CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


Uma Cidade Integrada Pelo Esporte evita que adolescentes e jovens ingressem no mundo do crime e das drogas, reduzindo os índices de criminalidade em 15%

O sedentarismo é um dos fatores que dificulta o tratamento de doenças crônicas como diabetes, colesterol, além da própria obesidade. A Prefeitura de Ubiratã, no Centro Ocidental do Paraná, pensando em promover a integração entre os moradores e a prática de esportes, desenvolveu o projeto Uma Cidade Integrada Pelo Esporte, em que pessoas de todas as idades participam de competições esportivas, o que ajuda na melhoria da saúde dos munícipes.

Prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Uma Cidade Integrada pelo Esporte

O projeto foi estruturado para contemplar ferramentas e estratégias para melhorar a qualidade de vida da população, rendimento escolar e desenvolvimento cultural, além de promover a inclusão social por meio de práticas esportivas, evitando que os adolescentes e jovens ingressem no mundo do crime e das drogas. Houve redução de 15% nos índices de criminalidade, de acordo com dados da prefeitura. O município também trabalha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que incluem o combate à pobreza, assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar de todos.

A iniciativa é dividida em fases. A primeira é a de integração, em que todos os dias, em diferentes pontos da cidade, são realizadas práticas esportivas que envolvem os moradores. Depois, dois grandes eventos são realizados como forma de consolidar a prática de esportes na rotina dos moradores. No Mega Movimento do Esporte, a população pratica corrida de rua, vôlei de areia, ciclismo, entre outras modalidades. Já nos Jogos Abertos Municipais de Ubiratã, os moradores são divididos em times de acordo com a região em que residem, promovendo o espírito pertencedor. A iniciativa conta com orçamento de R$ 20 mil, com recursos próprios e de empresas patrocinadoras.

Para que o projeto desse certo, a prefeitura realizou o planejamento das ações, que envolviam a organização de recursos e materiais, a programação das atividades e a preparação das equipes de profissionais que auxiliam os moradores na prática esportiva. Entre os principais benefícios estão a prática de esportes de forma integradora em diversas modalidades e para todas as idades, promovendo inclusão social e interação da comunidade de Ubiratã. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados