CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Contador de Histórias estimula a confiança e incentiva a prática da leitura entre as crianças por meio de um evento com a participação de pais e familiares

Desenvolver a oralidade, a imaginação e a criatividade entre as crianças é essencial para a formação humana, pois isso muda a percepção de realidade e abre oportunidades para novas experiências. Foi por meio da literatura que a Prefeitura de Cascavel, na região Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Contador de Histórias, que trabalha com os alunos da Rede Municipal de Ensino.

O evento é uma forma de estimular a criatividade das crianças e integrar os pais ao ambiente escolar

Em 2017, a prefeitura identificou duas necessidades: fomentar nos alunos o gosto pela prática de contar histórias, ensinando a utilizar vários recursos lúdicos; e trazer a comunidade para participar desse processo, envolvendo as famílias e as unidades escolares. Com esses dois pontos atendidos, o próximo passo foi organizar como funcionaria o projeto.

Os alunos são previamente selecionados nas escolas e, após esse processo, são definidas as histórias a serem contadas. São realizados ensaios, preparação de cenários e figurinos que serão utilizados durante o grande evento que é organizado pela gestão municipal. As escolas definem se as apresentações serão em grupos ou individuais.

Para que todos possam apresentar suas histórias, a Secretaria Municipal de Educação organiza um calendário com pelo menos cinco dias. Todo o evento é planejado e pensado visando tornar o aluno protagonista do projeto, inclusive com a apresentação do cerimonial sendo feita pelas crianças. As apresentações ocorrem sempre no período noturno, facilitando para que as famílias possam prestigiar e envolver-se ainda mais no processo escolar de seus filhos.

Para incentivar ainda mais, todos os participantes recebem um livro, uma medalha e um certificado em homenagem a sua participação. As escolas inscritas recebem uma placa pelo trabalho desenvolvido. Em três anos desde a sua criação, o Contador de Histórias já alcançou mais de 1.300 crianças.

Entre os principais benefícios do projeto estão o incentivo da prática da leitura pelas crianças, desenvolvimento da oratória e integração entre a família e o ambiente escolar, sem contar a criatividade e a confiança que são desenvolvidas nos alunos. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes do segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

30 DE ABRIL DE 2021

Cianorte oferece materiais de construção para famílias carentes

Projeto Minha Casa Melhor contribui para que munícipes de baixa renda que já tenham um...

23 DE ABRIL DE 2021

Cruzeiro do Oeste cria museu para expor fósseis de dinossauros e pterossauros

Projeto conta com uma coleção de mais de 600 peças excepcionalmente preservadas, entre...

9 DE ABRIL DE 2021

Projeto acaba com “lixões” em comunidades rurais de Altamira do Paraná

Coleta Seletiva Rural atingiu toda a área agrária, promovendo a conscientização dos...

2 DE ABRIL DE 2021

Campo Mourão incentiva a prática de esportes por meio de videoaulas

Campo Mourão + Ativa inseriu na rotina dos munícipes a prática de esportes e reduziu a...

26 DE MARçO DE 2021

Projeto incentiva práticas culturais para população de Apucarana

Escola de Artes Luzes da Ribalta leva formação cultural gratuita, ensinando danças...

19 DE MARçO DE 2021

Cafelândia dá crédito e facilita formalização de novos empreendedores

Espaço do Empreendedor Social oferece consultorias, processos de desburocratização e...