Mesmo com a pandemia, é o segundo maior número de iniciativas inscritas na premiação

As inscrições para a 8ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), encerraram na sexta-feira, 31 de julho, com apresentação de 172 projetos de 68 municípios do Estado. Mesmo durante a pandemia, o Comitê Técnico decidiu manter a premiação, que reconhece as boas práticas da gestão pública e é uma das mais importantes desse segmento no país.

A edição 2020 apresentou o segundo maior número de iniciativas inscritas em sua história, ficando atrás apenas da 7ª edição, em 2019, que teve recorde de 200 projetos inscritos de 79 cidades. “Foi um desafio que nós, desde o primeiro momento, decidimos enfrentar. Manter o prêmio foi uma forma de reconhecer que os municípios estão trabalhando, não só na saúde, mas também no meio ambiente, segurança, entre várias outras áreas”, afirma Laerzio Chiesorin Junior, coordenador-geral do Prêmio. A partir de agora os projetos passarão por uma pré-análise para verificar se serão homologados ou não.

Buscando manter a saúde e segurança dos avaliadores e inscritos nos projetos, o PGP-PR mudou a forma das avaliações, que poderão ser feitas por meio de videoconferência, contando com diversas formas para comprovação de execução das iniciativas, como vídeos, fotos, matérias de jornais e documentos. Os avaliadores entrarão em contato para agendarem a entrevista, informando também quais os itens obrigatórios de apresentação.

Com o tema do ano sobre “Empreendedorismo: Idealizar, Realizar e Transformar”, o PGP-PR busca iniciativas que inovam na gestão pública e que melhoram a qualidade de vida dos paranaenses, tornando o serviço público mais dinâmico e eficiente. Entretanto, projetos de várias áreas de governo podiam ser inscritos. “É um prêmio que reconhece iniciativas em diversas áreas, o que coloca os municípios menores em igualdade com as grandes cidades na hora de concorrer”, explica Laerzio. Nesta 8ª edição, as áreas com maior número de projetos foram a educação, com 17,82%, administração pública, com 14,94%, e gestão ambiental, com 12,07%.

O PGP-PR é realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) desde 2013 e conta com a participação especial da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), e conta com patrocínio da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR), Rádio UniFM, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), União de Vereadores do Paraná (Uvepar) e Zênite. A premiação é apoiada pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon/PR), Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), Receita Estadual, Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná e Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco/RS), com apoio técnico do Sebrae.

Relacionados