CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Sarcóphagus identificou mais de 2700 lotes abandonados ou em péssimas condições. Iniciativa também facilitou o acesso a informações sobre os falecidos da cidade

Há mais de 60 anos, a Prefeitura de Guaíra, na região Oeste do Paraná, estava com os registros de sepultamentos de seus cemitérios desatualizados, o que comprometia o planejamento do município. Outro problema era a venda ilegal de túmulos sem o conhecimento da gestão municipal. Foi para resolver esses problemas que a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação da cidade desenvolveu o projeto Sarcóphagus.

Prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Sarcóphagus

Antes, o município não tinha controle das informações sobre as sepulturas, qual o tempo de vida útil dos cemitérios, balanços mensais sobre o número de sepultamentos, entre outros. Para atualizar as informações, equipes fizeram a conferência in loco, além de contar com os livros de registro e também com informações de familiares dos falecidos. Os lotes também foram georreferenciados por meio de imagens áreas de drones, facilitando a tomada de decisões sobre a necessidade de ampliação dos espaços.

Para que o projeto fosse implementado, a Secretaria de Tecnologia da Informação desenvolveu, por meio de tecnologias de licença pública, o Sarcóphagus, que conseguiu identificar mais de 2.700 lotes abandonados ou em péssima conservação e que foram restaurados pela prefeitura. O projeto foi integrado ao GeoGuaíra, sistema de georreferenciamento do município, e não teve custos financeiros para ser desenvolvido.

Entre os benefícios da iniciativa estão mais transparência na administração dos cemitérios, proporcionando que setores, quadras e lotes fossem mapeados, além de garantir o fácil acesso às informações por parte da gestão pública e dos munícipes e aumento na vida útil dos cemitérios. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados