CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Escola de Artes Luzes da Ribalta leva formação cultural gratuita, ensinando danças clássicas e modernas, oficinas de teatro, além de diversos instrumentos musicais

Tendo em vista a relevância das artes na formação humana, o projeto Luzes da Ribalta é uma escola de artes criada para levar dança, teatro e música de forma gratuita à população de Apucarana, no Norte Central paranaense. Em cerca de três anos desde a sua criação, o projeto atende mais de 1.500 jovens e adultos.

Prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior, junto com a Secretária de Cultura, Maria Agar

A Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística identificou uma alta demanda por cursos e atividades culturais por parte dos moradores. Buscando solucionar essa questão de forma paliativa, a estrutura da prefeitura foi adaptada para atender a população e ampliar as aulas de dança e teatro que já funcionavam, mas em uma escala muito reduzida e com poucas vagas disponíveis.

O órgão buscou então novos espaços para aumentar tanto o número de áreas quanto o número de alunos. Com a ampliação dos projetos, foram ofertados cursos de danças clássicas, modernas, populares e urbanas a mais de mil alunos. O curso de teatro atende cerca de 170 alunos e as oficinas musicais criadas pela iniciativa chegam a 410 pessoas com aulas de violão, violino, violoncelo, bateria, saxofone, piano, flautas e canto.

Com a alta participação dos munícipes, a prefeitura está finalizando as obras da nova Escola de Artes, que terá capacidade para atender dois mil alunos em todas as modalidades culturais. A edificação terá um amplo espaço para os ensaios da Banda Municipal e preparo dos jovens artistas que comporão a Camerata Jovem de Cordas e a Orquestra Popular de Violão.

Além das aulas, todos os anos os alunos do projeto realizam grandes apresentações culturais que chegam a reunir cinco mil espectadores na cidade. Assim, o município incentiva a cultura por meio da educação e vice-versa. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento do país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

2 DE ABRIL DE 2021

Campo Mourão incentiva a prática de esportes por meio de videoaulas

Campo Mourão + Ativa inseriu na rotina dos munícipes a prática de esportes e reduziu a...

19 DE MARçO DE 2021

Cafelândia dá crédito e facilita formalização de novos empreendedores

Espaço do Empreendedor Social oferece consultorias, processos de desburocratização e...

12 DE MARçO DE 2021

Projeto constrói casas para população de baixa renda em São Miguel do Iguaçu

Morar Legal busca zerar o déficit habitacional de São Miguel do Iguaçu até 2023 com a...

5 DE MARçO DE 2021

Pérola melhora tratamento para pacientes com fibromialgia

Projeto de Pérola disponibiliza diversas atividades semanais para grupos de até dez...

19 DE FEVEREIRO DE 2021

Plataforma leva educação a distância para crianças de Guaíra

Com projeto inovador, Educárius EAD garantiu que os alunos continuassem os estudos por...

12 DE FEVEREIRO DE 2021

Capacitação de empreendedores fortalece economia de Ponta Grossa

Voe Aceleradora de Negócios fez com que empresários de Ponta Grossa, nos Campos Gerais,...