CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Projeto de Pérola disponibiliza diversas atividades semanais para grupos de até dez pacientes e acompanhamento farmacêutico para os doentes

A fibromialgia é uma das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) incluída nas Políticas de Prioridade do Ministério da Saúde/SUS. Ela é uma síndrome clínica que se manifesta principalmente por fortes dores em todo o corpo. Junto com a dor surgem sintomas como fadiga, sono não reparador, falta de memória e concentração, ansiedade e até mesmo depressão.

Prefeito de Pérola, Darlan Scalco, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo União e Parceria Vencendo a Fibromialgia

Em Pérola, município do Noroeste do Paraná, o número de diagnosticados com a doença cresceu consideravelmente nos últimos anos. Buscando oferecer um suporte cada vez melhor para esta população, melhorando a sua qualidade de vida, a prefeitura criou em 2016 o Grupo de Apoio Terapêutico aos Fibromiálgicos de Pérola, conhecido como União e Parceria Vencendo a Fibromialgia.

O projeto nasceu na Secretaria Municipal de Saúde com os próprios profissionais da Atenção Básica da cidade, com a intenção inicial de oferecer mais informações sobre a doença para os novos diagnosticados. Além disso, os pacientes passaram a contar com terapias integrativas e complementares ao tratamento, como exercícios de alongamento, auriculoterapia, técnicas de relaxamento, meditação e palestras.

Tudo é feito semanalmente em um espaço reservado com o suporte profissional de fisioterapeutas, psicólogos e farmacêuticos do município. Durante a pandemia, o grupo passou a se reunir on-line, dando continuidade ao projeto mesmo sem os encontros presenciais. A adesão na cidade foi tão grande que, em 2018, a Câmara de Vereadores de Pérola aprovou uma Lei Municipal (nº 2562/2018) que criou oficialmente o “Grupo de Apoio Terapêutico aos Fibromiálgicos de Pérola”.

Com as atividades, além de terem uma melhora significativa nas dores, os participantes também tiveram uma redução na medicação necessária para conter os sintomas da fibromialgia, gerando mais qualidade de vida e redução de custos para todos os envolvidos. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) em 2018 e 2019. Pela sua adaptação e melhoria no serviço, foi novamente Certificado em 2020.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

2 DE ABRIL DE 2021

Campo Mourão incentiva a prática de esportes por meio de videoaulas

Campo Mourão + Ativa inseriu na rotina dos munícipes a prática de esportes e reduziu a...

26 DE MARçO DE 2021

Projeto incentiva práticas culturais para população de Apucarana

Escola de Artes Luzes da Ribalta leva formação cultural gratuita, ensinando danças...

19 DE MARçO DE 2021

Cafelândia dá crédito e facilita formalização de novos empreendedores

Espaço do Empreendedor Social oferece consultorias, processos de desburocratização e...

12 DE MARçO DE 2021

Projeto constrói casas para população de baixa renda em São Miguel do Iguaçu

Morar Legal busca zerar o déficit habitacional de São Miguel do Iguaçu até 2023 com a...

19 DE FEVEREIRO DE 2021

Plataforma leva educação a distância para crianças de Guaíra

Com projeto inovador, Educárius EAD garantiu que os alunos continuassem os estudos por...

12 DE FEVEREIRO DE 2021

Capacitação de empreendedores fortalece economia de Ponta Grossa

Voe Aceleradora de Negócios fez com que empresários de Ponta Grossa, nos Campos Gerais,...