CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Urbanização do Terminal Turístico Alvorada de Itaipu está revitalizando o principal ponto de recreação da cidade, com a implantação de ciclovias e construção de píer

As Cataratas do Iguaçu é um dos pontos turísticos mais visitados do nosso país, atraindo turistas do mundo inteiro. Isso ajuda também as pequenas cidades do Oeste paranaense, com a movimentação de visitantes na região. Percebendo esse potencial, a Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu está revitalizando o Terminal Turístico da cidade, oferecendo uma área de lazer completa aos moradores e visitantes.

Prefeito de Santa Terezinha de Itaipu, Cláudio Eberhard, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Urbanização do Terminal Turístico Alvorada de Itaipu

O Terminal Turístico Alvorada de Itaipu é a principal área de lazer do município. Localizado a cerca de 14 quilômetros da sede da gestão municipal, o local chega a receber um público de 10 a 20 mil pessoas na temporada de verão, já que o clima quente e a praia de água doce são grandes atrativos para os turistas. A primeira parte do projeto de revitalização do espaço se deu por meio da implantação de uma ciclovia, que integrou o município no cicloturismo regional. A segunda foi a construção de um píer e rampa de acesso para embarcações, que coloca a cidade no cenário nacional da pesca esportiva amadora.

Para que a iniciativa pudesse ser implementada, a gestão municipal firmou uma parceria com a Itaipu Binacional para ajudar no financiamento do projeto. O Terminal Turístico contará com uma infraestrutura urbana completa: esgoto, drenagem, iluminação, arborização e paisagismo. Além disso, haverá a reforma e restauro do mirante, ponto de atendimento ao turista, iluminação pública eficiente, quiosques, praça de alimentação, estacionamento, entre outras melhorias.

O custo para a urbanização do Terminal Turístico é de cerca de R$ 8,4 milhões, com recursos da Itaipu e contrapartida do município. Entre os principais benefícios do projeto estão um local de lazer aos moradores de Santa Terezinha de Itaipu e região, o incentivo à prática de atividades físicas com as ciclovias e áreas de caminhada implantadas, e o turismo, já que a região recebe pessoas de várias nacionalidades, como paraguaios, argentinos, chineses e libaneses, movimentando a economia local. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

13 DE NOVEMBRO DE 2020

Moradores participam ativamente da gestão pública em Cascavel

Os voluntários do Território Cidadão - Cascavel Desenvolvimento Territorial repassam...

6 DE NOVEMBRO DE 2020

São Jorge do Ivaí combate pragas em plantações e aumenta renda dos produtores

Monitoramento de Doenças e Parasitismo em Percevejos nas Culturas Soja e Milho fez com...

30 DE OUTUBRO DE 2020

Araucária melhora educação com formação continuada para professores

Psicomotricidade e Afetividade: O Comprometimento Afetivo no Fazer Pedagógico –...

23 DE OUTUBRO DE 2020

Ponta Grossa acaba com problemas de enchentes e recupera meio ambiente

Planejamento Ecológico do Arroio Olarias fiscalizou moradias, promoveu a regularização...

16 DE OUTUBRO DE 2020

Guaíra investe em tecnologia da informação e amplia atendimento do SUS

Projeto Saúde Digital investiu em equipamentos novos de informática e atualização de...

9 DE OUTUBRO DE 2020

Santana do Itararé aumenta produção de leite e combate êxodo rural

Programa de Inseminação Artificial melhorou a genética do gado e aumentou a renda dos...