Por meio de lives, órgão conscientiza a população sobre os altos índices de acidentes no trânsito

Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, as ações do Maio Amarelo estão sendo 100% digitais e focam nos profissionais envolvidos em atividades essenciais e que não podem parar durante a crise. Durante todo o mês, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), parceiro do Prêmio Gestor Público Paraná, está promovendo lives sobre assuntos relacionados aos cuidados no trânsito. O tema este ano é “Perceba o risco, proteja a vida” e a campanha é voltada, principalmente, para caminhoneiros, motoristas de aplicativo, taxistas, motociclistas e ciclistas entregadores, além dos profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros.

Já foram realizadas dez lives que trataram de temas como os impactos do uso de álcool e drogas no volante, contação de histórias para o público infantil, terceira idade e o trânsito, entre outros. Nesta quinta-feira, 28 de maio, será realizada uma palestra sobre ciclismo com o presidente do ConCiclo, a partir das 9 horas. Já no dia 29 de maio, a partir das 14 horas, ocorre o encerramento do Maio Amarelo Digital, com a participação de convidados.

O Maio Amarelo, criado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), surgiu com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os altos índices de acidentes no trânsito. Mais de trinta países promovem campanhas para estimular a participação da sociedade no debate sobre o trânsito. Neste ano, mesmo com a campanha sendo direcionada para os profissionais que estão na linha de frente de combate à doença, o cuidado e atenção no trânsito é uma responsabilidade de todos. Outras ações presenciais foram reprogramadas para setembro, devido ao cenário de pandemia.

Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a redução de acidentes é ainda mais importante durante a pandemia. “Os acidentes de trânsito possuem um grande impacto no sistema de saúde. Nesta época em que estamos enfrentando a pandemia do coronavírus, os serviços de saúde precisam estar mais livres para o atendimento da população. Precisamos focar em atitudes preventivas e conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade de todos com um trânsito seguro”, afirma o secretário.

As lives são realizadas no Facebook da Escola Pública de Trânsito e podem ser acessadas aqui.

Parceria com o PGP-PR

O Detran-PR é apoiador do Prêmio Gestor Público desde a 5ª edição, em 2017, e integra a comissão julgadora, ajudando na avaliação dos projetos inscritos em diversas áreas como educação, habitação, saúde, dentre outras.

Relacionados