CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Projeto de Mobilidade e Estruturação Urbana vai diminuir o tempo de deslocamento entre as regiões, dar mais segurança para os moradores e incentivar a caminhada e o ciclismo

Facilitar o deslocamento dos moradores de um ponto ao outro ajuda no desenvolvimento econômico e social das cidades e, por consequência, melhora a qualidade de vida da população. Foi pensando nesses fatores que o município de União da Vitória, no Sudeste do Paraná, desenvolveu o projeto de Mobilidade e Estruturação Urbana, que liga o Centro da cidade ao distrito de São Cristóvão, onde residem metade dos munícipes.

Prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto de Mobilidade e Estruturação Urbana

Para fazer esse deslocamento, os 25 mil moradores de São Cristóvão tinham apenas uma ponte, de sentido único, o que provocava acidentes e congestionamentos. O distrito é o local de maior crescimento no município, definido no plano diretor, fator que influenciou na criação de um projeto para melhorar o tráfego da região. Por isso, a gestão municipal está construindo uma nova ponte, de dois sentidos. Haverá também locais para caminhada e ciclovia.

Além do novo trecho, que irá diminuir o tempo de deslocamento e oferecer mais segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres, foram feitas adequações em vias públicas e revitalização de avenidas, execução de serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização e serviços complementares. A nova ponte terá um trecho de 450 metros e irá atender uma reivindicação de mais de 30 anos.

Os recursos para o projeto são do município e também do governo estadual. Entre os principais benefícios estão a diminuição no tempo de deslocamento de um ponto ao outro da cidade, a melhoria na qualidade de vida dos moradores, o incentivo para práticas de caminhada e ciclismo, além de mais segurança. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

13 DE NOVEMBRO DE 2020

Moradores participam ativamente da gestão pública em Cascavel

Os voluntários do Território Cidadão - Cascavel Desenvolvimento Territorial repassam...

6 DE NOVEMBRO DE 2020

São Jorge do Ivaí combate pragas em plantações e aumenta renda dos produtores

Monitoramento de Doenças e Parasitismo em Percevejos nas Culturas Soja e Milho fez com...

30 DE OUTUBRO DE 2020

Araucária melhora educação com formação continuada para professores

Psicomotricidade e Afetividade: O Comprometimento Afetivo no Fazer Pedagógico –...

23 DE OUTUBRO DE 2020

Ponta Grossa acaba com problemas de enchentes e recupera meio ambiente

Planejamento Ecológico do Arroio Olarias fiscalizou moradias, promoveu a regularização...

16 DE OUTUBRO DE 2020

Guaíra investe em tecnologia da informação e amplia atendimento do SUS

Projeto Saúde Digital investiu em equipamentos novos de informática e atualização de...

9 DE OUTUBRO DE 2020

Santana do Itararé aumenta produção de leite e combate êxodo rural

Programa de Inseminação Artificial melhorou a genética do gado e aumentou a renda dos...