CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


O projeto Carambeí Digital reduziu os custos da prefeitura com computadores e resolveu problemas de backups

Buscando promover a inclusão digital e melhorar a transparência de dados do município, a Prefeitura de Carambeí, nos Campos Gerais, desenvolveu o “Carambeí Digital”. A iniciativa foi criada para resolver os problemas envolvendo os computadores que abrigavam os servidores e que sofriam com a falta de backups, tendo como consequência a perda de documentos, o que gerava um retrabalho por parte dos funcionários municipais.

Prefeito de Carambeí, Osmar Blum, recebe em 2018 o troféu PGP-PR pelo projeto Carambeí Digital

Em 2015 o município começou a instalar torres para oferecer internet de graça aos moradores, que precisavam apenas comprar uma antena e estar com o IPTU em dia. Já para resolver os problemas com os computadores, a prefeitura contratou um serviço de armazenamento de dados na nuvem, reduzindo os custos de operação. Antes do Carambeí Digital, o setor de TI não tinha o controle de sua capacidade operacional, tendo dificuldades para saber quantos chamados atendia por dia. Agora, um sistema foi desenvolvido para controle das demandas.

Outro ponto que motivou a criação do projeto foi a dificuldade em centralizar as contas de telefonia dos órgãos públicos, sendo que cada um possuía um plano e valores diferentes. Para a realização da iniciativa, a prefeitura teve que investir em infraestrutura para oferecer internet aos moradores de baixa renda e também nos principais pontos da cidade, como as secretarias e praças. Torres foram instaladas e foi contratado um data center para armazenar os dados. Os custos do projeto são pagos com recursos do próprio município.

Entre os benefícios que a iniciativa trouxe estão o fornecimento de sistemas internos mais rápidos e seguros, a interligação da comunicação entre setores, a diminuição do custo de telefonia e internet, o gerenciamento de computadores, tanto no quesito de hardware como software, além de não necessitar investir em servidores locais, tendo os dados centralizados na nuvem. Os bons resultados garantiram ao Carambeí Digital o troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018 e uma Menção Honrosa em 2019, por continuar apresentando bons resultados.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados