CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


Cerca de 80% das pessoas beneficiadas pelo projeto de Combate da Dor Lombar Crônica no SUS apresentaram melhora após o tratamento

O município de Cruz Machado, no sudeste paranaense, criou o projeto “Pilates no Combate a Dor Lombar Crônica no SUS”, para reduzir a fila de espera por tratamento na clínica de fisioterapia da cidade, já que a demanda por esse tipo de atendimento era de cerca de 70% dos pacientes. Como a grande parte dos moradores é e trabalha na área rural, acabavam realizando muito esforço manual e, desta forma, lesionando a região lombar.

Prefeito de Cruz Machado, Euclides Pasa, recebendo o Certificado de Reconhecimento pelo Pilates no Combate a Dor Lombar Crônica no SUS

Atentos a essa demanda, a gestão do município criou o projeto em 2018, em que a espera por atendimento foi revertida em aulas de pilates para a população. As aulas têm duração de uma hora e ocorrem duas vezes por semana na Clínica Municipal de Fisioterapia. Os moradores contam com o auxílio da fisioterapeuta e de uma educadora física para fazer os movimentos corretamente. Já foram atendidas 300 pessoas da cidade, que conta com uma população de aproximadamente 20 mil habitantes.

Para que a iniciativa desse certo, a prefeitura investiu em materiais para a realização das aulas, adequou os espaços da clínica e capacitou uma fisioterapeuta para que pudesse oferecer as aulas para os moradores. Cerca de 80% das pessoas atendidas pelo projeto apresentaram melhora ao final das aulas. A medição é feita por meio de uma escala de dor, em que são perguntados aos pacientes, no início e ao final do tratamento, o quanto de dor elas sentem naquele momento.

Entre os benefícios que o projeto apresenta, além da redução de cerca de 90% na fila de espera para atendimento, estão a melhora do condicionamento físico e mental dos pacientes, a correção da postura, além do aumento da autoestima e alívio do estresse. Os bons resultados apresentados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados