CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Espaço do Empreendedor Social oferece consultorias, processos de desburocratização e reúne em um único espaço serviços e atendimentos de diversos órgãos

Nos últimos anos, diversas crises levaram a um aumento significativo de trabalhadores informais no Brasil. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), esse cenário tem ficado cada vez mais comum, com milhões de desempregados e sem perspectivas de melhora. Um dos caminhos encontrados para sair desta situação é por meio do empreendedorismo.

Equipe que atua no Espaço do Empreendedor Social de Cafelândia

Foi pensando neste aspecto e buscando incentivar a formalização de novos empreendedores que o município de Cafelândia, no Oeste do Paraná, criou o Espaço do Empreendedor Social, que reúne diversos serviços em um único local com contadores, consultores e agentes financeiros, tudo de forma gratuita e à disposição dos novos empreendedores.

No local, eles contam com apoio técnico do Sebrae e também têm acesso a agentes financeiros do Banco do Empreendedor da Fomento Paraná, que disponibilizam linhas de créditos de até R$ 20 mil com melhores condições de pagamento. Além de desburocratizar e facilitar o processo de formalização dos empreendedores de Cafelândia, o projeto auxilia no dia a dia de quem já está formalizado, prestando consultorias e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas. São cursos, palestras e mentorias com foco em diferentes etapas de cada negócio.

Com o projeto funcionando desde 2017, a cidade já reduziu significativamente o índice de informalidade entre a população. Outro benefício foi a queda no número de casos de sonegação de impostos e a diminuição de falências de empresas, que passaram a ter melhor planejamento em todos os setores, como financeiro e marketing. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

2 DE ABRIL DE 2021

Campo Mourão incentiva a prática de esportes por meio de videoaulas

Campo Mourão + Ativa inseriu na rotina dos munícipes a prática de esportes e reduziu a...

26 DE MARçO DE 2021

Projeto incentiva práticas culturais para população de Apucarana

Escola de Artes Luzes da Ribalta leva formação cultural gratuita, ensinando danças...

12 DE MARçO DE 2021

Projeto constrói casas para população de baixa renda em São Miguel do Iguaçu

Morar Legal busca zerar o déficit habitacional de São Miguel do Iguaçu até 2023 com a...

5 DE MARçO DE 2021

Pérola melhora tratamento para pacientes com fibromialgia

Projeto de Pérola disponibiliza diversas atividades semanais para grupos de até dez...

19 DE FEVEREIRO DE 2021

Plataforma leva educação a distância para crianças de Guaíra

Com projeto inovador, Educárius EAD garantiu que os alunos continuassem os estudos por...

12 DE FEVEREIRO DE 2021

Capacitação de empreendedores fortalece economia de Ponta Grossa

Voe Aceleradora de Negócios fez com que empresários de Ponta Grossa, nos Campos Gerais,...