logística, questões administrativas, organização e acompanhamento pedagógico do programa. Além disso, contamos ainda com 120 profissionais das entidades parceiras (sem ônus aos cofres municipais).

Beneficiários Diretos:

Em 14 meses de existência do programa, participaram de ações, profissionais e estudantes de 100% das escolas regulares, 100% das escolas que atendem na modalidade da educação especial, 90% das escolas que atendem na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e 90% dos centros municipais de educação infantil.
Cabe ressaltar que na RME de Curitiba existem 185 escolas regulares sendo que 3, atuam na modalidade da Educação Especial e 53 escolas também atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e 210 Centros Municipais da Educação Infantil.
Também foram produzidos e disponibilizados 16 guias de atividades educativas sobre os espaços da cidade e 23 vídeos para subsidiar as práticas pedagógicas dos professores. A distribuição de tais materiais ocorre de diversas formas: redes sociais, páginas institucionais, grupos de WhatsApp, dentre outros.
Cabe salientar que além dos dados quantitativos, evidencia-se uma mudança de postura dos envolvidos em relação à percepção e ao cuidado com a cidade. Atitudes sustentáveis e de respeito ao meio ambiente têm se tornado cada vez mais perceptível nas unidades escolares e nas comunidades. Ou seja, a partir da participação em propostas desenvolvidas por meio do programa, surgiram novos projetos de educação empreendedora, ambiental, patrimonial e cultural nas escolas e bairros.
Ressalta-se também que vários espaços como bosques e praças vêm sendo revitalizados por meio de ações diretas de professores, estudantes e comunidades.

Beneficiários Indiretos:

As atividades que ocorrem por meio do programa Linhas do Conhecimento podem ser replicadas em diferentes tempos e espaços. Cabe ressaltar que as propostas desenvolvidas vão ao encontro do movimento das Cidades Educadoras, que reúne mais de 450 cidades em 40 países.
Contudo, o diferencial da proposta curitibana é, que a partir de metodologias ativas e inovadoras, há a articulação de diferentes atividades de educação empreendedora, patrimonial, cultural, esportiva e/ou ambiental voltadas especificamente para o nível e/ou modalidade de ensino a qual se destina.

Resultados:

No ano de 2017, participaram das ações propostas pelo Programa Linhas do Conhecimento 1.973 docentes e 17.385 estudantes. A meta estabelecida no Plano de Governo para o Programa Linhas do Conhecimento em 2017 foi cumprida e superada.
Desde 2017 até o período atual (julho de 2018), participaram de ações, profissionais e estudantes de 100% das escolas regulares, 100% das escolas que atendem na modalidade da Educação Especial, 90% das escolas que atendem na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e 90% dos Centros Municipais de Educação Infantil. Nesta direção, foram 31.011 participações de crianças e estudantes e 3.521 participações de profissionais da educação nas ações desenvolvidas por meio do programa Linhas do Conhecimento.
Cabe ressaltar que na RME de Curitiba existem 185 escolas regulares sendo que três atendem a modalidade da Educação Especial e 53 escolas também atendem a modalidade da Educação de Jovens e Adultos e 220 CMEI.
Nas atividades relacionadas à educação empreendedora, participam 4.293 estudantes de 31 escolas municipais que atendem em tempo integral.
Também foram produzidos 16 guias de atividades e 23 vídeos para subsidiar as práticas pedagógicas dos professores. Esses materiais são disponibilizados no site: www.educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/linhas-do-conhecimento/8267 e também por meio de redes sociais, páginas institucionais, grupos de WhatsApp, dentre outros.
Cabe salientar que além dos dados quantitativos, evidencia-se uma mudança de postura dos envolvidos em relação à percepção e ao cuidado com a cidade. Atitudes sustentáveis e de respeito ao meio ambiente têm se tornado cada vez mais perceptível nas unidades escolares e nas comunidades. Ou seja, a partir da participação em propostas desenvolvidas por meio do programa, surgiram novos projetos de educação empreendedora, ambiental, patrimonial e cultural nas escolas e bairros.
Ressalta-se também que vários espaços como bosques e praças vêm sendo revitalizados por meio de ações diretas de professores, estudantes e comunidades.

Anexos

Banco de Projetos